Mortes em 2022 [Texto autoral]

Verdades de meu ser [Textos autorais]
4
Share

Em 2022 vários atores, atrizes e outras pessoas de destaque no mundo se despediram de nós. Nesta retrospectiva das mortes de 2022 falarei dos que partiram ligados à arte e mais alguns que deixaram marcas em sua passagem na Terra. Ninguém gosta de falar sobre mortes mas, como ela faz parte da vida, das minhas verdades, vou escrever este post com um certo pesar mas, certo de fazer um registro importante.

As pessoas que vou mencionar nesta retrospectiva, fizeram parte de minhas verdades por longo tempo. Escolhi as 26 mais importantes para mim. Algumas continuam fazendo, outras simplesmente as menciono aqui por terem sua importância na história da arte e, em particular, da sétima arte, o cinema.

Falarei sobre cada uma dessas pessoas em ordem cronológica de suas mortes (só em relação ao mês), discorrendo um pouco sobre a vida de cada uma delas, mencionando o que as tornaram importantes. Talvez deixe de mencionar alguma então, peço que deixe o registro nos comentários e, dependendo do caso, posso acrescentar à minha relação a seguir.

Mortes em 2022 – Primeiro Semestre

Vamos então a esta retrospectiva das mortes ocorridas em 2022 de atores, atrizes, cineastas, músicos ou pessoas famosas.

 

Janeiro 

 

Sidney Poitier

Sidney Poitier morreu aos 94 anos em 06 de janeiro. Foi o primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator em “Uma voz nas sombras” (1983). Seu papel mais importante foi em “Ao Mestre, com carinho” (1967). Ao longo de sua carreira trabalhou em cerca de 60 filmes. Foi um dos melhores atores do cinema norte-americano.

Mortes em 2022
Do filme Ao mestre, com carinho

Elza Soares

Elza Soares faleceu aos 91 anos em 20 de janeiro. Foi uma das maiores cantoras do Brasil. Em 1999 foi eleita a cantora brasileira do milênio pela Rádio BBC de Londres, portanto, foi uma grande perda para a música brasileira.

Thiago de Melo

Thiago de Mello faleceu em 14 de janeiro aos 95 anos. Tornou-se famoso por escrever o poema “Estatutos do Homem“, um dos mais belos poemas que já li. Há uma postagem em homenagem a ele aqui no blog cujo link se segue.

Thiago de Melo – O adeus de um notável poeta

Mortes em 2022
Thiago de Mello

Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho foi um ensaísta, polemista, influenciador digital e ideólogo brasileiro, que também atuou como jornalista e astrólogo. Filósofo autoproclamado, era considerado um representante do conservadorismo no Brasil, Faleceu aos 74 anos em 24 de janeiro. Eu li dele e tenho na minha estante “O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota”. Um exelente autor.

 

 

Fevereiro

Arnaldo Jabor

Arnaldo Jabor foi cineasta, roteirista, diretor e produtor de cinema e TV. Faleceu em 15 de fevereiro aos 81 anos. Seu primeiro long foi “Opinão pública” (1967). Tornou-se famoso nos anos 70 por seus filmes com cunho de crítica social. O mais famoso deles foi “Toda nudez será castigda” (1973), uma adaptação da obra homônima de Nelson Pereira dos Santos.

Monica Vitti

Monica Vitti morreu aos 90 anos, em 02 de fevereiro. Foi a grande musa de Antonioni. Na sua trilogia do silêncio brilhou como poucas atrizes na história do cinema. Em 1963 atuou num filme famoso de Hollywood – “Modesty Blaise“. Foi seu único filme naquela Academia de Cinema. Inclusive, há aqui no blog uma postagem sobre este filme. Clique no título para vê-la. Em sua filmografia tem quase 60 filmes. Uma perda muito lamentável, embora seu último filme tenha sido em 1992. Já estava, portanto, fora das telas há 20 anos.

Mortes em 2022

 

Março

William Hurt

William Hurt faleceu aos 71 anos, em 13 de março. Ele ganhou um Oscar pelo filme “O beijo da mulher aranha“.

 

Abril 

Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles foi uma grande escritora, que faleceu aos 103 anos em  de abril. Muita gente gostava dela. Eu, não. Chegou a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

 

Maio

Milton Gonçalves

Milton Gonçalves foi um ator brasileiro que teve grande participação na TV. No início de sua carreira, viveu o inspetor Carlos, em um dos episódios do famoso “Vigilante Rodoviário“, ídolo das crianças e adolescentes. No cinema fez papéis em muitos filmes famosos tais como “Macunaíma“, “Toda donzela tem um pai que é uma fera“, “O homem nu”, entre outros. Faleceu aos 88 anos no dia 30 de maio.

Vangelis

Vangelis falece aos 79 anos no dia 19. Ele foi o vencedor do Oscar de Melhor Trilha sonora para o filme “Carruagens de Fogo” (1981). Seu maior destaque, penso eu, foi em 1994, quando compõs a trilha sonora do filme “Blade Runner“.

 

Junho

 

Jean Louis Trintiganant

Em 1956 fez par com Brigitte Bardot no famosíssimo filme “E Deus criou a mulher” de Roger Vadim. Este é um dos poucos filmes que o Blog Verdades de um Ser disponibilizou para os visitantes verem online que não foram excluídos. Posteriormente, notabilizou-se em outro famosíssimo filme dos anos 60 – “Um homem… Uma Mulher” de Claude Lelouch.  Inclusive, este filme encontra-se ainda disponível para os visitantes assistirem a ele gratuitamente. (Clique no link para ver)

Recebeu o Urso de Prata de Melhor Ator no Festival de Cinema de Berlim em 1968, por seu desempenho no filme “O homem que mente” no qual participou junto com Anouk Aimée. Também foi agraciado com o prêmio de Melhor interpretação masculina no Festival de Cannes de 1969, por seu desempenho no filme Z de Costa Gravas. Ao longo da carreira ele alcançou a incrível marca de 136 filmes nos quais participou, segundo filmografia disponibilizada pela Wikipédia.  Aos 91 anos, faleceu no dia 17 de junho.

Mortes em 2022
Filme Um homem… Uma Mulher

Mortes em 2022 – Segundo Semestre

Julho

André Valença Lima

André Valença Lima, meu irmão, faleceu no dia 30 de julho com 65 anos. Além de irmão, era meu afilhado. Dos sete irmãos que tinha, ele era, sem dúvida, o meu predileto. Era uma pesoa admirável. Muito altruísta, espírita, pai de dumas meninas e dois meninos, um deles, adotivo. Era funcionário dos Correios. Fez o curso de Administração Postal em Brasília, casando-se com uma colega de curso japonesa, Leonice Ikeda, com quem teve uma vida exemplar. Sem nem hesitar, afirmo que foi, das mortes em 2022, não só a morte que mais lamentei em 2022, como a que me causou maior perda.

Agosto

Jô Soares

Jô Soares foi um apresentador, cineasta, escritor, diretor, ator, dramaturgo, músico, artista plástico e humorista que faleceu aos 84 anos em 05 de agosto. Este foi um cuja morte causou um enorme prejuízo para a arte nacional brasileira. Criou e participou de vários programas humorísticos e, de suas criações, uma das mais famosas e recentes foi o programa “Onze e meia” onde ele entrevistou dezenas ou centenas de pessoas de todos os tipos. No cinema ele teve duas criações – “O Xangô de Baker Street” (2001) e “O pai do povo” (1976). Neste último foi ao mesmo tempo, o autor, produtor e diretor. Na literatura ele publicou dez livros, sendo os dois últimos os volumes 1 e 2 de “O livro do Jô – uma autobiografia desautorizada” em 2017 e 2018 respectivamente. Além destes, destacam-se “O Xangô de Baker Street” (1995), que deu origem ao filme já citado, “As esganadas” (2011) e “Assassinatos na Academia Brasileira de Letras” (2005). Todos que já li e estou aguardando oportunidade para publicar aqui as resenhas. Todos muito bons, especialmente o de 2011.

Olivia Newton John

Faleceu aos 73 anos no dia 08 de agosto com 73 anos. Fez par com John Travolta no filme “Greese – nos tempos da brilhantina” e fez par com ninguém menos que Gene Kelly em “Xandau“. (1980).

 

Mikhail Gorbacheva

Mikail Gorbacheva morreu com 91 anos em 30 de agosto. Não senti falta alguma por sua morte, mas sei que para o mundo houve alguma perda. Foi um do homens mais importantes do mundo durante o tempo que governou a Rússia, um dos países mais poderosos do mundo.

Setembro

Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II, rainha da Inglaterra durante 70 anos, foi uma das figuras mais proeminentes da História. Faleceu em 8 de setembro aos 96 anos. Foi uma comoção mundial. Sua simpatia era notória. Era uma pessoa muito querida mundialmente.

Irène Papas

Irène Papas faleceu no dia 14 aos 93 anos, Ela teve um grande destaque no famosíssimo filme “Zorba, o grego“(1964) e “Os Canhões de Navarone” (1961).

 

Jean-Luc Godard

Jean-Luc Godard foi um grande diretor francês. Primeiramente, foi considerado um dos responsáveis pelo movimento denominado de Nouvelle Vague. Seus filmes mais famosos são da década de 60. Entre eles, pode-se citar “Uma mulher é uma mulher” (1961), “O Desprezo” (1963), “O demônio das onze horas” (1965), “Masculino, feminino” (1966) e “A chinesa” (1966) foram os mais importantes.

 

Outubro

Angela Lansbury

Anglea Lansbury morreu aos 96 anos em 11 de outubro. Em seu filme de estréia, com menos de 20 anos, já recebeu uma nomeação para o Oscar de Melhor atriz coadjuvante no filme “À meia-luz” (1944). Teve uma carreira com uma extensa filmografia de aproximadamente 60 filmes.

Éder Jofre

Éder Jofre foi um pugilista brasileiro notável, apelidado como Galo de Ouro, titulo concedido pelo escritor Benedito Ruy Barbosa. Participou de 81 lutas, das quais venceu 75, sendo 52 por nocaute, 4 empates e apenas 2 derrotas. Faleceu aos 86 anos no dia 02 de outubro. Foi tricampeão mundial de boxe. Lutou em duas categorias – Peso-Pena e Peso-Galo. Desde 1992 ele figura no Hall da Fama do Boxe Internacional, reconhecido como um dos melhohres boxeadores do mudno em sua categoria.

Robbie Coltrane

Robbie Goltrane que viveu Hagrid nos filmes de Harry Potter, faleceu aos 72 anos em 14 de outubro. Ele trabalhou em muitos outros filmes mas, destaco dois filmes de 007 vivendo o mesmo papel – Valentin Zukovsky. Os filmes foram “007 contra Goldeneye” (1995) e “007 – O Mundo não é o bastante“.

 

Novembro

Gal Costa

Gal Costa foi a musa do Troplicalismo e faleceu aos 77 anos no dia 09 de novembro. Tinha uma voz bonita e fez grande sucesso. A revista Time a elegeu como uma das 10 maiores cantoras do mundo. Fez grande sucesso nas décadas de 60 e 70 do século passado.

Erasmo Carlos

Erasmo Carlos, o famoso Tremendão, parceiro de Roberto Carlos e um dos ídolos da Jovem Guarda. Autor de inúmeras músicas inesquecíveis tais como “Gatinha Manhosa” e “Festa de Aroomba“. Foi uma perda muito sentida pelos fãs. Morreu em 22 de novembro aos 81 anos.

Rolando Boldrin

Rolando Boldrin morreu em 09 de novembro aos 86 anos. Ele foi um apresentador, ator, cantor, escritor e compositor brasileiro. Apresentava um programa musical  aos domingos que eu sempre via. Era um grande divulgador da música sertaneja. Não essa coisa chamada falsamente de “música sertaneja” dessas duplas de cantadores execráveis. Seus “causos” eram famosos  e tinha uma plateia fiel que o acompanhava.

 

Dezembro

 

 

Pelé

Pelé foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Foi tricampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1970 no México. Morreu em 29 de dezembro aos 92 anos. Foi denominado “O Rei do Futebol”. Ao longo de toda sua vida defendeu as cores do Santos – SP, embora em sua juventude tenha jogado pelo Bauru – SP. No final da carreira transferiu-se para o Cosmos de Nova Iorque, Estados Unidos.

 * * * * * * *

Das mortes em 2022 ocorridas no segundo semestre, a que mais lamentei foi a da Rainha Elizabeth. Por tudo que ela representou na história  do mundo.

De todas as mortes ocorridas em 2022 a que mais lamentei foi a de Olavo de Carvalho. Um autor extraordinário, com uma inteligência invejável e uma história ainda inacabada.

* * * * * * *

FONTE

Wikipédia – Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Louis_Trintignant e consultado em 14 de janeiro de 2023.

 

 

Share

Bom dia. Li e relembrei de uns passamentos e outros eu nem sabia, mas sabemos que a finitude é inexorável e mesmo assim, ficamos chocados e sentidos com alguns perosnagens que se vão. Saudações pela página. Abraços

4 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Mais recentes Nuances Expandidos compostos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
MAIS RECENTES NUANCES EXPANDIDOS COMPOSTOS
Share

Mais Recentes Nuances Expandidos compostos Estou reunindo nesta postagem os mais recentes Nuances Expandidos compostos por mim. Foram eles: A Flor de Deus – Nuance Expandido AVL 23 Nossa vida ergue altares – Nuance Expandido AVL 24 Como compor um Nuance Expandido – AVL 25 Em honra a Santa Teresinha …

Share
Sétima arte inserida num negativo
Minhas verdades através dos filmes
A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO
Share

A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO O que pode conter um negativo? Estaria a Sétima Arte contida num simples negativo? A Sétima Arte, é como é conhecido o cinema, inserida num negativo é a minha tese neste artigo que ora inicio. Segundo a Wilipédia2 quem utilizou em 1912 a expressão …

Share
Orgulho por ser Professor
Verdades de meu ser [Textos autorais]
Homenagem aos Professores
Share

ORGULHO POR SER PROFESSOR (PoeDez Expandido AVL 05) (Homenagem aos Professores no seu dia – 15 de outubro) Os professores merecem uma homenagem que a faço duplamente. Uma homenagem aos professores pelo seu dia com o poema abaixo, mas não fica só nesta homenagem. Faço também uma homenagem aos professores …

Share