Lista de 30 filmes imperdíveis

Filmes imperdíveis
Minhas verdades através dos filmes
Share

A LISTA

Outro dia deparei-me com uma lista de 30 filmes imperdíveis. Salvo engano foi no Filmow, mas não tenho ceretza. Bem, fiquei curioso e fui consultar a tal lista. Dos 30 filmes da relação, 18 eu já tinha visto. Mas, dos que eu vi, só uns 3 ou 4, no máximo, eu colocasse numa lista deste tipo. Mas vamos analisar a lista.

Primeiro, vou enumerar a lista dos filmes que vi. Logo em seguida, enumerarei os filmes restantes da tal lista.

 

Os que eu vi

1. De volta para o futuro (1985)

Um filme de ficção, hoje um clássico, mas sem nada de especial. Um bom filme, mas nunca o incluiria numa lista de apenas 30 filmes imperdíveis.

2. A vida é bela (1997)

Esse, é um dos poucos que incluiria numa lista assim. É um filme belíssimo de Roberto Benigni, em que ele é também o ator principal e roteirista do longa. Uma obra-prima.

A vida é bela - Filmes imperdíveis

3. Mensagem para você (1998)

Um filme romântico muito bonito, mas comum. Nada de especial para ser incluído numa lista deste tipo.

4. O segredo de Brokeback Mountain (2005)

Um filme bonito, até profundo, mas totalmente sem atrativos para figurar numa relação como esta. Simplesmente a história de dois homens que se descobrem homossexuais. Pura baboseira.

5. Casablanca (1942)

Esse é outro dos que eu incluiria sem pestanejar nesta lista. Além de ser um clássico do cinema, é um filme cheio de ícones e de história, com uma cena icónica do hino da França, a Marseillaise, cantada numa taverna cheia de alemães na Segunda Grande Guerra.

Casa Blanca - Filme imperdível

6. Titanic (1997)

Filme totalmente apático, que não tem absolutamente nada que o engrandeça ao ponto de figurar numa lista dos melhores filmes da história do cinema.

7. A noviça rebelde (1995)

Este seria outro que eu talvez incluísse numa lista destas, mas ficaria hesitante. Não é um filme tão extraordinário assim. É um filme que marcou época, não há a menor dúvida. Além de ser de um gênero não muito comum, o musical.  Tem um lindo enredo, desempenhos primorosos, especialmente o de Julie Andrews, mas não chega a ter a qualificação de tanta expressão assim.

8. A lista de Schindler (1994)

É um filme muito bom, com um desempenho magnífico de Liam Neeson, mas também não é um filme de fechar o comércio.

9. Forrest Gump (1994)

Esse, sem dúvida, merece figurar nesta lista. É um dos melhores filmes a que assisti em minha vida. Uma participação brilhante de Tom Hanks, e um roteiro magnífico e muito bem explorado pelo diretor, Robert Zemeckis.

Forreta Gump - Filme imperdível

10. O poderoso chefão (1992)

Esse é outro que figuraria sem dúvida alguma numa lista como esta. É um clássico em que Marlon Brando dá um verdadeiro show de interpretação.

O Poderoso Chefão - Filmes imperdíveis
11. Pulp fiction (1994)

Esse também merece ser um dos participantes desta lista. Um dos filmes de Tarantino que foi muito festejado pela crítica mundial.

Pulp Fiction - Filmes imperdíveis
12. Ela (2013)

Este é um filme denso e cheio de simbolismos mas não chega a ter qualidades para figurar nesta lista.

13. Cidade de Deus (2002)

Esse eu jamais incluiria nesta lista. Primeiro que é um filme inexpressivo. Sem valor algum artístico ou histórico. Um filme que só faz enaltecer bandidos. Péssimo!

14. Diário de uma paixão (2004)

Um filme de rara beleza que enaltece o amor.  Baseado no romance homônimo de Nicholas Sparks, trata da história de um amor de muitos anos que não teve continuidade a dois por divergências de valores familiares. Mas não é um filme para ser incluído numa lista como esta.

15. A primeira noite de um homem (1997)

Um filme marcante, que tem grande valor histórico. Com uma trilha sonora belíssima com duas músicas que até hoje ainda são lembradas (The sound of silence e Mrs. Robinson)

16. Sociedade dos poetas mortos (1989)

Um filme dos anos 80 do século passado que se destacou na cinematografia mundial primeiro pela interpretação magistral de Robin Williams, e depois, pelo tema abordado. É um professor que participa com seus alunos de uma tradicional escola inglesa e termina influenciando-os a recriarem a Sociedade dos Poetas Mortos da qual foi um dos participantes.

Sociedade dos Poetas Mortos - Filmes imperdíveis

17. Moonlight: sob a luz do luar (2016)

Um filme bonito, cheio de lirismo mas nada de especial para ser um dos participantes desta lista.

18. Um príncipe em Nova York (1988)

Filme bem interessante mas apenas um filme bobo de uma das histórias de Eddie Murphy. Nada de especial para receber tanto destaque.

Os que eu não vi

1.The Rocky Horror Picture Show (1975)
2. Amor à flor da pele (2000)
3. Meninas malvadas (2004)
4. Me chame pelo seu nome (2017)
5. Corra! (2017)
6. O Show de Truman (1998)
7. Edward Mãos de Tesoura (1990)
8. Parasita (2019)
9. Faça a Coisa Certa (1989)
10. Antes do Amanhecer (1995)
11. ‘Monty Python em Busca do Cálice Sagrado’ (1975)
12. A separação (2011)

Destes todos, não acredito que nenhum seja digno de figurar numa lista como esta. De todos, só os dois últimos tenho alguma vontade ou intenção de assistir a eles. Nenhum dos outros me atrai a atenção.

Resumindo, da lista dos tais 30 filmes imperdíveis, só cinco merecem figurar nela. Talvez, com boa vontade, uns 6 ou 7. Os demais, não passam de filmes comuns, sem expressão, sem destaque.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share