Dia da Poesia
Dia Nacional da Poesia
Hoje é comemora-se no Brasil o Dia da Poesia. É engraçado porque daqui a mais 7 dias, comemorar-se-á novamente o Dia da Poesia. Este último, Dia Mundial. O primeiro, Dia Nacional. E mais engraçado ainda, é que em out ubro, se comemorará novamenteo Dia Nacional da Poesia.
Por que tntas datas para se comemorar quase a mesma coisa? Bem,, não acho ruim pois, para mim, todos os dias deveriam ser o Dia da Poesia. Então só 3 datas não é demias. Mas a razão disso tudo é que o Dia da Poesia, foi sempre se comemorou no dia 14 de março, data que marca o nascimento de um dos maiores poetas que o Brasil conheceu. Era denominado O Poeta dos Escravos. Durante muitos anos isso permaneceu. Mas não era oficial. Houve um projeto de lei para institucionalizar esta data, mas terminou por se engavetar e nunca se votou o projeto.
Por que mudou a data de comemoração?
No governo da Jamanta, a Dilmanta, se fez uma proposição na Câmara dos Deputados e se aprovou para instituir oficialmente o Dia da Poesia no Brasi. Só que quiseram inovar. E substituíram a data de 14 de março, que há muitos anos (desde a década de 70) já vinha sendo comemorado o Dia da Poesia no Brasil, pelo dia 31 de outubro.
Isso mostra o quanto os nossos Deputados respeitam o povo. Uma data que já era consagrada pelo povo, foi simplesmente ursurpada para homenagearem Carlos Drummond de Andrade. Não que este não merecesse também uma homenagem. Mas vamos e venhamos. Comparar Drummond com Castro Alves, é como comparar um gavião com uma andorinha. Foram quase 50 anos de história que se jogou no lixo.
Bem, mas o fato é que assim ficou. Oficialmente, o Dia da Poesia agora é 31 de outubro. Mas para o povo, ele continua a ser celebrado no dia 14 de março.
Dia Mundial da Poesia
Alie-se a toda essa polêmica, uma outra data, que não tem nenhuma relação com o Brasil. O dia 21 de março. Que também é Dia da Poesia. Só que neste caso, é Dia Mundial da Poesia. É comemorada essa data em todo o planeta. Estranhamente, ninguém sabe o motivo de terem escolhido esta data. Ou pelo menos, em tudo que pesquisei até hoje, nunca descobri.
Sabe-se apenas que foi a partir de 1999, durante a trigésima Conferência Geral da Unesco em que se instituiu esta data para o Dia Mundial da Poesia, e anualmente, se destaca um poeta para enaltecer esta data. Em 2015 a diretoria da Unesco escolheu o poeta escocês John Burnside. No ano seguinte foi a vez do poeta inglês William Shakespeare. Em 2017, o poeta escolhido foi o norte-americano Henry Wadsworth Longfellow. Em 2018 foi a vez de outro norte-americano, Langston Hughes e em 2020 foi um canadense – Wayne Keon.
Parece, não tenho certeza, que em algum ano que não consegui descobrir, o poeta Drummond foi citado junto com outros quatro nas homenagens do Dia Mundial da Poesia. Mas o fato é que comemoramos em 3 datas diferentes o Dia da Poesia.
Uma quarta data dedicada à Poesia
Mas por incrível que pareça, não para por aí. Ainda há uma quarta data ligada à Poesia. É o dia 20 de outubro. Comemora-se o Dia do Poeta. Razão disso tudo, é que em 20 de outubro de 1976, teve início um movimento poético na casa do poeta Paulo Menotti Del Picchia. Esse movimento se chamou Movimento Poético Nacional, e eu já escrevi sobre ele neste blog. Consulte o link a seguir. Dia do Poeta.
Acima, uma trova que compus hoje para celebrar esta data.
E viva a poesia!!
Nenhum comentário