Origem do Dia do Poeta Brasileiro

Notícias ou dicas
4
Share

Paulo Menotti Del Picchia

Menotti Del Picchia foi um escritor, poeta jornalista, tabelião, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta paulista. Ele nasceu no século XIX, e faleceu quase no final do século XX aos 96 anos. Nasceu em março de 1892 e morreu em agosto de 1988, às vésperas da promulgação de nossa atual Constituição. Portanto, não chegou a ver a promulgação o que foi lamentável, já que ele fora um dos membros constituintes da Constituição do Estado de São Paulo de 1947.

Menotti Del Picchia

Ele era conservador, tendo exercido diversos cargos na República Velha. Foi um dos articuladores da Semana de Arte Moderna de 1922. Fazia parte do Grupo dos Cinco, junto com Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfatti. Foi ele quem fez o discurso de abertura da segunda noite da Semana de 1922, a mais importante. Nela, ele leu um manifesto em que negava a participação do grupo ao futurismo de Marinetti. Apesar disso, defendia  a liberdade de criação, bem como a  integração da poesia com os tempos modernos e necessidade de uma arte genuinamente brasileira.

Era um patriota devotado, conforme se depreende de um de seus mais importantes livros – “República dos Estados Unidos do Brasil” (1928). Este livro, como se verifica, teve sua publicação poucos anos após a Semana de Arte Moderna.

Fundação do Movimento Poético Nacional

Foi dele que partiu a ideia da criação de um Movimento poético em 1976, que denominou Movimento Poético Nacional, do qual se originou a comemoração do Dia do Poeta. Sua celebração acontece hoje, dia 20 de outubro, em todo o Brasil. Juntamente com Silva Barreto, que era também advogado e poeta, e mais onze poetas e poetisas, eles fundaram este Movimento Poético na casa de Del Picchia na Rua do Bogaris, 183 – Mirandópolis, São Paulo, capital, que hoje é a sede oficial deste Movimento.

Esta data não é oficial, ou  seja, não há nenhuma lei nem municipal, nem estadual, nem brasileira, instituindo-a. É uma comemoração extra-oficial.

Casa de Del Picchia

Menotti Del Picchia pretendia, segundo nos informa Andréa Alves3 unir poetas e músicos da época e divulgar suas obras poéticas e musicais dos anos 70 do século XX. Esta entidade, é regida por um Estatuto e registrada em Cartório e na Receita Federal. Uma grata surpresa que tive foi descobrir que a poetisa Lóla Prata, atual Presidente Estadual da União Brasileira de Trovadores (UBT) é uma das sócias deste Movimento.

Após uma postagem do poeta Artur Laizo, fiquei na dúvida e curioso para saber qual a finalidade deste movimento. Um movimento seja ele qual for, sempre tem uma finalidade. E qual a razão de se escolher justamente este movimento para associar a data de sua criação ao Dia dedicado ao poeta brasileiro? Esta razão, eu ainda não descobri. Mas se você souber, me informe por favor nos comentários, para que eu conclua esta postagem.

Casa de Menotti

Desde já, agradeço.

 

Curiosidades sobre Dias dedicados à Poesia

Por incrível que pareça, além do dia 20 de outubro, que é dedicado ao Poeta Brasileiro, ainda há algumas outras datas em que a Poesia é celebrada. No mesmo mês, em 31 de outubro, celebra-se o Dia Nacional da Poesia. No dia 20 dedica-se o dia ao Poeta. Onze dias depois, dedica-se o dia à Poesia. Esta data é oficial, ao contrário da primeira. Foi instituída através da Lei nº 13.131 de 03 de janeiro de 2015. A data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento de Carlos Drummond de Andrade.

Também é celebrada em 14 de março, o Dia da Poesia em homenagem ao nascimento do poeta Castro Alves.

Mas não para por aí. Em 21 de março, é celebrado oficialmente, o Dia Mundial da Poesia. Esta data foi instituída pela UNESCO em 16 de novembro de 1999.

Fontes:

Wikipédia1 – Menotti Del Picchia

Wikipédia2Partido Republicano Paulista

3 – Artigo de Andréa Alves no site do Jornal Cruzeiro do Sul

4. Projeto Poético Nacional

 

Share

Alberto, que coincidência de Menotti com a minha, a mesma profissão de Tabelião. A razão é ter saudar o poeta com reverência. Em continuação ao Movimento poético nacional, lançamos com a criação da ABLAM o Movimento de Literatura minimalista

Alberto, que coincidência de Menotti com a minha, a mesma profissão de Tabelião. A razão é ter saudar o poeta com reverência. Em continuação ao Movimento poético nacional, lançamos com a criação da ABLAM o Movimento de Literatura minimalista

4 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estava oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. Agora que foi lançada a segunda edição deste livro revista …

Share