Noite na Encruzilhada – Jean Renoir [Filme online]

Filme online
Share

Jean Renoir – Direção

Jean Renoir foi filho do famosíssimo pintor Pierre-Auguste Renoir. Foi um cineasta francês, incompreendido e pouco reconhecido em sua época. Hoje é tido como um dos expoentes do cinema francês. Segundo Orson Welles, “seus filmes estão hoje entre as obras máximas da arte cinematográfica1“. Os enredos de suas obras, são quase sempre, de cunho político e de crítica à opressão e as condições precárias de vida do povo e, principalmente, dos operários. Neste longa, ao contrário, ele aborda um tema policial de mistério e suspense. Seu irmão, Pierre Renoir, é o detetive Maigret, criação do famoso escritor francês Simenon.

Jean Renoir

Minha opinião sobre esta obra de Jean Renoir

Temos aqui um longa policial bem arquitetado e com uma direção segura e inteligente de Renoir, com interpretações primorosas de Pierre Renoir e Jean Gehret. É um ótimo filme e uma boa diversão.

Se puder, faça uma doação de qualquer valor para ajudar o blog. Os dados para o PIX estão abaixo. Agradecemos.

Sinopse

A encruzilhada referida no título é conhecida por Encruzilhada das Três Viúvas, um perímetro que abriga três casas adjacentes: uma oficina de carros, uma casa de pedra no melhor estilo casa de campo e outra casa, a duzentos metros da última, de muro alto, telhado de ardósia e várias árvores ornamentais. É nesse “Triângulo das Bermudas” que transcorre praticamente toda a investigação policial.

Filme de Jean Renoir

A personalidade de Maigret foi sendo moldada com o tempo, certamente pelos 75 romances policiais criados por Simenon. Neste filme suas falas breves, seu jeito lacônico e desconfiado e seus silêncios pensativos já despontam. Simenon trabalhou continuamente na concepção de Maigret, sempre descrevendo cenários com muita sensibilidade. Uma de suas especialidades era mesmo as ricas descrições de Paris e dos cenários bucólicos frequentados pelo comissário, fotografias praticamente líricas de uma época.

Filme de Jean Renoir

Esse filme foi feito na França em 1932, com direção de Jean Renoir e Pierre Renoir, ambos filhos do pintor impressionista. Pierre viveu o comissário Maigret. Na TV, um dos intérpretes foi Jean Richard, na também francesa “Les Enquètes du commissaire Maigret” (1967- 1990). No youtube há episódios completos do programa, porém em francês e sem tradução.

Dados técnicos do Filme

Título – A Noite da Encruzilhada
Título original – La nuit du carrefour
Direção – Jean Renoir
Ano de lançamento – 1932
Duração do filme –  1 hora e 11 minutos

Elenco e personagens

Georges Térof ………. Lucas
Jean Gehret ………….. Emile Michonnet
Michel Duran ……….. Jojo
Pierre Renoir …………. Inspetor Maigret
Winna Winifried ……. Else Andersen

 

 

 

 

 

FONTE

Site Almes avançados disponível em https://avancados.info/almes/watch_video.php?v=3H6X2KUWK8NY –

1 – Wikikpédia – Jean Renoir – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share