Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Rafael Caputo
Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019.
No mesmo ano ele escreveu Carne Fraca mas, nem o anterior nem este tiveram sua publicação imediata. O primeiro livro que ele publicou foi “Minha mãe foi tatuada errada“, uma auto publicação em 2019.
Um microconto por dia
Escrever um microconto por dia durante um ano é um desafio bem ousado. Já fiz isso com Trovas. Decidi logo que ingressei na UBT – União Brasileira de Trovadores, em 2019, escrever uma Trova a cada dia ao longo de um ano. E cumpri rigorosamente o meu propósito. Foram 365 trovas postadas no Recanto das Letras, uma a cada dia desde o dia 13 de julho de 2020. Entretanto, para facilitar a contagem, resolvi suspender até o dia 1º de agosto. A partir do dia 2 recomecei. Ficou então como se eu tivesse iniciado no dia 01 de agosto ao invés de 13 de julho. Daí em diante, diariamente, foi publicada uma nova trova no Recanto das Letras. Posteriormente, publiquei também aqui no blog estas trovas. Pretendo em breve lançar um livro só de Trovas com algumas destas 365 trovas.
Claro que publiquei ao final do prazo, mais de 365 trovas. Mas o propósito que me comprometi a cumprir me desincumbi sem problema.
Assim fez também Caputo. Por um método de sorteio eletrônico que ele não explica no livro, a cada dia se sorteava um tema que ele usava para criar o seu microconto, desde que nele constasse a palavra do sorteio. Então aparecem as palavras mais diversas e o notável do autor Rafael Caputo é que em geral, ele dá para a palavra escolhida, significados não usuais, tais como: esmeralda para cor dos olhos, Pança para sobrenome, bem para pessoa querida, algodão para algodão-doce, Posto para local onde vende combustível, etc. só para citar as de janeiro. Mas são muitas. Os microcontos em sua grande maioria são muito criativos.
Concurso inspirador
O concurso que inspirou este livro foi o já mencionado V Prêmio Escambau de Microcontos, e era para postar no Facebook um microconto com até 300 caracteres durante 30 dias diariamente. O resultado se conhecia a cada semana e para concorrer bastava usar a hashtag do concurso. Inspirado neste concurso Caputo resolveu desafiar-se no ano seguinte postando um microconto a cada dia durante um ano e que resultou neste livro e o microconto que obteve o 2º lugar no concurso foi o seguinte:
“Parágrafo”, um microconto genial no qual o autor usa de uma criatividade ímpar contando uma história através de nomes de figuras e temos da escrita feito orações, linhas, sílabas, parágrafos, parêntesis, etc. Foi o microconto que obteve o 2º lugar no concurso V Prêmio Escambau de Microcontos em 2017.
Minha opinião sobre o livro (e-book)
Um conto por Dia é um livro com 365 microcontos que você consegue ler em poucas horas. Como já mencionei, o autor é bastante criativo e tem muito talento para escrever microcontos. A maioria deles é surpreendente. Alguns, é claro, tem suas falhas e poderiam até nem estarem no livro, mas nada se faz perfeito. E como disse, a maioria é de microcontos de boa qualidade.
A ideia do autor foi ousada e inovadora. Não é todo mundo que consegue escrever com regularidade, sem falhar nenhum dia, um texto qualquer diariamente durante um ano. Ele deixa um gosto de quero mais. No microconto de 31 de dezembro cujo título bem apropriado é FIM, ao concluí-lo fica a vontade de na página seguinte começar outro dia 01 de janeiro do ano seguinte.
Um bom livro. Mereceu 3 estrelinhas.
Nenhum comentário