Ennio Morricone [Música]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através da música
- Tags: Ennio Morricone, Músicas inesquecíveis, O Bom o mau e o o feio
Ennio Morricone e suas músicas inesquecíveis
Ennio Morricone e suas músicas inesquecíveis foi um compositor, maestro e arranjador italiano que viveu entre 1928 e 2020. Seu pai era músico e foi seu primeiro professor, ensinando-o a ler músicas e a tocar diversos instrumentos. Aos 12 anos entrou no Conservatório e destacou-se. Dedicou-se ao trompete e à música coral. Um ano depois (1941) foi escolhido entre os alunos da Academia Nacional de Santa Cecília para participar da Orquestra da Ópera. Concluiu seus estudos em 1954 em Santa Cecília com nota 9,5 em seu Diploma de Composição sob Petrsssi.
O compositor tem mais de 400 trilhas sonoras e já foi comparado a Rossini ou a Mozart. Além disso possui mais de 100 obras clássicas.
Suas primeiras composições, Morricone as escreveu quando tinha apenas 6 anos. Teve sua primeira indicação para o Oscar foi em 1979 com a trilha sonora para o filme Cinzas do Paraíso de Terrence Malick (1978).
Ele recebeu ao todo ao longo de sua gloriosa carreira 40 prêmios segundo a Wikipéida – Ennio Morricone – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) e teve a indicação de quatro de suas músicas para figurar em um lugar de honra no TOP 25 das Melhores Partituras de Filmes americanos de Todos os Tempos da AFI (American Film Institure)
Segundo a Wikipédia ele foi indicado sete vezes ao prêmio Grammy e em 2009 a trilha sonora de O bom, o mau e o feio (1966) foi para a Galeria da Fama do Grammy.
A seguir, uma pequena mostra desta música maravilhosa que é a formada pelas trilhas sonoras deste gênio das partituras musicais do cinema – Ennio Morricone.
Músicas de Ennio Morricone (amostra)
O Bom, o Mau e o Feio
Por uns dólares a mais
- A Rebelde (La Califfa – 1970)
- Cinema Paradiso (1988)
- Encantada – (Il Etait une fois – 2007
- Meu nome é ninguém
- Encantada
- O bom, o mau e o feio
- Por uns dólares a mais
- Cinema Paradiso
Nenhum comentário