Fanny – Joshua Logan [Filme visto há 60 anos]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Filme visto há 60 anos, Minhas verdades através dos filmes
- Tags: Blog Verdades de um Ser, Fanny, Joshua Logan
Fanny, um filme de Joshua Logan
Filme de 1961, Fanny é uma comédia dramática norte-americana com Leslie Caron e Horst Buchholz nos papeis principais. Assisti a este filme no cinema Olinda, em Olinda (PE) no dia 22 de janeiro de 1964, isto é, exatamente há 60 anos. O filme é colorido e tem duração de 1 hora e 45 minutos. Foi exibido no cinema com a censura de 14 anos. Participam ainda do elenco: Maurice Chevalier, Charles Boyer.
Também este recebeu cotação máxima. O que escrevo a seguir não faz parte das minhas anotações no meu caderno de cinema.
Sinopse do filme
“Fanny é filha de Honorine, uma pobre vendedora de peixes no porto de Marselha nos anos 1930. Sempre amou Marius, o belo filho de Cesar, proprietário de um bar à beira-mar. Marius, no entanto, sonha apenas com o mar e, secretamente, faz planos para partir em uma escuna e desbravar diversas ilhas oceânicas.
Na véspera de sua partida, ele e Fanny confessam seu amor um pelo outro e passam a noite juntos. Quando chega a manhã, Marius se dispõe a não mais viajar, mas Fanny, sabendo que ele nunca seria feliz em terra, o incentiva a seguir com seu plano. Algumas semanas depois, a jovem descobre que está carregando o filho de Marius. Volta-se então para o idoso, Panisse, um rico comerciante de velas. Encantado com a possibilidade de se casar com Fanny e finalmente ter um filho para manter o nome da família e os negócios, Panisse se casa com a jovem.
A decepção
Um ano depois, decepcionado por ter encontrado nas ilhas visitadas nada mais que “cinzas vulcânicas”, Marius retorna à Marselha e tenta reivindicar seu filho Cesario. Fanny e Cesar, no entanto, explicam a ele que o pequeno Cesario pertence a Panisse, pois foi ele quem deu à criança o cuidado amoroso que somente um pai pode dar. Triste, Marius deixa Marselha, desta vez para se tornar um mecânico em uma cidade próxima.
Com o passar dos anos, o pequeno Cesario herda a paixão do pai pelo mar e, no seu 9º aniversário, um amigo de Marius leva a criança para visitar o pai. Quando Marius abraça seu filho, Fanny chega com a notícia de que Panisse está morrendo. De seu leito de morte, o velho dita uma carta a Cesar na qual ele pede a Marius que se case com Fanny.”
_______
Nota
O texto da sinopse acima é do site “Era uma vez o cinema” e pode acessá-lo através do link a seguir.
Nenhum comentário