Fanny – Joshua Logan [Filme visto há 60 anos]

Fanny
Filme visto há 60 anos
Share

Fanny, um filme de Joshua Logan

Filme de 1961, Fanny é uma comédia dramática norte-americana com Leslie Caron e Horst Buchholz nos papeis principais. Assisti a este filme no cinema Olinda, em Olinda (PE) no dia 22 de janeiro de 1964, isto é, exatamente há 60 anos. O filme é colorido e tem duração de 1 hora e 45 minutos. Foi exibido no cinema com a censura de 14 anos. Participam ainda do elenco: Maurice Chevalier, Charles Boyer.

Também este recebeu cotação máxima. O que escrevo a seguir não faz parte das minhas anotações no meu caderno de cinema.

Fanny com Leslie Caron

Sinopse do filme

“Fanny é filha de Honorine, uma pobre vendedora de peixes no porto de Marselha nos anos 1930. Sempre amou Marius, o belo filho de Cesar, proprietário de um bar à beira-mar. Marius, no entanto, sonha apenas com o mar e, secretamente, faz planos para partir em uma escuna e desbravar diversas ilhas oceânicas.

Na véspera de sua partida, ele e Fanny confessam seu amor um pelo outro e passam a noite juntos. Quando chega a manhã, Marius se dispõe a não mais viajar, mas Fanny, sabendo que ele nunca seria feliz em terra, o incentiva a seguir com seu plano. Algumas semanas depois, a jovem descobre que está carregando o filho de Marius. Volta-se então para o idoso, Panisse, um rico comerciante de velas. Encantado com a possibilidade de se casar com Fanny e finalmente ter um filho para manter o nome da família e os negócios, Panisse se casa com a jovem.

Fanny com Holz Buchholz

A decepção

Um ano depois, decepcionado por ter encontrado nas ilhas visitadas nada mais que “cinzas vulcânicas”, Marius retorna à Marselha e tenta reivindicar seu filho Cesario. Fanny e Cesar, no entanto, explicam a ele que o pequeno Cesario pertence a Panisse, pois foi ele quem deu à criança o cuidado amoroso que somente um pai pode dar. Triste, Marius deixa Marselha, desta vez para se tornar um mecânico em uma cidade próxima.

Com o passar dos anos, o pequeno Cesario herda a paixão do pai pelo mar e, no seu 9º aniversário, um amigo de Marius leva a criança para visitar o pai. Quando Marius abraça seu filho, Fanny chega com a notícia de que Panisse está morrendo. De seu leito de morte, o velho dita uma carta a Cesar na qual ele pede a Marius que se case com Fanny.”

_______

Nota

O texto da sinopse acima é do site “Era uma vez o cinema” e pode acessá-lo através do link a seguir.

Fanny

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share