Taras Bulba – J. Lee Thompson [Filme visto há 60 anos]
Taras Bulba – Filme visto há 60 anos
Taras Bulba é um filme norte-americano que tem as participações de Yul Brynner (no papel título), Tony Curtis e Christine Kauffman. Assisti a este filme no cinema Duarte Coelho em Olinda no dia 24 de janeiro de 1964. Exatamente, portanto, visto há 60 anos. Tem a direção de J. Lee Thompson, é colorido e tem 2 horas de duração.
Mereceu também a cotação máxima.
Sinopse
“Na época sombria dos primórdios do século XVI, hordas enviadas pelo sultão turco espalharam terror no mundo civilizado. O império otomano se espalhou para o oriente, tomando a Ásia Menor, para o sul no Mediterrâneo e para o norte pela Criméia. Triunfante, o sultão voltou-se para o ocidente, para a Ucrânia. Os invasores já ameaçavam a fronteira da Polônia. O destino da Europa era decidido nas vastas planíces conhecidas como estepes. Esta situação força os poloneses a fazerem uma aliança com os cossacos da Ucrânia, para defenderem as estepes. Quando a vitória já está assegurada os poloneses, que precisavam ter o domínio daquela região, traem seus aliados. Este ato gerará diversas conseqüências.”
_____
Nota
O texto da sinopse não é de minha autoria e não consta no meu caderno de anotações de cinema. Está no site Adoro Cinema e acessível no link abaixo.
Nenhum comentário