…os sonhos mais lindos sonhei… (Elis Regina)

Minhas verdades através da música
5
Share

Fascinação
com Elis Regina

Elis Regina é a cantora que mais imortalizou a composição muito conhecida Fascinação.

Composição: F.D.Marchetti / M.de Feraudy / (Versão Armando Louzada)

Fascinação (letra)

Os sonhos mais lindos sonhei
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar
Tonto de emoção
Com sofreguidão
Mil venturas previ
O teu corpo é luz, sedução
Poema divino cheio de esplendor
Teu sorriso prende, inebria, entontece
És fascinação, amor

Os sonhos mais lindos sonhei
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar
Tonto de emoção
Com sofreguidão
Mil venturas previ
O teu corpo é luz, sedução
Poema divino cheio de esplendor
Teu sorriso prende, inebria, entontece
És fascinação, amor”

Esta música cantada por Elis Regina é, para mim, uma das músicas mais lindas do cancioneiro popular brasileiro.

Elis Regina

Elis Regina Carvalho Costa, nasceu em Porto Alegre no dia 17 de março de 1945. Faleceu aos 36 anos em São Paulo em 19 de janeiro de 1982. Foi um dia de luto nacional.

Elis foi uma cantora tão marcante, que algumas músicas ficaram a ela associadas, como é o caso desta que dá início a este post ou “Águas de Março”, por exemplo.

Elis Regina,

Elis começou sua carreira muito cedo. Já com 13 anos ela foi contratada por uma rádio gaúcha tendo conquistado o título de “Melhor cantora do Rádio Gaúcho” de 1958. Seu primeiro disco foi lançado pelo selo Continental, com produção de Carlos Imperial em 1961. Recebeu o nome de “Viva a Brotolândia”. Foi um fracasso de vendas, assim como o segundo disco “Poema de Amor”.

Elis Regina - Viva a Brotolândia        Elis Regina - Poema de Amor

Relacionamentos de Elis

Elis Regina teve vários relacionamentos. Alguns bem rápidos, como foram os casos com Edu Lobo e com Solano Ribeiro, outros mais duradouros, como foi o que teve com Ronaldo Bôscoli, com quem foi casada e teve um filho, ou com César Camargo Mariano, com quem também foi casada e teve um casal de filhos.

Elis Regina
Fagner, Ronaldo Bôscoli, Miele e Elis Regina

Este post faz parte de uma série de posts que resolvi acrescentar ao meu blog Verdades de um Ser, sendo este o 12º postado com o tema “Minhas verdades através da Música“. Consulte toda a relação na página correspondente do Menu, inclusive os que ainda faltam ser postados para conhecer um pouco mais do meu gosto musical. Basta acessar o link abaixo.

Minhas verdades através da Música

Observação – Esta postagem ainda não está concluída.

*Nota – Uma boa fonte de informações sobre a cantora eu encontrei numa postagem do site IMMuB

Share

Obrigada por me encontrar nessa imensidão dos blogs. Tê-lo como colega de compartilhamento de emoções será um enorme prazer. Quanto ao seu comentário acerca dos salários dos políticos creio que eles merecem ser bem pagos, porém deveriam valorizar mais os seus salários, pois como você bem frizou são muito bem remunerados e não necessitam de “ajuda”, muito menos das advindas de propinas para isso ou aquilo. Grande abraço. Marta Campelo.

Bem, a motivação principal foi eu ter recebido a visita deste blogueiro. Nada melhor que retribuir a visita e tentar conquistar um amigo. A impressão que fica é que há muitas pessoas antenadas com o que acontece no nosso país e com isso acabo me identificando com mais e mais pessoas. A sensação que tenho é a de que nao estou sozinha com meus pensamentos revolucionários e cheios de desejos que poderão um dia serem concretizados. Acredito na vida, no amor e no direito do cidadão.
Marta Campelo

Fascinação! Lindo, uma das mais belas canções de Elis. Adoro: “… teu sorriso prende, inebria, entontece…” “…teu corpo é luz…” “…és fascinação…” belo post.

Beijos meus. Ótima semana.
Kelen Marques (moprenah)

OLÁ…
Para retribuir a visita dei uma passadinha por aqui e fiquei muito feliz com o que vi e li. Será um imenso prazer compartilhar idéias e opiniões. Também adoro Elis, a eterna Elis, suas músicas me trazem momentos indescritíveis.
Ótima semana e que DEUS lhe abençõe.

Fascinação… Música encantadora! De uma suavidade que faz a gente se sentir flutuando.
Dessa música eu guardo uma emocionante recordação, pois, ela foi uma das que tocaram na igreja, no dia do meu primeiro casamento. Também é ela a música da minha caixinha musical, que tenho há mais de 36 anos. Presente de meu primeiro marido, já falecido, Mauro Acioli Lins, quando nós ainda éramos namorados.
É tão bom recordar coisas boas… Adorei o post!!

5 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ennio Morricone e suas músicas inesquecíveis
Minhas verdades através da música
Ennio Morricone [Música]
Share

Ennio Morricone e suas músicas inesquecíveis Ennio Morricone e suas músicas inesquecíveis foi um compositor, maestro e arranjador italiano que viveu entre 1928 e 2020. Seu pai era músico e foi seu primeiro professor, ensinando-o a ler músicas e a tocar diversos instrumentos. Aos 12 anos entrou no Conservatório e …

Share
Minhas verdades através da música
Ludwig van Beethoven [Música]
Share

O compositor Ludwig van Beethoven Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, reino da Prússia, provavelmente, em 16 de dezembro de 1770. No ano passado, portanto, completaram-se 250 anos de seu nascimento. Embora não haja certeza quanto a esta data, é presumível que tenha nascido um dia antes de seu batismo, …

Share
Minhas verdades através da música
3
Agostinho dos Santos [Música]
Share

Um pouco sobre o cantor Agostinho dos Santos Agostinho dos Santos foi um cantor brasileiro, paulista, nascido em abril de 1932 e falecido em Paris em julho de 1973. Tornou-se muito conhecido após sua participação no filme Orfeu negro, do diretor Marcel Camus. É uma coprodução Brasil – Itália – …

Share