Aniversário centenário de uma cidade nordestina

Notícias ou dicas
Share

Hoje São Luís, capital do Maranhão, completa 402 anos e uma amiga querida escreveu um belo poema que, com sua permissão, compartilho aqui com vocês, meus queridos leitores. O texto original encontra-se publicado no perfil dela no Facebook. A autora chama-se Silvandira Oliveira e seu texto intitula-se “ILHA SONORA” que abaixo transcrevo.
“Ilha Sonora” por Silvandira Oliveira.

Sao-Luis-do-Maranhao“São Luís, despontas majestosa em meio ao oceano. Determinismo do Criador que em poesia te incrustou entre as águas e o Céu azul, em verde multicor te pintou! E Te enfeitou em tantos outros matizes: Tua gente, poetas , cantadores! Tua magia se espalha pelos becos, ladeiras, sobrados, praças aonde tantas juras são trocadas ao luar.. Em cada canto um encanto: na palmeira onde ainda canta o sabiá, Teu céu de estrelas, Tuas noites prateadas! Nós, os Teus filhos somos todos poetas porque a poesia se respira na brisa que tu sopras do teu mar, chegando sussurrante aos ouvidos, brincando buliçosa nos cabelos, invadindo a alma, seduzindo a cantar em versos toda a beleza que como em ti, não há em outro lugar!
Conta a História: Daniel de La Touche, quando à França retornou tornou-se Pastor, realizou grande culto de louvor porque em Ti, Upaon Açú, viu as próprias mãos do Criador !
Deus te livre minha Bela de seres de cavernas que te arrancam pelos cabelos as entranhas, plantando arranha – céus pra dar morada à ganância, semeando devastação! Que esse frenesi de pleno desatino e tantos outros açoites… não redunde em tenebrosos os dias que virão! Que a grande serpente da concupiscência que está a te rodear… não logre promover o encontro cabeça/ cauda num circundar em concreto que certamente te faria submersa nas lágrimas da tua vegetação insanamente extirpada, sem suas raízes a drenar as águas ao subsolo, para ali armazenar .
Que da pedra brote a flor, inebriando em perfume, transformando insanidade em amor, idolatria em louvor!
Ilha cantada e decantada em seus primores; Atenas brasileira, Ilha do Amor, Ilha magnética,Upaon Açú, Ilha Rebelde, Jamaica brasileira, Cidade dos Azulejos, Patrimônio Cultural da Humanidade, onde se fala o melhor português. Cidade de lendas, de rico folclore e diversas manifestações culturais. Hoje eu também Te batizo: ILHA SONORA, de todos os sons a falar do Amor…do beijar das ondas na areia… do casal de bem-te-vi tecendo seu ninho…da simbiose da pétala e seu beija – flor…do pulsar dos corações! E por toda a eternidade, deixa – me respirar a beleza dos Teus versos de maresia, sol, luar, sons de amor e louvor… Porque em tudo deTi, Upaon Açú, eu também vejo as próprias mãos do Criador!”
Silvandira Oliveira
Parabéns à escritora e poetisa pela belíssima homenagem e à encantadora São Luis pelo aniversário centenário.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share