Aniversário de Recife e Olinda [Dicas de viagem]

Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
2
Share

Hoje Recife e Olinda estão em festa! A primeira comemora 478 anos e a outra 480. Pretendia fazer hoje uma postagem bem marcante para este dia mas, terminei sem conseguir concluí-la. Mas, para não deixar sem registro, vou escrever aqui algumas coisas sobre as duas cidades, tão importantes no cenário de Pernambuco e do Brasil.

farol-de-olinda
Imagem da internet, disponível no link ao final do post

Olinda é o berço do Brasil. Lá foram desencadeados os principais movimentos do país. Lá foi onde aconteceu o primeiro grito de república por Bernardo Vieira de Melo em 10 de novembro de 1710. Era, nos séculos XVI e XVII, uma das cidades mais importantes do Brasil. Foi a capital de Pernambuco até 1613 quando foi incendiada pelos holandeses e a capital transferiu-se para Recife. Foi a primeira cidade do Brasil, até mesmo antes do Rio de Janeiro,  a ser declarada pela UNESCO como Patrimônio Artístico e Histórico da Humanidade e a ser tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Olinda é cheia de riquezas e belezas. Precisaria de muito tempo e dedicação para poder retratar aqui toda a sua importância e atrativos. Vou apenas fazer um breve e superficial comentário para registrar o seu aniversário.

igreja-da-se
Igreja da Sé – imagem da internet. Link ao final deste post
recife-1
Imagem da rua da Aurora – Foto da internet disponível no link ao final do post

Recife, cidade de pescadores, veio a se tornar uma cidade próspera e importante, tornando-se, como já foi dito, capital de Pernambuco em virtude do incêndio de Olinda. Posteriormente, após a expulsão dos holandeses em 1654, Olinda foi restaurada e voltou a ser a capital mas, não por muito tempo pois, em 1827, ela veio a tornar-se novamente a capital do Estado e nesta condição permaneceu até os dias atuais. Já chegou a ocupar a terceira posição entre as cidades mais importantes do país mas, perdeu esta condição para Salvador ficando em quarto lugar, depois, ultrapassada também por Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Manaus, ocupando hoje apenas a desprezível posição de 8º lugar segundo alguns índices e, segundo outros, está abaixo do 10º lugar.

Marco zero à noite - imagem da internet, disponível no link ao final do post
Marco zero à noite – imagem da internet, disponível no link ao final do post

Entretanto, tanto uma como outra cidade, tem seus encantos e importância. Como toda cidade, tem também suas mazelas. Mas não é sobre estas últimas que quero falar. Olinda tem um sítio histórico riquíssimo! Lá você encontrará, como já foi falado, o local onde Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito de república, próximo ao Mercado da Ribeira, onde você encontrará muito artesanato e coisas interessantes. As ladeiras são um assunto à parte em Olinda. Para subi-las e descê-las, você precisa de fôlego. As igrejas são outro assunto à parte. São muitas igrejas antiquíssimas que existem em Olinda. A principal delas é a da Sé, que fica no alto de um morro e de lá se vê uma das mais belas vistas. Enquanto Recife, tem inúmeras opções de lazer. Cito apenas algumas devido à brevidade que pretendo emprestar a esta postagem. A praia de Boa Viagem, uma das mais famosas do Brasil, o carnaval com o famoso Galo da Madrugada, já incluído no livro dos recordes como o maior bloco carnavalesco do mundo, as igrejas, museus, em especial o de Brennand, onde você se sentirá como se estivesse na Europa, entre outros.

O fato de as duas cidades serem vizinhas, distando apenas 6 km entre si, faz com que elas cheguem a ser consideradas, na prática, como uma só cidade. Para ambas, parabéns! Salve 12 de março de 2015!

LINKS DAS IMAGENS DESTE POST

Imagem do farol

Imagem da Igreja da Sé

Rua da Aurora

Marco zero à noite

Imagem original da foto de abertura do post (É necessário estar conectado ao Flickr para ter acesso)

Obs. A Imagem da foto de abertura do post foi também da internet e feita a montagem pelo autor do blog.

Share

Sao mesmo duas lindas cidades e parabens a elas pelo aniversario! A igreja eh linda (a do alto do morro 🙂 e subir as ladeiras de Olinda eh maravilhosp! E lindo ver tambem a decoracao de Carnaval em suas ruas e as casas coloridas! Tenho muito boas lembrancas das duas cidades e quem sabe um dia eu volte, eu gostaria! Um otimo e educativo post!
DenisesPlanet,com

Agradeço pelas palavras gentis Denise. Realmente são duas cidades encantadoras. Faltou muito pra falar mas farei outro post em breve. Abraços.

2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
4
Oficina de Francisco Brennand [Dicas de viagem]
Share

Museu Brennand Francisco Brennand é um colecionador de armas que resolveu criar um museu para expô-las ao público, juntamente com quadros e outros objetos antigos como tapeçaria, arte decorativa, esculturas, armaduras, etc. O museu fica em um castelo construído no bairro da Várzea em Recife. É preciso não confundir com …

Share
Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
1
Serra da Capivara, Piaui [Dicas de viagem]
Share

Parque Nacional Serra da Capivara, Parque arqueológico, São Raimundo Nonato, PI. Esta postagem foi transferida para o blog O seu companheiro de viagem. Para acessá-la clique no link abaixo. Serra da Capivara – PI

Share
Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
Programação da viagem ao Egito [Dicas de viagem]
Share

Nossa viagem ao Egito foi promovida pela Ordem Rosacruz AMORC, que é uma  Organização místico-filosófica, de âmbito mundial, não-religiosa, não-lucrativa, cultural, educacional e apolítica, destinada ao autoaperfeiçoamento do ser humano, visando o despertar de seus poderes interiores, para uma vida mais plena e integral. A Ordem conserva um conjunto de …

Share