A culpa é das estrelas [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
4
Share

Título original – The fault in our stars
Direção – Josh Boone
Produção – Estados Unidos
Duração – 122 min.

culpa_das_estrelas7

Este longa começa com a narradora e  principal personagem (Hazel Grace) dizendo:

Creio que podemos escolher como contar histórias tristes. Por um lado você pode aliviar, como fazem nos filmes e romances açucarados, nos quais as pessoas bonitas aprendem belas lições dizendo que nada pode ser consertado com um pedido de perdão e uma canção ao Peter Gabriel. Gosto desta versão como qualquer garota. Acredite! Mas não é essa a verdade.

culpa_das_estrelas4Ela era fascinada, tinha verdadeira fixação, pelo livro “Uma aflição imperial” de Peter Van Houten. Um dia, na casa de Augustus, ele pergunta a ela se o livro tinha zumbis e stormtroopers. Ela responde que não e ele lhe diz: “Eu vou ler esse livro chato mas você precisa ler “O preço do alvorecer”, que é um livro sobre abraçar o seu destino e deixar sua marca no mundo. É sobre honra, coragem e heroísmo.” E eles trocam as indicações. Um está oferecendo a sua verdade, a sua visão de mundo ao outro que retribui com a sua própria e, cada um, passará então, a ter a visão também do outro.

Em um outro momento ele diz, citando uma frase do livro que ela tinha lhe indicado: “A dor precisa ser sentida.

culpa_das_estrelas6Eles viajam para Amsterdã, para conhecerem o escritor por quem Hazel era fascinada e por quem Augustus também passara a admirar por causa dela. Lá, Peter Van Houten oferece aos dois um jantar num restaurante romântico da cidade e o garçom lhes oferece champanhe. Ambos gostam e o garçom lhes pergunta se sabiam o que Dom Perignon havia dito ao descobrir o champanhe. Ele dissera: “Venham logo! Estou provando estrelas!” Augustus diz ao garçom: “Acho que vamos precisar de mais um pouco disso.” E o garçom lhe responde: “Engarrafamos todas as estrelas para esta noite meus jovens.

Em outro momento, Hazel diz:”Me apaixonei por ele como se pega no sono.

O filme é o encontro com a morte, com a dor e com o sofrimento. Mas, também é, um encontro com o amor. O amor de dois jovens, com doenças terminais e que conseguiram, sentir com toda intensidade, toda beleza e toda pureza do sentimento que existe quando duas pessoas estão apaixonadas.

Baseado na obra homônima de John Green, o diretor consegue uma boa adaptação que fará muito sucesso. Os desempenhos primorosos e muito convincentes dos dois atores principais, engrandece o filme. As cenas dos diálogos já citados também valorizam a obra de John Green. É um filme que vale a pena ver e eu recomendo.

quatro-estrelasO filme merece quatro estrelinhas.

culpa_das_estrelas5

culpa_das_estrelas3

 

 

culpa_das_estrelas2

 

culpa_das_estrelas

 

Share

Eu vi esse filme e gostei para falar a verdade. Achei que foi bem desenvolvido, a história foi interessante, mas achei que ouve um pouco de exagero naquelas cenas do escritor e do restaurante. E, o que eu mais gostei, foi a amizade entre eles. Acredito que ‘A culpa é das estrelas’ mereceu o destaque que teve.

Olá Amanda, agradeço pelo seu comentário. Não considerei exagero. Acredito que era necessário o que você chama de exagero mas, cada um tem a sua perspectiva. Volte sempre pois será sempre bem-vinda!

Que lindo! Eh verdade, a dor precisa ser sentida. Nao basta a gente saber que existe, se nao for sentida, nao a entenderemos, eu acho. Gostei da yroca de visoes dos dois e sobre “estou provando estrelas”. Eh um filme mais sobre aprender o que a vida eh, onde nos leva e/ou (nao) termina e nao so sobre a dor, mas aprender atraves dela. Otima resenha, como sempre!
DenisesPlanet.com

Olá Denise, seja bem-vinda mais uma vez. Fico muito feliz quando encontro outro de seus comentários aqui no blog. É muito bom ter alguém que valoriza nosso trabalho e a gente fica sabendo. Agradeço por suas palavras sempre amáveis. Volte sempre.

4 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share