Greta [Filme]

Share

Título original – According to Greta

greta

Como já vem ocorrendo há cerca de dois meses, todo domingo é dia de postar aqui no blog aquilo que postei há 15 dias no Blog Meu pequeno vício no qual estou escrevendo uma coluna sobre cinema. E hoje é dia de Greta.

Greta é uma garota adolescente de 17 anos que é jogada na casa dos avós maternos para passar 3 meses enquanto a mãe tentava salvar seu terceiro casamento. Muito rebelde e contestadora, andava com um caderno de anotações onde escrevia as coisas que precisava fazer antes de morrer e as formas que poderia utilizar para suicidar-se. Os avós não deram muito crédito ao que ela escrevia mas ela realmente tencionava fazer tudo que estava anotando no seu caderninho. Entre as coisas que precisava fazer antes de morrer, uma delas era ser garçonete em um bar e, ao voltar da praia onde tinha ido vestida com a roupa de festas da avó, defronta-se com um cartaz que procurava mulher para trabalhar como garçonete num bar e se oferece para ocupar a vaga, começando a trabalhar lá no dia seguinte.

 

greta2

Lá conhece um rapaz (Julie) com quem estabelece uma relação de confiança e ele fica preocupado com o que descobre no caderno de anotações dela. Ele tinha sido preso por roubar carros e na cadeia conhece um outro rapaz de quem se torna amigo e um dia o encontra pendurado numa corda na cela que dividia com ele. No desenrolar do filme, o expectador é informado de que o pai de Greta se suicidara quando ela era pequena e ela presencia a morte dele, fato este que a deixa muito traumatizada.

greta4

Direção – Nancy Bardawil
Duração – 1h 30min
Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 2009

Elenco e personagens

Hilary Duff – Greta
Ellen Burstyn – Katherine
Michael Murphy – Joseph
Evan Ross – Julie
Melissa Leo – Karen
Oren Skoog – Steve
Maury Ginsberg – Lou
Dave Shalansky – The Installer
Christopher Hakim – Andrew
Vivan Dugré – Donna

greta1É um filme bem divertido e agradável. As interpretações são razoáveis e a trilha sonora é bonita. Tem uma abordagem sobre o suicídio que torna-se bem interessante, especialmente após o que acontece com Greta num determinado ponto do filme que não posso falar mas, infelizmente, a diretora não soube conduzir o desfecho da história, transformando-a numa novela da Globo onde, as tramas todas se desenrolam ao longo de 6 a 8 meses e, no capítulo final, tudo se resolve. Mesmo assim, o filme mereceu 3 estrelinhas e eu recomendo a todos vê-lo pois, em muitos aspectos, é um longa que irá divertir.

greta3

Veja o filme completo clicando na imagem abaixo.

 

greta5

 

greta7

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “Greta [Filme]

  1. Denise

    A atriz eh boa e o enredo parece otimo, a estoria rende um excelente filme… nao o vi, mas talvez devesse. Que pena que nao foi bem conduzido, onde tudo se recolve nos ultimos minutos, como vc disse. Mas mesmo assim acho que se tiver um bom final (sem suicidio e com alguma mensagem boa), ele devera tambem ajudar muitas pessoas!
    DenisesPlanet.com

    Responder
    1. Alberto Valença Autor do post

      Olá Denise, a minha mais fiel seguidora. Agradeço pelo comentário e sugiro que assista ao filme que você não se arrependerá. Volte outras vezes pois será sempre muito bem-vinda e um bom início de semana.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *