Minhas verdades através dos filmes
2
Share

Direção – François Ozon

uma-nova-amiga5

Assisti a este filme na pré-estreia no Cine Rosa e Silva no dia 18 de julho de 2015. Aconteceu uma coisa interessante nessa semana. Há algum tempo que não ia ao cinema e, em 4 dias, assisti a quatro filmes, sendo um em cada dia. Na quinta-feira, dia 16 assisti a Cidades de papel, na sexta fui ver Samba, no sábado fui à prè-estréia de Uma nova amiga e no domingo vi O que as mulheres querem. Foi uma quase maratona.

Este longa é uma adaptação do livro ‘The new girlfriend‘ da escritora inglesa Ruth Rendell, que já teve outros romances seus adpatados para o cinema como Carne trêmula de Almodovar. Do mesmo diretor de Dentro de casa e 8 Mulheres, Une nouvelle amie é uma inquietante história de homossexualidade e de crise de identidade.

uma-nova-amiga3

Ao se apagarem a luzes do cinema, vemos uma cena intrigante de uma mulher, Laura (Isild Le Besco), sendo maquiada e vestida de noiva dentro de um caixão. Há um corte e aparece Claire (Anais Demoutier) fazendo um discurso para as pessoas que estão no velório, que conclui dizendo que cuidaria da filha e do marido da amiga. Durante o discurso, surgem cenas de memória (flashbacks) das duas amigas no passado, desde a infância até os dias atuais. O espectador tem, então, a exata visão do homossexualismo de Claire que, no entanto, estava casada com Gilles (Raphael Personnaz), enquanto Laura, havia se casado com David. Tudo isso, ficamos sabendo nos flashbacks. Começa então o filme.

uma-nova-amiga4

Impossível fazer uma crítica sem spoiler para este filme. Li em algum lugar, que tinha gente que considerava spoiler até saber a duração do filme. No entanto, qualquer spoiler que se diga, já está nos 15 minutos iniciais do filme. Então…

Bem, o fato é, que havia uma amizade muito próxima, quase simbiótica, das duas amigas e, a morte de Laura, viria trazer um grande vazio para a vida de Claire, apesar de ela gostar muito do marido e de ter com ele uma relação bem satisfatória, não fosse a dedicação a David e à filha recém nascida que ela prometera à amiga no seu discurso no funeral. Claire surpreende-se, ao chegar na casa de Laura numa manhã, e encontrar uma mulher loira embalando a bebezinha. Mas, ao falar com ela, descobre que se tratava de David, vestido de mulher. Ele lhe pede segredo e diz que já fazia aquilo desde quando eram casados, mas tinha parado. E que Laura sabia, mas agora, depois que ela morreu, voltou a sentir esse desejo de forma muito intensa.

uma-nova-amiga2

Daí em diante, acontece um romance entre Claire e sua “nova amiga”, Virgínia, que ela mantem em segredo a pedido de David. Há aí um duplo conflito que Ozon explora de forma magistral e, com dois talentosíssimos atores: Romain Duris e Anais Demoustier, que dão um show à parte de interpretação. Duris, nas alternâncias entre David e Virgínia, seus conflitos e sua crise de identidade. Demoustier, com seus desejos e lembranças, e seus conflitos entre amar Virgínia e o marido pois, ambos são homens.

Aqui vale uma ressalva e um esclarecimento. David não é homossexual, como li em algumas críticas que encontrei por aí. David é heterossexual e, durante toda a narrativa, não há dúvida quanto a isso. Em momento algum ele sente atração por homens nem tampouco tem algum relacionamento amoroso  homossexual. O conflito não é sexual, é de identidade, de gênero. Quem tem conflito de sexualidade é Claire, que se vê divida entre seu marido e Virgínia, enquanto mulher mas, choca-se, ao descobrir que ela é um homem.

Uma coisa interessante é que o diretor faz uma pequena ponta no filme como o homem do cinema.

uma-nova-amiga6

Título original – Une nouvelle amie
Produção – França
Duração – 1 hora e 50 minutos
Ano de lançamento – 2014

Elenco e personagens
Romain Duris como David / Virgínia
Anais Demoustier como Claire
Isild Le Besco como Laura
Raphaël Persoannaz como Gilles
Aurore Clément como Liz
Zita Hanrot como garçonete do restaaurante
François Ozon como homem do cinema

O filme é simplesmente, genial e mereceu quatro estrelinhas.quatro-estrelas

Share

Nossa, um filme forte! Achei o enredo muito interessante, profundo. Achei que deve ser um otimo flme e com as atuacoes como vc falou, otimas atuacoes, elas devem segurar bem o enredo, pois atuacoes caricatas desmontariam o filme. Gostaria de assisti-lo. Que boa essa maratona de cinema, assim fiquei sabendo de varios filmes!
DenisesPlanet.com

É verdade Denise. O filme é mesmo bem forte. Que bom que você gostou da minha maratona. Eu também gostei. Grato pelo comentário. Abração.

2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share