Divertida Mente [Filme online]

Share

Direção – Pete Docter

O hoje, como vem acontecendo já há algum tempo, é dia de repetir a postagem que publiquei lá no blog Meu pequeno vício, onde estou participando como comentarista de filmes. A seguir, a postagem que foi publicada lá.

divertidamente

 

Quero desculpar-me por não ter postado ontem, como vem acontecendo em todas as semanas, desde que comecei a ser colunista aqui neste blog. Sempre tem que haver uma primeira vez não é mesmo? Ontem não pude postar justamente porque estava no cinema e depois, não tive condições de escrever. Por isso que só hoje o estou fazendo.

Divertida mente veio do Festival de Cannes diretamente para o Brasil. Dos estúdios da Pixar, a equipe da Disney caprichou neste longa que se tornou em Cannes um sucesso absoluto e a crítica especializada de forma unânime, o aplaudiu. Segundo informações do Francisco Russo, do site Adoro Cinema, foi o filme mais aplaudido após a sua exibição de todos quantos foram lá exibidos. Uma animação em computação gráfica de excelente qualidade, com um roteiro muito original e brilhante.

divertida-mente1

A história diz respeito à mente de uma garota de 11 anos, que se vê numa mudança de cidade após sua infância tranquila e cheia de carinho em Minesota. O pai de Riley (a garota) muda de emprego, então toda a família precisa se mudar para São Francisco. Riley está em pleno início da puberdade e, as emoções se misturam em sua mente. São elas, as protagonistas do filme. A alegria, que é a lider do grupo, junto com a tristeza e, com menos relevância, o medo, a raiva e o desgosto que, na tradução, ficou como Nojinho/Repulsa. Os roteiristas dão um verdadeiro show de criatividade e conhecimento, ao tratarem do tema. Eles representam o cérebro como uma sala de comando de uma grande máquina (o ser humano) que, através de uma mesa de controle e uma imensa prateleira de bolas que representam segmentos da memória, são explorados no decorrer da história.

divertida-mente4

O filme é uma verdadeira obra-prima que, só tem um porém: não é um filme para crianças. Apesar de as emoções serem infantilizadas e as situações vividas pelas emoções serem mostradas de forma muito criativa, o filme não será muito apreciado pela maioria das crianças e, até mesmo de muitos adultos. Talvez, isso é apenas uma suposição, a maioria das pessoas não vá gostar do  que irão ver no cinema. Esta foi a impressão que tive ao sair da sala, embora eu tenha sido o último a sair pois, só saí quando a exibição realmente encerrou, isto é, quando não mais havia créditos para serem exibidos. Todos já tinham se retirado.

Divertida_Mente4

Eu mesmo, pretendo ver o filme outra vez. Para rever detalhes que merecem ser melhor apreciados. Com mais vagar, mais atenção, mais preparação. O filme me lembrou muito O Pequeno Príncipe. Não que a história tenha alguma semelhança mas, por causa dos símbolos. É um filme extremamente simbólico. E, quando se assiste a um filme desses, há necessidade de uma segunda, terceira, quarta vez. Do mesmo modo que O Pequeno Príncipe, que já li bem mais de 43 vezes. (A alusão ao número não é casual).

Uma observação importante – Algumas pessoas pensam, que o título do filme é Divertidamente, com tudo junto. E cheguei até a encontrar comunidade no facebook com o nome errado. Não é! O titulo do filme é Divertida Mente, duas palavras. A palavra divertida todos sabem o que significa mas, para quem não souber, como a pessoa que criou a comunidade lá do facebook, é um adjetivo feminino que significa que é agradável, que sente satisfação com alegria,  alguma coisa que causa distração, entretenimento. Ao passo que Mente, neste caso, é um substantivo feminino que significa “uma faculdade psíquica, que é a sede dos fenômenos da consciência, da memória, do raciocínio e da vontade de uma pessoa” segundo o Dicionário escolar da língua portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Mente pode ser também um verbo que significa falar mentiras, ou seja, dizer como verdade o que é falso mas, não é o caso aqui. Divertidamente, uma palavra só, com tudo pegado, é um advérbio que significa “de modo divertido” mas, o título deste filme, não é este. No cartaz, aparentemente, o título está em duas linhas porque não coube tudo numa linha só mas não é isto. São duas palavras mesmo!
Se fosse assim, depois de Divertida deveria ter um hífen. E não tem! As pessoas precisam prestar mais atenção aos detalhes. Ou então, aprenderem português. É lamentável o que eu vejo por aí…

Dublagens:
Alegria …… ……………. Miá Mello
Nojinho / Repulsa ….. Dani Calabresa
Raiva …………………….. Léo Jaime
Tristeza …………………  Katiuscia Canoro
Medo …………………….. Otaviano Costa
Riley Andersen ……….. Isabella Guarnieri
Mãe ………………………..  Sílvia Goiabeira
Pai  …………………………  Luiz Laffey

Bem, é um filme magnífico! Merece, sem favor, cinco estrelinhas. Recomendo.

divertidamente2

 

divertidamente5

Nojinho, Medo, Alegria, Tristeza e Raiva

divertidamente3

 

A seguir, os cartazes com os personagens do filme que foram divulgados quando se aproximava o Dia dos Namorados deste ano de 2015. Logo abaixo você encontrará o quadro que lhe permitirá assistir ao filme online. Antes porém, leia as instruções com atenção.

divertidanamorados1

divertidanamorados5

divertidanamorados4

divertidanamorados3

divertidanamorados2

E já está definido o filme para a próxima semana. Na próxima sexta você irá assistir ao filme Perfume de mulher. Filme com Vittorio Gassman, no qual ele dá um show de interpretação ao vivenciar um ex-combatente cego com uma música belíssima de Armando Trovajoli. Este filme foi refilmado em 92, resultando num filme norte-americano homônimo com Al Pacino que será disponibilizado aqui no próximo mês.  Aguarde.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Para assistir ao filme abaixo, você deve clicar na setinha para direita. e esperar para carregar o filme. Aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, mas permitirá você assistir ao filme ou, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu computador. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito. E boa diversão.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme que irão assistir (ou não).  Basta clicar em + ADD A COMMENT.

Caso tenha alguma reclamação ou sugestão ou queira comunicar alguma falha, entre em contato através do formulário do blog no menu principal ou envie uma mensagem para contato-blog

Bom divertimento

 

 

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

8 ideias sobre “Divertida Mente [Filme online]

  1. Denise

    Quase fui assistir ao filme ontem, mas como era dublado, nao fui. Mas quero muito ve-lo! Sim, imaginei que nao fosse um filme para criancas. Deve ser divertido, mas com emocoes com conceitos complexos para criancas de, digamos, 8 anos. O Pequeno Principe gostaria de ver tambem, o livro eh lindissimo e sim, ler muitas vezes, em diferentes estagios da vida, eh importante. Nao li 43 vezes, mas algumas 🙂 Adorei a critica do filme!!! Um abraco!
    DenisesPlanet.com

    1. Alberto Valença Autor do post

      Olá Denise. Que pena que você ainda não foi ver mas também não gosto de filmes dublados. Infelizmente, todas as exibições na pré-estreia foram dubladas então, tive que me conformar. Que bom que gostou também da crítica do Pequeno Príncipe. Fico grato pelo seu adorável comentário e desejo que volte mais vezes. Abraços.

    1. Alberto Valença Autor do post

      Oi Anna Gabriella. Fico grato pelo seu comentário e desejo que volte mais vezes. Realmente, é uma delícia o filme. Pena qeu algumas pessoas não entenderam.

    1. Alberto Valença Autor do post

      Oi Diane, não fique protelando a hora de assistir a este filme pois você só estará se privando de encontrar uma excelente diversão. O filme é maravilhoso! Tudo nele é nota 10. Agradeço pelo comentário. Abraços.

  2. Pandora

    Quando Divertida Mente saiu no cinema eu e um amigo combinamos vê no mesmo dia, mesmo morando em cidades diferentes e foi perfeito. Até hoje os personagens do filme viraram códigos entre nós, por exemplo ele é o Nojinho e eu a Tristeza… kkkkk…. Essa dela lamentando mais um ano sem namorado é muito eu em certas ocasiões kkkk… Também achei que esse filme é daqueles que precisam ser visto mais de uma vez, aliás, várias, porque é cheio de detalhes, minucias.

    A proposito, quanto a língua portuguesa, realmente as pessoas não conhecem, eu não sou bem um exemplo de proficiência no uso da língua, mas até eu me choco as vezes com as aberrações que encontro aqui e ali.

    Ah, eu ando em um estado de birra com “O pequeno príncipe”, mas como diz esse mesmo amigo que foi vê o filme comigo, eu não devia descontar no livro minha insatisfação com uma pessoa cuja lembrança sempre me vem a mente quando olho para esse livro, é injusto… Até porque esse livro encanta gerações, essa semana emprestei ele a uma aluna minha e tive o prazer de fraga ela lendo ele em cada momento livre que teve ao longo da manhã (na fila, depois de resolver os exercícios, na hora do recreio…) que livro é esse que não perde o encanto?!?! Alguns livros possuem uma magia que nem mesmo o tempo consegue arranhar.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    1. Alberto Valença Autor do post

      Que comentário mais lindo Pandora! Encantador! Que idéia interessante essa sua de ver o filme ao mesmo tempo que seu amigo. Você me lembrou uma amiga que tinha no Rio. Nós fazíamos coisas parecidas. E, por coincidência ou não, o código que existia entre a gente era justamente baseado em O Pequeno Príncipe. Ela é uma das principais responsáveis por eu ter lido o livro tantas vezes. E deixe-me dizer uma coisa a você: se o livro lembra a você uma pessoa que lhe machucou, procure agora associá-lo com outras pessoas e em breve essa pessoa que lhe machucou não estará mais associada ao livro. O Pequeno Príncipe é um livro mágico, inigualável. E você tem toda razão quanto ao filme. Temos que assistir a ele muitas vezes pra conseguir captar todos os detalhes. Ou pelo menos a maioria pois todos, tenho quase certeza que ninguém conseguirá. Não sem vê-lo umas 200 ou 300 vezes. 🙂

Os comentários estão fechados.