A corrida do século [Filme online]

Share

 Título original – The great race

a_corrida_do_seculo-capa

Direção – Blake Edwards

Escolhi este filme hoje para disponibilizar aqui para você assistir a ele online, porque estamos no carnaval e, uma das cenas mais engraçadas do filme lembra muito o carnaval, na época do corso, quando as pessoas jogavam água, talco, farinha nos rostos uns dos outros numa brincadeira sadia que, depois terminou se transformando em agressões e falta de espírito fraterno. Mas, esta corrida é uma ótima diversão para você ver neste carnaval.

corrida-do-seculo1

Clique para ampliar

O filme é dedicado a Laurel & Hardy, os famosos comediantes conhecidos como o gordo e o magro, do tempo do Cinema Mudo. Esta  homenagem se manifesta de modo bem marcante nos personagens do Professor Fate e seu ajudante Max, uma dupla realmente atrapalhada promovendo situações cômicas e muito divertidas como, por exemplo, na hora em que o Professor Fate, disfarçado, está participando da reunião promovida por Leslie com os construtores de carros norte-americanos e, ao fugir, pula da janela agarrando-se num mastro. Seu ajudante está lá embaixo com uma cama elástica para ampará-lo. Ao pular do mastro, bate na cama e sobe. Enquanto está subindo o ajudante tira o carro sem perceber e, ao descer o professor Fate ao invés de cair novamente na cama elástica, cai dentro de um bueiro.

corrida-do-seculo2

Clique para ampliar

Uma das coisas interessantes do filme é que, naquele tempo (o filme foi lançado há mais de 50 anos) os filmes de longa duração tinham um intervalo, como nos teatros. Você verá, quando completar cerca de uma hora e meia de exibição, uma placa escrita Intermezzo e, por cerca de dois a três minutos, haverá uma interrupção na exibição. Isso aconteceu com alguns filmes como Os Dez Mandamentos e A volta ao mundo em 80 dias, por exemplo. Outro fato interessante é que, nos minutos iniciais do filme, antes dos créditos, aparece um aviso solicitando para as senhoras tirarem os seus chapeus, numa alusão também ao teatro, onde as damas iam com chapeus mas, antes de iniciar o espetáculo, eram solicitadas a tirá-los para não  atrapalharem quem estivesse atrás.

corrida-do-seculo3

Clique para ampliar

Uma curiosidade: este filme inspirou os famosos personagens Penélope e Dick Vigarista, de um desenho animado muito famoso da década de 60 do século passado chamado A corrida maluca.

O filme começa com o Grande Leslie (Tony Curtis) fazendo um espetáculo circense em público e o professor Fate (Jack Lemon), com inveja, tentando sabotá-lo. O professor Fate é muito atrapalhado e sempre se dá mal ao passo que o Grande Leslie é um sucesso sempre. E quando ele tenta imitar as proezas do Grande Leslie, acontece sempre algum desatre e ele se ´da muito mal.

corrida-do-seculo4

Clique para ampliar

Leslie tem a idéia de propor a alguns dos maiores homens de negócios uma façanha que irá promover as fábricas de carros deles: uma corrida entre Nova Iorque e Paris. O professor Fate também irá participar desta corrida e, juntamente com seu ajudante atrapalhado Max, irão se meter em muitas confusões. Outra participante da grandiosa corrida é a senhora Dubois (Nathalie Wood) que, num dos filmes em que está mais bela, tem uma participação importante defendendo o direito das mulheres e a igualdade entre os sexos.

corrida-do-seculo5

Clique para ampliar

Entremeado por cenas divertidíssimas, os participantes enfrentam os mais  inesperados desafios como neve, geleiras, deserto, ataque de índios e até uma trama para a deposição de um rei que, curiosamente, era sósia do Professor Fate. E, é claro, um romance entre a senhora Dubois e Leslie para apimentar a corrida. É um filme divertidíssimo!

Mereceu 3 estrelinhas. estrelasred

Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 1965
Duração do filme – 2 horas e 37 minutos
Música de Henry Mancini

Elenco e personagens:
Jack Lemmon …. Professor Fate
Tony Curtis …. O Grande Leslie
Natalie Wood …. Maggie Dubois
Peter Falk …. Max
Keenan Wynn …. Hezekiah
Arthur O’Connell …. Henry Goodbody
Vivian Vance …. Hester Goodbody
Dorothy Provine …. Lily Olay
Ross Martin …. Rolfe Von Stuppe

corrida-do-seculo6

Clique para ampliar

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share