Kramer versus Kramer – Robert Benton [Filme]

Share

Título original – Kramer vs Kramer

kramer-vs-kramer-capa

Robert Benton arrebatou em 1979 cinco estatuetas em Hollywood com esta obra-prima da Sétima Arte, entre as quais o de Melhor Filme e Melhor Direção.  Kramer vs Kramer é um filme que deve figurar entre aqueles que você não pode morrer antes de assistir a ele. Com Dustin Hoffman num dos seus melhores papéis e Maryl Streep também num trabalho magistral, o que lhes rederam os Oscars de Melhor ator e Melhor atriz coadjuvante, respectivamente são um show à parte.

kramer-vs-kramer-1

Kramer versus Kramer é um filme que trata sobre a eterna situação de insatisfação no casamento e suas consequências, em especial, quando há um filho na relação. Robert Benton nos apresenta uma história onde a luta pela custódia do filho entre o pai, que fica com o filho por 18 meses após serem abandonados pela mulher que estava insatisfeita com a vida que estava levando, apesar de ser o pano de fundo da trama, chega quase a ficar em segundo plano diante da análise dos personagens feita de forma brilhante por Benton.

kramer-vs-kramer-2

Robert Benton consegue, nesta adaptação da obra de Avery Corman, sendo responsável pelo roteiro e direção, apresentar ao espectador, uma realidade vista pelos dois lados sem um mocinho ou um vilão, tão comum em situações desta natureza.

kramer-vs-kramer-3

A música é belíssima e os desempenhos, como já foi dito, são irreparáveis, magistrais. Sendo Benton o responsável pela adaptação e direção deste longa, ele merece todo o mérito do seu sucesso. Exceto pelos desempenhos de Hoffman e Meryl Streep, com os quais, certamente também contribuiu para tão maravilhosa criação. Até mesmo com a introdução do ator mirim Justin Henry, o filho do casal que completa a verdadeira perfeição de toda a obra.

kramer-vs-kramer-4

Uma das cenas mais lindas do filme acontece aos 40 minutos de exibição, em uma conversa entre o pai e o filho, enquanto Billy (o filho) se acomodava para dormir. Ele pergunta ao pai:

– Por isso que mamãe foi embora não é? Porque desobedeci.
– É isso que você pensa?
– Sim.
– Não foi por isso Billy. A mamãe te ama muito. E o motivo de ela ter ido embora não tem relação com você. Não sei se vai ter sentido mas vou te explicar está bem? Acho que a mamãe foi embora porque, por muito tempo, eu fiquei tentando obrigá-la a ser um tipo de pessoa, um tipo de mulher, que eu achava que ela devia ser. E ela não era daquele jeito. Ela era… Ela não era daquele jeito. E agora vejo que ela tentou tanto tempo me fazer feliz, e quando não conseguiu, ela tentou conversar comigo. Mas eu não escutei porque estava ocupado e envolvido demais. Mas acho que por dentro ela estava muito triste. A mamãe ficou aqui mais do que queria porque ela te ama. E a mamãe só não ficou mais porque ela não me aguentava Billy. Ela não foi embora por sua causa. Foi por minha causa.

kramer-vs-kramer-5

Este diálogo acontece apesar de a esposa estar lutando contra ele no tribunal para reaver a guarda do filho. Ele não se deixa envolver pelo ódio e pensa mais no filho do que em si próprio, preservando a imagem da máe para Billy, ao invés de jogá-lo contra ela como muitos pais fazem.

kramer-vs-kramer-6

Com uma música de Henry Purcell e Antônio Vivaldi, ao assistir a este filme maravilhoso você terá um verdadeiro prêmio de satisfação. De Purcell, você vai escutar a Sonata para trompete e stings, adaptada por John Kander e conduzida por Paul Gemignani e, de Vivaldi, você ouvirá o Concerto em Dó Maior para Mandolin e stings, adaptada e conduzida por Herb Harris.

kramer-vs-kramer-8

Mereceu, sem favor algum, as cinco estrelinhas possíveis e mais se houvesse.

5-estrelas-red

kramer-vs-kramer-7

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “Kramer versus Kramer – Robert Benton [Filme]

  1. Denise

    Eh um dialogo muito bom, o que vc mostrou, e se aplica a muitas pessoas, nao somente a este situacao no filme. E realmente, nao cedeu ao odio tao comum nestas situacaoes. Vi o filme ja faz muito tempo, e lembro que era emocionante. Mereceram os Oscars que receberam, com certeza. Sao dois atores fantasticos! Com certeza merecem as cinco strelas que voce deu!
    DenisesPlanet.com

Os comentários estão fechados.