Café literário – Um evento em Guaramiranga, CE

Notícias ou dicas
3
Share

Café literário em Guaramiranga, foi uma atividade artístico cultural apresentada por jovens de quatro escolas municipais da pequena e bela cidade cearense.

A postagem de hoje (ontem), estou escrevendo-a num local diferente. Estamos em Guaramiranga, cidadezinha serrana no interior do Ceará, sobre a qual já escrevi no meu blog O seu companheiro de viagem (link acessível). Estou também preparando uma nova postagem sobre  ela, com informações sobre locais para visitar para quem for conhecê-la e também novas fotos do lugar que em breve será publicada no blog acima.

cafe-literario-guaramiranga

Hoje tivemos uma agradável e inesperada surpresa aqui em Guaramiranga – CE. Estávamos sem nenhuma programação, exceto jantar e, tínhamos visto um cartaz com um aviso de que, às 19 h, no Teatro Rachel de Queiroz, haveria um Café Literário. Não sabíamos nem do que se tratava, na realidade mas, pelo título do espetáculo, deveria ser algum recital de poesias. As 18h 30 nos dirigimos para o local e, qual a nossa surpresa, ao encontrar lá, já muita gente aguardando. O mais incrível era que não era o público que imaginávamos mas, gente de todas as idades. Desde crianças de 6 a 8 anos, a jovens de 14, 15 anos e pais e avós, na faixa dos 40, 50 e 60 anos. Fiquei então a imaginar o que, na verdade, iria ser apresentado ali. Será que seria apenas um festa juvenil? O que iria ocorrer naquele local?

publico-na-rua-red
Público aguardando na entrada do teatro

No horário marcado, nada aconteceu. Tivemos mesmo vontade de ir embora e desistir do evento. Esperamos mais de 40 minutos para o espetáculo começar. E isso do lado de fora do teatro, em pé. Mas, valeu a pena esperar. O mais incrível de tudo foi que o espetáculo era um atividade escolar, uma apresentação dos alunos de quatro escolas públicas, desde o maternal até jovens do ensino médio. E o mais maravilhoso foi ver o envolvimento da comunidade com o acontecimento, principalmente levando-se em conta de que Guaramiranga é uma cidadezinha pequena, com pouco mais de cinco mil habitantes no interior do Ceará, numa segunda-feira à noite. Aquilo era inacreditável. Era um espetáculo da Secretaria de Educação do Município. Não era sequer, um episódio da Secretaria Estadual. No Recife, que é uma capital, uma das mais importantes do país, nunca tinha assistido a algo semelhante nem tampouco tive notícia sobre uma solenidade desta natureza. Foi emocionante ver aqueles jovens todos envolvidos com uma coisa daquele porte, de excelente qualidade e de tanta significação artística e cultural.

Público lotando o teatro
Público lotando o teatro

O teatro tem cerca de 200 lugares e ficou totalmente lotado, e com muita  gente sentada nos degraus ou em pé pois não havia mais cadeiras.  Bem, a qualidade da atração dispensa comentários. Foi de altíssimo nível com crianças e jovens mostrando um pouco de nossa cultura evocando obras como Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis ou Memorial Maria Moura de Rachel de Queiroz ou ainda músicas como Garota de Ipanema de Vinícius de Moraes e Construção de Chico Buarque ou peças como O pagador de promessas de Dias Gomes ou Morte e vida Severina do pernambucano João Cabral de Melo Neto.

Início da apresentação
Início da apresentação

Foi uma experiência inesquecível. A programação constou de quatro etapas. Uma a cargo da Educação Infantil que apresentou uma rememoração das três edições do Café Literário no Município. A primeira em 2013, a segunda em 2014 e a terceira de 2015. Esta atual em 2016 estava sendo a quarta vez que acontecia.

infantil1red

A segunda apresentação ficou a cargo da Escola EMEF Rodrigo de Argolo Caracas que apresentou os poemas Navio Negreiro de Castro Alves, Juca Pirama de Gonçalves Dias e Morte e vida Severina de João Cabral de Melo Neto.

padre-red

navio-negreiro

A terceira parte ficou a cargo da Escola Municipal Linha da Serra, que apresentou trechos das obras de Dias Gomes (O pagador de promessas) e de Rachel de Queiroz (O Quinze e Memorial Maria Moura).

morte-vida-severina2redA parte final ficou a cargo da Escola Prof. Júlio Holanda, que apresentou uma montagem baseada nas obras O cortiço e O mulato de Aluizio de Azevedo e Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.

morte-vida-severina1redAinda houve, no início da apresentação do espetáculo, a participação especial da diretora da Escola Prof. Júlio Holanda, Elny que apresentou uma das criações de Jorge Amado – Tieta do Agreste – fazendo a abertura do show.

Veja ao final desta postagem um álbum com diversas fotos da excelente exibição. Aos organizadores, nossos mais efusivos parabéns e, aos jovens envolvidos na atividade, muitos aplausos e votos de muito sucesso.

Ao sairmos do teatro, mais uma surpresa agradável. Saímos pensando que iríamos dormir com fome pois não havíamos jantado e, às 22h, já deveria estar tudo fechado na pequena cidade. Mas, encontramos aberta uma agradável casa de refeições localizada ao lado do teatro com uma comida deliciosa da Dona Rita que nos recebeu muito bem e nos serviu uma galinha caipira com pirão, arroz e uma deliciosa salada.

Por tudo isso, o dia de hoje (ontem) foi, de longe, o melhor dia desta viagem até o presente momento.

Observação – Na terça-feira, dia 20 pela manhã, estivemos na Escola Prof. Júlio Holanda para parabenizar a diretora da Escola, Professora Elny, que teve uma participação tão brilhante na noite de ontem. Fomos muito bem recebidos por ela com quem conversamos por cerca de 20 a 30 minutos sobre as nossas impressões sobre o espetáculo e ela, muito simpática e acolhedora, nos explicou sobre o projeto que tinha sido iniciado em 2013 e permanecia vivo até hoje. Exortamos a necessidade de aquilo não morrer com o final da gestão do atual prefeito e consequente mudança do Secretário de Educação do Município. A população precisa lutar para que o Café Literário de Guaramiranga seja, não um acontecimento da atual gestão e sim, uma atividade cultural incorporada ao calendário do Município de Guaramiranga, a exemplo do seu Festival de Teatro, cuja vigésima terceira edição aconteceu na semana anterior e já é um evento de popularidade nacional.

Observação importante:

Para deixar seu comentário, clique em “Deixe um comentário” ou “XX respostas” no topo da página, logo abaixo do título da postagem, e preencha os campos obrigatórios.  Lembre-se de preencher o campo com a soma dos valores solicitados. Isto é um catcha, isto é, um código para verificar se você não é um robô para evitar spammers.

Share

Um evento maravilhoso, que muito nos emocionou e surpreendeu com a participação de crianças e jovens da cidade de Guaramiranga, com apoio da secretaria de educação e professores das escolas.

Fiquei comovida e emocionada com esta postagem, que maravilha saber que existem iniciativas assim, e numa cidade tao pequena, onde as vezes nao esperamos isso. Que lindo foi este Cafe literario e que bonit9o o seu gesto de ir falar na outra manha com a diretora da escola! Que grata surpresa saber sobre Guaramiranga e jovens declamando Castro Alves, Joao Cabral de Melo Neto, etc., producao cultural da melhor qualidade ao inves de expor os jovens a Pokemon somente. Palmas para a escola de Guaramiranga!
Um abraco!
DenisesPlanet.com

Amei o texto, muito bem escrito.. parecia que eu estava presente. Guaramiranga, a cidade que respira e inspira arte!

3 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estava oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. Agora que foi lançada a segunda edição deste livro revista …

Share