As cariocas – Walter Hugo Khoury e outros [Filme visto há 50 anos]

Share

Título original – As cariocas

Filme nacional dividido em três histórias que falam sobre a mulher carioca. As histórias são adaptações de três contos do livro homônimo de Sérgio Porto, mais conhecido com Stanislaw Ponte Preta.

Direção – Fernando de Barros, Walter Hugo Khoury e Roberto Santos

Cada história que compõe o filme é dirigida por um diretor diferente. A primeira é dirigida por Fernando de Barros,  a segunda por Walter Hugo Khoury e a última por Roberto Santos.

Aviso

Como nas postagens anteriores referentes aos filmes aos quais assisti há 50 anos, este também já foi postado aqui no blog em junho de 2014. A exemplo das postagens que antecederam a esta, não irei transcrever as anotações do meu caderno de cinema para não ficar a postagem repetida. Deixo então abaixo, um link para quem desejar ler os comentários sobre este filme na postagem original.

Postagem anterior sobre este filme aqui no blog

Minha opinião sobre o filme

Considerei este filme formidável quando assisti a ele em 17 de janeiro de 1967 no cinema São Luiz. Era uma terça-feira e eu lhe atribuí a cotação de quatro estrelinhas. A primeira história é a mais divertida delas, embora não seja a melhor. É uma adaptação do conto “A grã-fina de Copacabana“. Norma Benguel e John Hebert dão um show de interpretação na direção segura de Fernando de Barros. Ele já tinha dirigido vários filmes quando, junto com outros dois diretores, realizou este As cariocas.

A segunda história é a mais velada, obscura, intimista, a la Antonioni. Explora o vazio, o tédio. É uma adaptação do conto “A noiva do Catete” com a bela Jacqueline Myrna. Esta segunda história é excepcional e, sem dúvida, a melhor das três.

A última história é a pior das três, embora, para a crítica especializada, ela seja a melhor. É a adaptação do conto “A desinibida de Grajaú” com Iris Bruzzi. O tema desta história, porém, é o que envolve mais crítica social. Mostra a rejeição do público a mulheres que usam roupa curta e o que elas podem sofrer por se atreverem a ir de encontro aos costumes sociais.

Dados técnicos do filme

Produção – Brasil
Ano de lançamento – 1966
Duração do filme – 1 hora e 35 minutos
Filme em preto e branco
Elenco e personagens:

Primeira História
Norma Bengell…Paula Ribeiro de Castro
John Herbert…Cid
Lilian Lemmertz
Walter Forster…Dr. Téofilo “Téo” de Carvalho
Célia Biar…Didi Carvalho
Newton Prado…Edu Ribeiro de Castro
Giedre Valeika
Guy Ditrigier
Célia Watanabe
Miguel di Pietro
Beth Barcellos
Francisco Sena
E. Hermany
Joel Ferreira

Segunda história
Jacqueline Myrna – Julia
Sérgio Hingst…Segundo amante
Vera Barreto Leite
Mário Benvenutti…primeiro amante
Francisco Di Franco (nos letreiros Francisco de Souza)…José Luiz
Ramires Orlando
José Amaral
José P. Moreira

Terceira História
Íris Bruzzi…Marlene Cardoso
Ivan De Souza
Esmeralda Barros…Tânia
Celso Guedes de Carvalho
Ruth de Souza
Zezé Macedo…participação especial como “Mulher Ciumenta” em “Paquera na Praia”
José Lewgoy…participação especial como “Bicheiro” em “Os contraventores”
Carlos Heitor Cony
Amilton Fernandes…aparição especial como “Capitão Maurício” em O Sheik de Agadir
Ankito…participação especial como “O Paquera” em “Paquera na Praia”
Sônia Clara

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share