Seduzida e abandonada – Pietro Germi [Filme visto há 50 anos e filme online]

Share

Título original – Sedotta e abbandonata

Neste filme italiano de 1964 Sedotta e abbandonata (Seduzida e abandonada), estrelado pela belíssima Stefania Sandrelli, iremos assistir a fortes críticas aos costumes sociais sicilianos que são inaceitáveis e absurdos. Sendo hoje sexta-feira, coincidiu a postagem reservada para esta data ser a de Seduzida e abandonada que você poderá ver este filme online como cortesia do Blog Verdades de um Ser.

Direção – Pietro Germi

O mesmo diretor do divertidíssimo Divórcio à italiana (1961), com o qual conquistou o Oscar de Melhor roteiro original em 1962, Pietro Germi foi também indicado ao Oscar de Melhor diretor por aquele filme. Este Seduzida e abandonada foi realizado logo a seguir o filme mencionado.

Dados técnicos sobre o filme

Produção – Itália / França = Franco Cristaldi
Direção – Pietro Germi
Em preto e branco e tela pequena
Ano de lançamento – 1964
Duração do filme – 1 hora e 55 minutos

Elenco e personagens:
Stefania Sandrelli como Agnese Ascalone
Aldo Puglisi como Peppino Califano
Saro Urzì como Don Vincenzo Ascalone
Lola Braccini como a mãe
Lando Buzzanca como Antonio Ascalone
Leopoldo Trieste como Barão Rizieri Zappalà
Lola Braccini como Amalia Califano
Umberto Spadaro como o primo Ascalone
Roteiro baseado no livro de Luciano Vincenzoni
Rocco D’Assunta como Orlando Califano
Paola Biggio  como Matilda Ascalone
Oreste Palella  como Potenza, o chefe de polícia
Lina La Galla como Francesca Ascalone
Roberta Narbonne como Rosaura Ascalone
Rosetta Urzi como Consolata, a empregada
Adelino Campardo Bisigato
Vincenzo Licata como Profumo, o agente funerário
Italia Spadaro como tia Carmela
Gustavo D’Arpe Ciarpetta, o advogado
Salvatore Fazio como padre Mariano
Roteiro Pietro Germi, Luciano Vincenzoni, Agenore Incrocci e Furio Scarpelli

Minha opinião sobre o filme

Assisti a este filme no cinema São Luiz no dia de fevereiro de 1967, um sábado. Na ocasião eu o considerei excepcional e a ele atribuí seis estrelinhas, isto é, eu o vi como uma obra-prima de Pietro Germi. O filme realmente tem um tom de original e de perfeição só encontrados em poucos filmes.

Algumas cenas são divertidíssimas e apresentam uma realidade tão absurda que é difícil acreditar que realmente são possíveis mas, Germi rtrata fielmente os costumes da sociedade siciliana da época, isto é, a década de 60 do século passado.

Ao iniciar o filme, ainda durante a apresentação dos créditos, duas mulheres, totalmente vestidas de preto, Agnese (Stefania Sandrelli) e a empregada (Rosetta Urzi), caminham pela rua de uma pequena cidade siciliana. Durante esta caminhada, um cantor canta uma música cuja letra introduz o espectador na história que iria ser narrada da família Ascalone. A seguir, transcrevo a letra desta.

Letra da música que é cantada na apresentação dos créditos iniciais

“Deixe-me cantar a história de uma família. Os Ascalones, tão severos e austeros. Você vai querer me chamar de mentiroso mas, à verdade, juro que serei fiel. A outrora orgulhosa família Ascalone, encontrou-se em estado de desgraça, pelo noivo de Matilda, Peppino, ter dado em sua irmã, um abraço luxurioso. Pobre Agnese, queimando de remorso, visitou o padre local para confessar o seu pecado mortal diante de Deus e de sua culpa se libertar.”

A música para exatamente na hora em que Agnese chega ao confessionário para se confessar com o padre local. Aproximadamente na metade do filme, o cantor volta a cantar para concluir a música que iniciara. A seguir, transcrevo mais uma vez a letra.

Parte final da letra da música

“Don Vizenzo incosolável, atormentado e dolorosamente triste, quando ele soube o que aconteceu, praticamente ficou louco. Ascalone cheio de fúria, com tanta pressa que seus nervos saltam. Loucamente correu para saber a opinião de seu primo advogado.”

O Peppino é um crápula, um nojento e, até ele próprio o afirma contemplando-se num espelho em seu quarto após a investida na adolescente irmã de sua noiva enquanto esta dormia no sofá. Aquela transa, transforma totalmente a vida de Agnese e de sua família pois, para a sociedade siciliana, relacionamento sexual antes do casamento é um crime indesculpável e, a mulher que a esta situação se submete é uma puta e não merece respeito.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Instrução adicional

Para assistir aos filmes deste blog você deverá estar inscrita(o) no Vk, site onde estão hospedados todos os filmes que aqui são disponibilizados. Após o registro no Vk , que você só precisa fazer uma vez, sempre que você for assistir a algum filme deverá primeiro fazer o login com seu email ou telefone registrado e a senha usada no registro. Para se registrar ou fazer login, acesse o link ao lado. Registro no Vk.

Para assistir ao filme abaixo, após ter feito o login no Vk, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Recomendações

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” ou “xx resposta(s)” no início da postagem no canto superior esquerdo. Boa diversão.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “Seduzida e abandonada – Pietro Germi [Filme visto há 50 anos e filme online]

  1. Lilly

    Hi there, You’ve done a fantastic job. I’ll certainly digg it and personally
    suggest to my friends. I am confident they’ll be benefited from this site.

Os comentários estão fechados.