Os indiferentes – Francesco Maselli [Filme visto há 50 anos]

Share

Título original – Gli indifferenti

Os infiferentes (Gli indifferenti) é um filme realizado por Francesco Maselli e lançado em 1963 estrelado pela belíssima e inigualável Claudia Cardinale.

Direção – Francesco Maselli

Francesco Maselli é o responsável por esta obra-prima do cinema italiano. Seu primeiro grande sucesso foi Os delfins (1960), também com Claudia Cardinale.

Aviso

Este filme já foi postado anteriormente aqui no blog e, consequentemente, não irei reproduzir o conteúdo do que escrevi originalmente mas, você poderá (e deverá) ler pois eu falo muitas coisas sobre ele na postagem primitiva. Para ler o que escrevi antes, basta clicar no link abaixo e, recomendo que o faça.

Postagem anterior deste filme

Assisti a este filme duas vezes no cinema. A primeira, no cinema Art Palácio, em 1965, no dia 20 de novembro, um sábado. A segunda, no cinema São Luiz no dia 11 de fevereiro de 1967, também num sábado. Na primeira vez eu o considerei apenas bom, atribuindo-lhe três estrelinhas e meia. Na segunda vez, foram seis estrelinhas e a cotação de excepcional. Ele foi o melhor filme do mês de fevereiro e o Melhor filme de 1967.

Como escrevi naquela época, embora já o tivesse visto em 65 no Art Palácio, não dei, na época, o valor que merecia, (tinha apenas 14 anos quando assisti a ele pela primeira vez), não só como filme, como também a presença de Claudia Cardinale, por quem fiquei com uma espécie de paixão de alguns meses para cá.

Tendo em vista a grande diferença de cotações (de 3½ estrelinhas para seis) resolvi anotar novamente este filme no caderno. Foi como se fosse outro filme. Dos filmes com Claudia Cardinale a que assisti, este é o que ela está mais linda.

Dados técnicos sobre o filme

Produção – Itália
Ano de lançamento – 1964
Duração do filme – 1 hora e 30 minutos
Roteiro baseado no livro de Alberto Monravia
Elenco e personagens:
Claudia Cardinale … Carla
Rod Steiger … Leo
Shelley Winters … Lisa
Tomas Milian … Michele
Paulette Goddard … Mariagrazia
e ainda: Consalvo Dell’Arti, Adriana Facchetti, Aurelio Marconi e Bruno Scipioni

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “Os indiferentes – Francesco Maselli [Filme visto há 50 anos]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *