Júlio César – Joseph L. Mankiewicz [Filme visto há 50 anos]

Share

Direção – Joseph L. Mankiewicz

O mesmo diretor de A malvada (1950) e Cleópatra (1963), Joseph L. Mankiewicz era um diretor norte-americano de longa carreira e muitas vezes premiado. Estreou como roteirista em 1929 no filme The Dummy (Assim falou o mudo). Só com o filme A malvada ele recebeu os Oscars de Melhor Diretor, de Melhor roteiro adaptado e de Melhor filme; o prêmio de Melhor diretor do Directors guilde of America award; o prêmio de Melhor diretor do New York film critics circle awards e o Globo de Ouro pelo Melhor roteiro.

Título original – Julius Caesar

Com um roteiro adaptado da peça homônima de William Shakespeare, Julius Caesar é um filme norte-americano lançado em 1953, quando ganhou o Prêmio Bodil, um prêmio instituído pela Dinamarca desde1948, pelo Melhor Filme americano.

Minha opinião sobre o filme

Assisti a este filme no Cinema de Arte Coliseu no dia 19 de março de 1967, um domingo. Considerei-o ótimo e atribuí quatro estrelinhas na sua cotação artística, tendo arbitrado a cotação moral para Adolescentes.

Dados técnicos do filme

Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 1953
Duração do filme – 2 horas
Gênero – Drama psicológico de ação
Preto e branco em tela pequena
Roteiro – John L. Mankiewicz (baseado na peça de Shakespeare)
Elenco e personagens:
Marlon Brando como Marco António
James Mason como Brutus
John Gielgud como Cássio
Louis Calhern como Júlio César
Edmond O’Brien como Casca
Greer Garson como Calpúrnia
Deborah Kerr como Pórcia
George Macready como Marulo
Michael Pate como Flávio
Richard Hale como Adivinho
Alan Napier como Cícero
John Hoyt como Décio Bruto
Tom Powers como Metelo Cimbro
William Cottrell como Cina
Jack Raine como Trebônio

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *