Minhas verdades através dos filmes
2
Share

Aqui relaciono a segunda parte dos filmes que vi no cinema há 51 anos. Estes correspondem aos filmes vistos no segundo semestre de 1965, entre os dias 01 de julho e 30 de setembro. Foram 30 filmes nesse período.

Obs. – As contações atribuídas nesta relação são as que foram dadas há 51 anos, quando eu tinha 14 anos de idade.

1. O abismo de um sonho
abismo_sonhoUm casal recém-casado chega a Roma para a lua-de-mel. O marido tem um tio muito influente na cidade, e conseguiu para os dois uma audiência com o Papa. Sua jovem esposa tem outros planos e vai a uma produtora de fotonovelas entregar um presente para seu herói predileto, o Sheik Branco, que a convida para ir ao set de filmagens, fora da cidade. [Fonte Cineplayers] Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 05/07, um sábado. Cotação – 2½  estrelas.

 

 

2. Anna
anna-capaAnna é uma freira que trabalha como enfermeira em um hospital público em Milão, onde ela é muito querida por médicos e pacientes por sua doçura, diligência e zelo que coloca em seu trabalho. Durante o filme, no entanto, ela descobriu sua antiga vida como cantora e dançarina no amor correspondido, de um homem, Andrea, com quem ela deveria se casar e os motivos que levaram à nova opção de vida. Assisti a este filme no Cinema Trianon, no dia 04/07, um domingo. Cotação – 3½  estrelas.

 

 

3. Um amor de vizinho
um amor de vizinho capaChristine é uma bela e bem sucedida mulher, que tem um grande problema: Jeff, seu vizinho. Ela e o noivo planejam expandir o apartamento transformando-o em um duplex, mas Jeff se recusa a deixar o apartamento logo acima ao dela. Jeff recebe um convite de casamento de sua ex-mulher. Não quererendo mostrar que está sozinho, ele propõe a Christine um acordo: se ela fosse com ele à cerimônia, ele devolveria o apartamento alugado. [Fonte – Eu adoro cinema] Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 08/07, uma quinta-feira. Cotação – 5 estrelas.

 

 

4. Marnie, confissões de uma ladra
marnieMarnie Edgar (Tippi Hedren) é uma mentirosa e ladra que consegue um trabalho como secretária em uma firma. Ela tenta dar um golpe na empresa, mas é flagrada pelo seu chefe Mark Rutland (Sean Connery), que se apaixona pela mulher. Rutland resolve investigar o passado de Marnie, buscando descobrir as razões para a sua compulsão cleptomaníaca. [Fonte – Adoro cinema] Assisti no Ciienema Moderno, no dia 14/07, uma quarta-feira. Cotação – 5 estrelas.

 

5. Os reis do iê, iê, iê
reis do ie ie ieO ano é 1964 e a Beatlemania está no seu auge. Os quatro rapazes de Liverpool estão a ponto de mudar o mundo da música – se conseguirem deixar o quarto do hotel onde estão hospedados. Enfrentando produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos, Paul, John, George e Ringo buscam de todas as maneiras se divertir e ao mesmo tempo cumprir seus compromissos firmados. [Fonte – Adoro cinema] Assisti no Cinema Art-Palácio, no dia 18/07, um domingo. Cotação – 4 estrelas.

 

 

dr-fantastico6. Dr. Fantástico
Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos “vermelhos”. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial. Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 18/07, um domingo. Cotação – 2½  estrelas.

 

 

7. O maior espetáculo da Terra
maior-espetaculo-da-terraO gerente Brad contrata trapezista internacional para garantir os lucros evitaando que seu circo não conclua a temporada. A inclusão deste trapezista acaba criando um conflito com a trapezista Holly, apaixonada por Brad, que começa a competir perigosamente com o astro recém-contratado. Mas este não é o único problema de Brad: além dos caprichos dos outros artistas, tem que lidar também com assaltantes, trapaceiros e animais selvagens doentes. Assisti a este filme no Cinema Duarte Coelho (Olinda), no dia 18/07, um domingo. Cotação – 4½  estrelas.

 

 

8. Monsieur Congnac
Monsieur Cognac capaEm Paris, um músico de jazz, é um americano que está se apresentando na cidade. Lá ele conhece um astro da TV francesa, Monsieur Cognac, um poodle que adora fugir para beber, o que deixa sua dona e o seu pai em pânico, pois se um escândalo vier à tona, pode acabar com a carreira de Cognac e também com a deles. [Fonte – Adoro cinema] Assisti a este filme no Cinema Moderno, no dia 25/07, um domingo. Cotação – 3 estrelas.

 

 

9. A voz do sangue
voz do sangueFamoso bandido durante a Guerra Civil da Espanha, Manuel Artiguez volta ao país após vinte anos de exílio na França, devido à problemas de saúde de sua mãe. Apesar de ter se passado tanto tempo, o policial Vinolas, seu maior inimigo que nunca desistiu de capturá-lo, resolve aproveitar a situação para prender Artiguez, mas não imagina que ele está lhe preparando um armadilha. [Fonte – Adoro cinema]  Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 29/07, um quinta-feira. Cotação – 4 estrelas.

 

 

10. A lenda de Enéas
lenda de eneasNo ano X da Guerra de Tróia, Enéas e Paris sucedem Hector como os comandantes dos poderosos exércitos de Tróia. Como  inimigo, eles tem Ulisses, que desenvolveu uma estratégia através da qual, ele e todos os seus homens conseguirão passar escondidos pelos imensos e indestrutíveis portões de Tróia. Nesta grande obra do diretor Giorgio Ferroni, é contada uma das maiores histórias que a humanidade já conheceu – A Lenda de Enéas – e de um dos maiores e mais inteligentes truques de guerra já inventados, que resultou na mais importante vitória da história da Grécia: o imponente Cavalo de Tróia. [Fonte – Filmes épicos] Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 29/07, um domingo. Cotação – 3 estrelas.

 

 

11. O esquadrão da morte
esquadrao da morte capaUma unidade do exército norte-americano é detida atrás das linhas alemãs em uma pequena cidade por um contra-ataque fornecendo aos alemães informações militares. [Fonte- Memória da fama]  Obervação: Este filme não tem nenhuma ligação com o famoso Esquadrão da Morte do Brasil, sobre o qual foram realizados dois filmes. Assisti a este filme no Cinema Trianon, no dia 01/08, um domingo. Cotação – 3½  estrelas.

 

 

 

12. O vingador dos mares
vingador dos maresEm 1797, o comandante do veleiro de guerra britânico chamado HMS Avenger ou “Vingador” alista o jovem marinheiro de um navio mercante chamado Billy Budd. Billy é amigável com todos e um eficiente marujo, logo sendo promovido a chefe dos grumetes. John Claggar, o mestre-de-armas do navio, aplica castigos físicos com frequência nos tripulantes e, apesar de contrariados, os outros oficiais não intercedem para não afetarem a disciplina. Um motim dá ao filme o fio da história.  Assisti no Cinema Art-Palácio, no dia 08/08, um domingo. Cotação – 4½  estrelas.

 

 

Irma_la_Douce13. Irma, La Douce
Nestor é um policial honesto de Paris que se apaixona por Irma, uma prostituta que ele conhece no serviço. Após ser demitido da polícia por não aceitar participar do acordo entre prostitutas, cafetões e policiais, ele vem a se tornar o cafetão de Irma, mas não quer que ela se encontre com nenhum homem que não seja ele.  [Fonte – Wikipédia] Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 18/08, uma quarta-feira. Cotação – 5 estrelas.

 

 

14. O preço de um prazer
preço de um prazerNova York. Um casal italo-americano se reencontra quando Angie, uma operária, procura um trompetista, Rocky, para lhe dizer que está grávida e que precisa de sua ajuda para conseguir um médico que faça um aborto. Deste momento em diante os dois vivem uma relação no qual a tensão do momento é o fator predominante. [Fonte – Adoro cinema] Assisti no Cinema Trianon, no dia 22/08, um domingo. Cotação – 4 estrelas.

 

 

 

zorba15. Zorba, o grego
Um escritor inglês pega um navio, pois vai até Creta trabalhar em uma mina que herdou do pai. Conhece Alexis Zorba, um camponês grego que quer trabalhar na mina. Os dois se hospedam em num pequeno hotel administrado por uma velha prostituta francesa que é cortejada por Zorba, que encoraja o amigo escritor a dar atenção a uma bela viúva, que é muito desejada pelos homens do local. [Fonte – Adoro cinema] Assisti a este filme no Cinema Moderno, no dia 25/08, uma quinta-feira. Cotação – 4 estrelas.

 

 

16. O círculo vermelho
circulo vermelhoNa prisão de Toulouse, na França, está prestes se executar uma sentença de morte. Por um descuido do carrasco, que deixou um prego na guilhotina, a vida do réu é salva. Onze anos mais tarde, uma onda de chantagem que assola Londres, faz os cidadãos de boa reputação receberem uma carta de extorsão onde se imprimiu um círculo vermelho. Os que não cedem à chantagem ou avisam à polícia são friamente assassinados e, ao lado de cada vítima, é deixado um pedaço de papel com um círculo vermelho impresso. [Fonte – Full TV]  Assisti no Cinema Trianon, no dia 11/09, um sábado. Cotação – 4 estrelas.

 

 

17. O rolls royce amarelo
ROLLS ROYCEEm três histórias diferentes e em tempos distantes, um luxuoso Rolls Royce amarelo testemunha histórias de amor e traições envolvidas pelos seus donos: um aristocrata Inglês enganado por sua esposa francesa, um gangster de Chicago, que passa as férias na Itália com sua noiva, e um destemido milionário americano. [Fonte – Adoro cinema]  Assisti no Cinema São Luiz, no dia 19/09, um sábado. Cotação – 4½  estrelas.

 

 

 

mulher de palha18. A mulher de palha
Um idoso milionário, Charles Richmond, é odiado por todos, em razão de seu comportamento extremamente prepotente. Seu sobrinho Anthony Richmond arquiteta um plano para Maria Marcello, a enfermeira do tio, se casar com ele. Ela ficará rica e, quando o marido morrer, Anthony receberá um milhão de libras por arquitetar o plano. Mas algumas coisas não acontecem como o planejado. [Fonte – Adoro cinema] Assisti a este filme no Cinema São Luiz, no dia 19/09, um domingo. Cotação – 5 estrelas.

 

 

19. Pistoleiros da casa grande
Quando um jogador ganha uma fazenda de gado mexicana em um jogo de pôquer, ele planeja se dirigir do Rio Grande ao Texas, vender o gado e deixar o rancho para trás. Tendo contratado mão de obra local, durante a viagem, descobre que planejam enganá-lo. Assisti ao filme no Cinema Central (Afogados), no dia 21/09, uma terça-feira. Cotação – 3½  estrelas.

 

 

20. À sombra de uma fraude

Um acidente aéreo seguido do desaparecimento do piloto é forjado por Rex Black e sua esposa, Stella, para solicitar o dinheiro do seguro. Após o golpe, o casal marca de se encontrar na Espanha. Lá, Stella se passa por uma milionária australiana. Rex planeja mais uma fraude, mas é surpreendido pela chegada de Stephen Maddux, funcionário da companhia seguradora, aparentemente de férias, que parece estar seguindo-os.
Assisti a este filme no Cine-Capricho (Afogados), no dia 21/09, uma terça-feira. Cotação – 4½  estrelas.

 

 

21. Almas mortas
Assisti no Cinema Ideal no dia 22/09, uma quarta-feira

22. O falso traidor
Assisti no Cinema Eldorado no dia 22/09, uma quarta-feira

23. Lilith
Assisti no Cinema Moderno no dia 23/09, uma quinta-feira

24. O diário de uma camareira
Assisti no Cinema São Luís no dia 25/09, um sábado

25. Cidade sem compaixão
Assisti no Cinema Cordeiro no dia 25/09, um sábado

26. As sete espadas do vingador
Assisti no Cinema São Luís no dia 26/09, um domingo

27. Noites de Casablanca
Assisti no Cinema São Luís no dia 26/09, um domingo

28. Os legendários vikings
Assisti no Cinema Duarte Coelho no dia 26/09, um domingo

29. O milagre de Anne Sullivan
Assisti no Cinema Trianon no dia 28/09, uma terça-feira

30. A queda do império romano
Assisti no Cinema Art-Palácio no dia 28/09, uma terça-feira

Veja as partes I e III desta postagem para conhecer os filmes que vi no primeiro semestre de 1965 e a segunda metade do segundo semestre de 1965. A seguir, links para estas postagens.

Share

Nossa, tantos filmes maravilhosos e com as datas, quando vistos! Aaaamo cinema, vi muitos destes filmes, mas nao todos, e adoraria ver alguns – os 3 primeiros com certeza!
DenisesPlanet.com

Normally I don’t learn article on blogs, however I wish to
say that this write-up very forced me to try and do
it! Your writing style has been amazed me.

Thanks, quite nice article.

2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share