Mas que pena, teria tudo para ser um livro bom, mas se torna chato e repetitivo. Estava com vontade de ler algum do 5, com titulo mais ressonante comigo, mas nao vou nao… ja vi que serao todos iguais! Um abraco e obrigada pela resenha!
DenisesPlanet.com
O Mestre da Vida – Augusto Cury [Livro]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos livros
- Tags: análise da inteligência de Cristo, aspectos religiosos, Augusto Cury, conduta de Cristo, cristianismo, Jesus Cristo, julgamento de Cristo, personalidade e missão, psicologia, resenha, Resenha do livro O mestre da vida, volume 3 da coleção Análise da inteligência de Cristo
Estrutura do Mestre da Vida
Com um prefácio do próprio autor, Augusto Cury inicia o terceiro volume da série sobre o Mestre dos Mestres – Jesus. Neste volume ele analisa a vida de Cristo desde as causas de seu julgamento até o momento em que Ele deixa a casa de Pilatos para iniciar seu suplício, já sentenciado, carregando uma cruz rumo ao Gólgota.
O Mestre da vida, Augusto Cury, Sextante, RJ, 2012, 139p.
“É um livro meio repetitivo. E olhe que é o primeiro que leio da coleção que são cinco livros. Tenho todos eles mas comecei pelo terceiro.” Foi assim que registrei minha primeira impressão do livro no Skoob.
A Coleção Análise da Inteligência de Cristo
Enumero a seguir os cinco livros da coleção Análise da inteligência de Cristo. Os volumes que já tiverem neste blog uma resenha, terão um link para a mesma.
- O Mestre dos mestres
- O Mestre da sensibilidade
- O Mestre da vida
- O Mestre do amor
- O Mestre inesquecível
O Mestre da Vida – Augusto Cury
O Mestre da vida, Augusto Cury, RJ, Sextante, 2012, 144p.
O que é impressionante são os artifícios que o autor utiliza para dizer a mesma coisa em 20, 30 páginas diferentes. E isso termina cansando porque você vê que a coisa não sai do lugar. É como uma ladainha repetitiva, andando em círculos. A certa altura da leitura, escrevi o seguinte no Skoob:
“Não sei se vou aguentar ler até o final. Tá valendo mais pela capacidade de o autor escrever a mesma coisa de mil maneiras diferentes em cada página do que pelo conteúdo.”
“É quase inacreditável que alguém possa escrever tantas páginas sobre um mesmo tema sem repetir as mesmas palavras ou o mesmo assunto. Nisso Augusto Cury é genial embora o livro seja muito chato.”
Mas não gosto de abandonar livros sem concluir a leitura. Mesmo ruim, costumo ler até o final pois, pode em algum momento mudar, surprender. O livro fala sobre o que aconteceu com Jesus entre a sua prisão e a sua condenação à morte, passando por todos os acontecimentos durante o seu julgamento.
Impressão equivocada
Perto do final, ou melhor, no final da segunda terça parte do livro, eu comecei a mudar de opinião e acreditei que iria melhorar a leitura. Ledo engano. No início da última terça parte assim escrevi no Skoob:
“Até que estava melhorando por algumas colocações do autor sobre Jesus mas, a partir de determinado ponto (p. 106) quando o autor resolve provar a existência de Deus, ele perde completamente a noção de bom-senso. Lamentavelmente, envereda pelo caminho da tentativa de provar uma tese usando argumentos totalmente estapafúrdios, sem nenhum fundamento ou sustentação. Não estou dizendo com isso que não acredito em Deus ou que não se pode provar a sua existência. Refiro-me, exclusivamente, à forma como o autor resolveu provar a existência de Deus. Seus argumentos são totalmente insustentáveis. A lógica usada é pueril. Não vou entrar em pormenores aqui pois foge ao objetivo do texto mas, foi lamentável o que encontrei. Pensei seriamente em baixar a cotação para 1 mas, apesar de tudo, o livro tem alguns valores. Poucos, mas tem. Não recomendo sua leitura.”
Augusto Cury
Augusto Cury é um brasileiro, médico, psiquiatra, psicanalista, psicoterapeuta, professor e escritor além de conferencista. Nascido em outubro de 1958. Criou a Teoria da Inteligência Multifocal. Já publicou perto de 50 livros sendo um dos autores brasieiros mais lidos da atualidade. “Já vendeu mais de 25 milhões de exemplares só no Brasil, tendo seus livros sido publicados em mais de 70 países” segundo a Wikipédia. De acordo com a Folha de São Paulo e pela revista Isto é, “foi o escritor mais lido na última década no Brasil.” (2000/2010)
Seus livros mais conhecidos são: Pais brilhantes, professores fascinantes (2003), Nunca desista de seus sonhos (2004) e os cinco livros da Coleção Análise da Inteligência de Cristo (2006).
Mereceu duas estrelinhas.