Minhas verdades através dos livros
2
Share

Augusto Cury

Análise da Inteligência de Cristo, volume 1

O Mestre dos Mestres, de Augusto Cury, é o primeiro livro de uma coleção a respeito de uma cuidadosa e acurada análise da Inteligência de Cristo. Neste primeiro livro da Coleção surpreendente e inédita na História da Humanidade. Augusto Cury nasceu em São Paulo, na cidade de Colina. É médico-psiquiatra e psicólogo. Escritor com vários livros publicados.

Seus livros, segundo a Wikipédia, foram publicados em mais de 70 países, já tendo vendido, só no Brasil, mais de 25 mlhões de exemplares. Palestrante de renome, Augusto Cury é o autor da Teoria da Inteligência Multifocal. Dentre os seus livros mais famosos, estão, além dos livros que compõem esta Coleção da Análise da Inteligência de Cristo, também “Pais brilhantes, professores fascinantes” (2003), “Nunca desista de seus sonhos“(2004) e “O Vendedor de Sonhos” (2008). Com este último, ganhou o Prêmio de Melhor Ficção em 2009 e teve o livro transformado em filme em 2016 por Jayme Monjardim.

Augusto Cury

O Mestre dos Mestres – Augusto Cury

O Mestre dos Mestres de Augusto Cury é constituído por Prefácio e 12 capítulos ao longo de 192 páginas surpreendentes. Poucas vezes na vida li algo tão marcante e surpreendente quanto este livro. Havia já escrito uma outra resenha sobre um outro livro desta mesma coleção, e não foi nada favorável esta apreciação. Inclusive, houve uma moça que deixou em um comentário de que aquilo que escrevi desanimou ela a ponto de desistir de ler algum livro da coleção. O que foi lamentável. Este livro ao qual me refiro aqui é o terceiro livro da Coleção, O Mestre da Vida. Leia o que escrevi lá para ver o contraste entre o que estou escrevendo nesta postagem e o que foi rabiscado naquela. Basta clicar no link acima.

Augusto Cury

Editora Sextante

Capa comum ‏ : ‎ 192 páginas
Ano de lançamento – 2011
ISBN-10 ‏ : ‎ 8575422294
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8575422298
Dimensões ‏ : ‎ 20.6 x 13.8 x 1.6 cm

A Coleção da Análise da Inteligência de Cristo

A Coleção é formada por cinco livros a saber:

  1. O Mestre dos Mestres – Jesus, o maior educador da história (2011)
  2. O Mestre da Sensibilidade – Jesus, o maior especialista no território da emoção (2012)
  3. O Mestre da Vida – Jesus, o maior semeador de alegria, liberdade e esperança (2012)
  4. O Mestre do Amor – Jesus, o maior exemplo de sabedoria, perseverança e compaixão (2012)
  5. O Mestre Inesquecível – Jesus, o maior formador de pensadores da história (2011)

Minha opinião sobre O Mestre dos Mestres – Augusto Cury

Augusto Cury ao criar esta coleção, foi um iluminado. E, portanto, em virtude dela também ficou rico. Mas esse não é o fato mais relevante. O que merece grande destaque nesta Coleção iniciada por este volume num total de cinco, é que esta obra é, sem dúvida alguma, um resgate feito pela ciência, como diz o autor em certo trecho do livro, de uma dívida que ela tinha com o Mestre dos Mestres. Isso é magnífico!

Ele afirma que a ciência estava, até então, com uma dívida com Jesus. E qual a razão desta dívida? Em conclusão, temos que, apesar da grandiosidade da personalidade do Mestre dos Mestres, do simples carpinteiro de Nazaré, Jesus foi um ser inigualável, e cheio de ensinamentos para serem repassados para a humanidade. E a ciência, que já estudou tantas coisas mais obscuras e escondidas, nunca se deteve para estudar esta personalidade especial.

A quantidade de trechos do livro que destaquei, chega a me lembrar o livro do Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint Exupéry, pois neste livro, quando comecei a destacar algumas frases importantes, e que eu devia chamar a atenção sobre elas, ficaram bem mais fáceis de encontrar. Mas, na medida que fui fazendo novas leituras, e foram mais de cem que eu fiz ao longo de minha vida, o livro ficou de tal modo grifado, que era mais fácil encontrar o que não estava destacado.

Filósofos que não se comparam a Jesus Cristo

Ele cita uma boa quantidade de homens que brilharam na inteligência como Tomás de Aquino, Agostinho, Hume, Bacon, Spinoza, Kant, Descartes, Galileu, Voltaire, Rosseau, Shakespeare, Hegel, Marx, Newton, Max Well, Gandhi, Freud, Habermas, Heidegger, Curt Lewin, Einstein, Vikt9r Frank., mas nenhum deles se compara com Cristo.

Como se expressa Cury, ficam pequenos. frente a Cristo, “discursava sobre o amor no seu mais poético sentido“.

Você pode ouvir todo o livro lido por um Youtuber com uma boa voz no link abaixo. Ou pode baixar o livro em PDF ou no formato ePUB ou Mobi (Kindle) no link abaixo referente ao site Lê Livros.

Citações de Augusto Cury no livro

O autor para escrever esta coleção maravilhosa, baseou-se, principalmente, nos quatro evangelhos. Segundo ele, “há até hoje 5 mil manuscritos do Novo Testamento, (…).  Há aproximadamente 75 fragmentos datados desde 135 d.C. até o século VIII. Todos esses dados, acrescidos ao trabalho intelectual produzido pelos estudiosos da paleografia, arqueologia e crítica textual, nos asseguram de que possuímos um texto fidedigno do Novo Testamento, que contém as quatro biografias de Cristo, os quatro evengelhos.” Segundo o próprio Cury, ele usou várias versões dos evangelhos para esse estudo. Disse ele que “precisava saber se estava analisando a inteligência de uma pessoa real ou imaginária.

Ainda citando o autor, escreveu Cury: “Estas pesquisas poderiam me conduzir a três caminhos: a permanecer na dúvida, a me convencer de que Cristo foi o fruto mais espetacular da imaginação humana, ou me convencer de que realmente ele tinha existido, de que de fato foi uma pessoa real que andou e respirou nesta terra.

Chegou ele a uma conclusão, “que demonstrou como se fosse uma tese” ao longo desta coleção.

Prova da seriedade do livro de Augusto Cury

Transcrevo ainda a seguir, o que o autor escreveu nesta apresentação, pois julto importantíssimo este destaque para as pessoas que vierem a ler esta resenha, tenham conhecimento de que não é um mero rabisco sobre a vida ou história do Mestre dos Mestres. É um estudo sério e mais bem elaborado que já li até hoje. Assim, vejam o que ele escreveu:

Se estudarmos as intenções conscientes e inconscientes dos autores dos evangelhos, constataremos que eles não tinham a intenção de fundar uma filosofia de vida, de promover um herói político, de construir um líder religioso nem um homem diante do qual o mundo deveria se curvar. Eles queriam apenas descrever uma pessoa incomum que mudou completamente a vida deles.”

(…)

Dois dos autores dos evangelhos eram discipulos íntimos de Cristo (Mateus e João). O evangelho de Marcos foi escrito baseado provavelmente nos relatos de Pedro: Marcos era tão íntimo de Pedro que foi considerado como um filho para ele.” (CURY, Augusto – in O Mestre dos Mestres, Ed. Sextante, RJ, 2011)

Teria muitas outras citações a fazer, mas para não prolongar muito, vou parar por aqui e deixar que você próprio descubra o que tem de bom neste livro. Mereceu sem favor, cinco estrelinhas.

FONTES:

Wikipédia – https://pt.wikipedia.org/wiki/

Coleção Análise da Inteligência de Cristo – https://sextante.com.br/livros/colecao-analise-da-inteligencia-de-cristo/

IMDb – O Vendedor de Sonhos – https://www.imdb.com/title/tt5496926/

O Mestre dos Mestres em áudio – https://youtu.be/jnmcpQ_VSfk

Lê Livros – https://lelivros.love/book/

Share
2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estava oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. Agora que foi lançada a segunda edição deste livro revista …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share