O magnífico traído – Antonio Pietrangeli [Filme visto há 50 anos e Filme online]

Filme visto há 50 anos
Share

Título original – Il magnifico cornuto

O filme online desta sexta, dia 11 de janeiro é O magnífico traído (Il magnifico cornuto) que é estrelado pela belíssima Claudia Cardinale.

Com um roteiro de Ettore Scolla e outros, Il magnifco cornuto é um filme baseado no livro Le cocu magnifique de Fernand Crommelynck e mostra a futilidade e os costumes da sociedade burguesa italiana.

Direção – Antônio Pietrangeli

Do mesmo diretor de Conheço bem essa moça (1965), Antônio Pietrangeli realizou com este filme o melhor trabalho de sua vida. Ele começou sua carreira como crítico de cinema e posteriormente como assistente de direção. Foi considerado o Diretor das Mulheres, havendo inclusive uma tese de doutorado em filosofia de autoria de Emma K. Van Ness explicando este cognome.

Resumo do filme

Andrea (Ugo Tognazzi) é um chapeleiro muito bem sucedido, casado com a belíssima Maria Grazia (Claudia Cardinale) e dono de uma casa espetacular com muitos empregados. Vivia bem com a esposa até que, um belo dia, ele trai sua bela Maria Grazia com Cristiana, esposa de um amigo. Após esse episódio ele fica angustiado e se questionando como que Cristiana conseguia manter uma relação tão boa com o marido que não desconfiava de nada. Ela dizia que amava o marido mas também o traia frequentemente com outros homens. Ele queria entender como isso era possível pois, se acaso fosse com Maria Grazia, ele logo desconfiaria.

Mas, fica também se perguntando, se ela não estaria fazendo também a  mesma coisa. E fica desesperado. A partir de então, Andrea passa a procurar indícios de que Maria Grazia, que era muito cobiçada por todos, não estivesse também lhe traindo. E as situações mais hilárias são descortinadas para o espectador. Maria Grazia era, claramente, uma esposa fiel e dedicada mas, a obsessão de Andrea chega a tal ponto que ela termina sendo obrigada a admitir a traição com o arquiteto que estava fazendo a reforma da casa.

E, no dia em que Andrea bate com o carro e fica convalescente, Maria Grazia acaba por trair realmente o marido com o médico que vem tratar dele. E, desde então, vive uma vida semelhante à de Cristiana. E Andrea de nada desconfia pois, na sua obsessão de vigiar a esposa, num telefonema interceptado dela para o arquiteto, chega à conclusão que a esposa era fiel.

Maria Grazia  liga para o arquiteto para desculpar-se por tê-lo envolvido numa situação vexatória. Tivera que dizer ao marido que o traia com ele, e o arquiteto fica indignado, fazendo com que Andrea tenha certeza da fidelidade da esposa.

Dados técnicos do filme

Produção – Itália e França
Ano de lançamento – 1964
Duração do filme – 1 hora e 56 minutos
Música – Armando Trovajoli
Roteiro – Ettore Scola, Diego Fabbri, Ruggero Maccari, Stefano Strucchi
Gênero – Comédia satírica romântico psicológica com cenas de drama e crítica.
Elenco e personagens:
Claudia Cardinale como Maria Grazia
Bernard Blier como Mariotti
Ugo Tognazzi como Andrea Artusi
Michèle Girardon como Cristiana
Domenico Ravenna como o amigo de Andrea
Gian Maria Volonté como o Assessor
José Luis de Villalonga como o Presidente
Paul Guers como Gabriele
Susy Andersen como Wanda Mariotti

Minha opinião sobre o filme

Assisti a este filme no dia 27 de janeiro de 1967 no cinema Eldorado, em Afogados, bairro do Recife. Era uma sexta-feira. Considerei o filme excepcional, atribuindo-lhe seis estrelinhas.  A cotação moral que lhe impus foi a de adultos de sólida formação. Este filme, a exemplo do De olhos vendados, só pelo fato de ser com Claudia Cardinale, já o tornaria um filme diferente. Mas não é só por isso que o filme foi considerado com mais estrelas do que o máximo. Ele realmente tem algo de excepcional. Pietrangeli consegue dirigir o filme dando-lhe um rítimo ágil e com tomadas de câmera bem marcantes.

Os protagonistas (Claudia Cardinale e Ugo Tognazzi), assim como alguns coadjuvantes, desempenham seus papeis com segurança e de forma convincente. O roteiro é bem criativo e as situações nas quais Tognazzi se insere são muito divertidas.

Apesar do filme ser em preto e branco, todas as cores de um cenário machista de uma sociedade burguesa preocupada com coisas insignificantes e com aparência de as mil maravilhas, são transmitidas ao espectador.

O ciúme doentio de Andrea, que criticava o amigo cornudo termina voltando-se contra ele próprio que, depois, transforma-se no maior representante da classe dos traídos. Uma frase que Cristiana diz a ele ilustra muito bem o que acontece em geral. Ela diz que os homens só desconfiam das mulheres que são inocentes. E é exatamente assim que acontece. Na hora em que ele para de desconfiar de Maria Grazia, é justamente, quando ela começa a traí-lo.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Para assistir a um dos filmes da relação, cuja numeração inicia em F-131 e seguirá depois com F-132, F-133, etc., primeiro você tem que estar inscrito e logado no VK que é onde estão os filmes deste blog. Depois, clique no botão assistir agora que está ao lado do filme escolhido. Você será direcionada(o) para uma outra página. Nela você encontrará uma crítica sobre o filme e, no final dela, um quadro com uma setinha para direita.

Instrução adicional

Para assistir aos filmes deste blog você deverá estar inscrita(o) no Vk, site onde estão hospedados todos os filmes que aqui são disponibilizados. Isto é uma exigência do VK. Após o registro no Vk , que você só precisa fazer uma vez, sempre que você for assistir a algum filme deverá primeiro acessar a página do VK, em outra janela, fazer o login com seu email ou telefone registrado e a senha usada no registro. Para saber como se registrar ou fazer login, acesse o link ao lado. Registro no Vk. (Este manual foi copiado do site FilmesAntigos.TV do meu amigo Zerlin a quem agradeço)

Para assistir ao filme na nova página aberta, (voltando para a janela anterior) após ter feito o login no Vk, você deve clicar na setinha para direita. E logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Finalizando os preparativos

Clique nesta setinha para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo e logo que aparecer a primeira cena, clique em qualquer ponto da imagem para parar a exibição e aguarde para o filme ser carregado. Dependendo de sua velocidade de conexão este tempo pode variar. Pode levar de 10 minutos a meia hora.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, mas permitirá você assistir ao filme ou, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

É possível começar a ver de imediato mas não lhe aconselho pois, poderá ficar havendo interrupções. O ideal é aguardar até o filme carregar pelo menos até a metade. Você verifica isso pelo preenchimento que ocorrerá na linha do tempo de exibição. À medida que o filme vai carregando, ela vai ficando escurecida. Quando já estiver preenchido até a metade, pode clicar na setinha novamente.  Não espere muito tempo depois disso pois, caso o faça, o carregamento do filme pode ser perdido e você terá que esperar para carregar outra vez quando for assistir ao filme.

Recomendações

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu computador. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito. E boa diversão.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme que irão assistir (ou não).  Basta clicar em LEAVE A COMMENT.

 

 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share