A espiã de calcinhas de renda – Frank Tashlin [Filme visto há 50 anos]

Filme de Frank Tahlin
Filme visto há 50 anos
1
Share

A espiã de calcinhas de renda

Assisti a este filme no cinema São Luiz em 24 de março de 2017. Na época considerei-o um filme formidável (cotação 4½) com cotação  artística de 4 estrelinhas. Hoje esta avaliação seria bem diferente. Com cotação moral para Adolescentes. O gênero é comédia romântica satírica e drama de espionagem. Direção de Frank Tashlin.

Filme de Frank Tashlin

Alerta

Esta postagem não é uma análise do filme “A espiã de calcinhas de renda”. Ela se presta, exclusivamente, para registrar os filmes anotados no meu caderno de anotações de cinema referentes ao ano de 2017, quando está agora fazendo 50 anos que assisti a eles.

Anotações do meu caderno de cinema volume 2

Referente aos filmes vistos em 2017

Jenny (Doris Day), este ano, provavelmente, revelação feminina como comediante é a suposta espiã. E “The spy in lace paties” ficará, por certo, como melhor filme diversional do ano. O desenrolar do filme é de uma comicidade só comparável ao “Bagunceiro arrumadinho”, do mesmo diretor. Uma sátira à espionagem, dificilmente comparável no seu gênero. Sendo Jenny o centro e a razão de toda a sátira.

Frank Tashlin provou que é possível realizar uma ótima comédia romântica em tom de sátira. Em algumas partes, “The spy in lace paties” satiriza também a moderna era espacial americana. Toda sátira começa quando desconfiam que Jenny é espiã e ela descobre. Com raiva por ser inocente, ela resolve brincar com seus acusadores. Nesta brincadeira ela não satiriza mas desmoraliza a espionagem e contra-espionagem americanas, pois todos lhe voltam a atenção, deixando o verdadeiro criminoso agir às soltas, e sem o mínimo perigo.

 

Doris Day desmoraliza até a pessoa isolada e a moral do general-chefe da contra-espionagem. Ela o faz ir ao seu quarto e em vez de ir, manda outro homem. É realmente formidável. Dificilmente encontra-se comédia tão inteligente e divertida. Frank Tahlin, o diretor, é também diretor dos principais filmes de Jerry Lewis.

Filme de Frank Tashlin

Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share