A garota com a valise – Valerio Zurlini [Filme online]

Filme online
Share

Título original – La ragazza con la valigia

Sendo hoje sexta feira, é dia de filme online aqui no blog Verdades de um Ser. Hoje o filme online escolhido foi A moça com a valise dirigido por Valerio Zurlini estrelado pela belíssima Claudia Cardinale.

Havia assistido a este filme há quase 50 anos e há algum tempo, não recordo quando, graças ao serviço e gentileza de um ser fantástico chamado Moacir Zerlin, pude rever não só este, mas muitos outros filmes antigos. Na época, o blog ainda se chamava Memocine. Hoje chama-se Filmes Antigos. TV (Clique no link para acessar) que você não se arrependerá.

A atriz Claudia Cardinale

Por se tratar de um filme com Claudia Cardinale, torna-se para mim já um filme bom. Ela era para mim uma verdadeira musa. Assisti a todos os filmes dela que pude. Faltaram alguns que nunca consegui ver como, por exemplo, Os delfins. Bem, mas este é um filme de Valerio Zurlini, diretor italiano que ao longo de sua carreira realizou apenas oito longas. Estreou em 1954 com o filme Quando o amor é mentira (La ragazze di San Frediano) estrelado pela bela Rossana Podestà e Giovanna Ralli. Somente depois de cinco anos da sua estreia, Zurlini realiza o seu segundo e melhor filme de sua carreira.  Com roteiro e direção dele, Verão violento (Estate violenta) é o que se pode chamar de obra prima. E dois anos depois, isto é, em 1961, ele dirige Claudia Cardinale neste filme maravilhoso.

A biografia de Claudia Cardinale

Na época em que o vi pela primeira vez não sabia do que vou a seguir comentar. Li na biografia de Claudia Cardinale escrita por Ana Maria Mori através de entrevistas com a atriz, e traduzida para o português por Terezinha Soares, publicada pela Editora Record (Eu Claudia, você Claudia, 1996), que este filme foi o filme da vida dela. E, sem ninguém saber, exceto algumas poucas pessoas, o roteiro do filme era muito semelhante ao que tinha acontecido com ela no passado.

E houve uma cena do filme, em que, por retratar exatamente o grande trauma da vida de Claudia, ela ficou muito tempo sem conseguir pronunciar uma palavra durante as filmagens. Uma cena em que ela deveria dizer a Gian Maria Volonté que era mãe de um menino escondido. Tal qual tinha sucedido com ela ao contar para Franco Cristaldi, seu marido durante muitos anos, a mesma história. Ela ficou em estado de choque para realizar a cena. E foi preciso muita paciência do diretor para contornar o problema. E o pior, era que Valerio Zurlini não sabia de nada disso.

Mas o filme narra a história de uma bela moça (Aida) que é abandonada pelo rico Marcelo, um jovem que só queria se aproveitar dela. Ele através de promessas, se aproveita dela e depois, deixa-a falando sozinha na estação.

Dados técnicos do filme

Produção – Itália e França

Título original – La ragazza con la valigia
Direção e roteiro – Valerio Zurlini
Ano de lançamento – 1959
Duração do filme – 2 horas e 01 minuto
Fotografia – Preto e branco
Elenco e personagens (entre parêntesis): Claudia Cardinale (Aida Zepponi), Jacques Perrin (Lorenzo Fainardi), Gian Maria Volonté (Piero Benotti), Romolo Valli (Padre Pietro Introna), Corrado Pani (Marcello Fainardi)

 

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” na parte superior da postagem ou em XX respostas. Boa diversão.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share