Minhas verdades através dos filmes
Share

Direção – Daniel Barnz

Daniel Barnz é um diretor norte-americano que realizou o filme A besta (2011) e no ano seguinte, dirigiu este filme que sofreu algumas críticas. Ele foi também o co-roteirista deste longa. Em seu filme de estreia em 2008, foi indicado ao prêmio de melhor direção.

Embora a Wikipédia inglesa sobre Daniel Barnz afirme que ele estreou na direção de um filme em 2001 (The cutting room), em outras fontes pesquisadas (inclusive a própria Wikipédia) informam que este filme foi dirigido e escrito por Warren Dudley. Como a Wikipédia é uma fonte pouco confiável, uma vez  que qualquer pessoa pode chegar lá e modificar as informações sem nenhuma comprovação, tudo leva a crer que a primeira informação é falsa. O mais provável é que ele tenha estreado em 2008 com o filme Menina no país das maravilhas. 

Este A luta por um ideal (2012) seria o seu terceiro filme, sendo o segundo seu filme mais famoso, no ano anterior, conhecido como A besta ou A fera (2011).

Sobre o filme

A luta por um ideal é um filme lançado em 2012 sob a direção de Daniel Barnz que também foi o responsável pelo roteiro do filme juntamente com Brin Hill. Duas grandes atrizes – Maggie Gyllenhaal (Jamie Fitzpatrick) e Viola Davis (Nona Alberts) – são decisivas para tornar o filme uma grande e agradável surpresa. Outra que dá um verdadeiro show de interpretação é a filha de Jamie, a menina Emily Alyn Lind (Malia Fitzpatrick). Guardem esse nome pois, certamente, ela irá brilhar.

Neste longa, Jamie é uma garçonete e Nona uma professora. Embora de classes sociais bem distintas e níveis culturais diversos, as duas se engajam numa luta pelo direito de uma escola melhor para seus filhos. Nona tem um filho com uma inteligência fronteiriça e Jamie uma filha com dislexia.

No filme que foi baseado em fatos reais, as duas pretendem conquistar para si o direito de dirigirem a escola onde Nona trabalha e onde Malia e  o filho de Nona estudam.

Dados técnicos sobre o filme

Título original – Won’t back down
Direção – Daniel Barnz
Produção – Estados Unidos
Duração – 2 horas
Ano de lançamento – 2012
Elenco e personagens

Maggie Gyllenhaal como Jamie Fitzpatrick
Viola Davis como Nona Alberts
Oscar Isaac como Michael Perry
Holly Hunter como Evelyn Riske
Rosie Perez como Breena Harper
Emily Alyn Lind como Malia Fitzpatrick
Ving Rhames como Principal Thompson
Lance Reddick como Charles Alberts

Minha opinião

Este filme já assisti a ele várias vezes e não me canso de me emocionar. É um longa cheio de situações do nosso cotidiano. E o mais incrível é que o filme é baseado em fatos reais. Nós pensamos que a baixa qualidade da educação é privilégio do Brasil mas, nos Estados Unidos é a mesma coisa. Essa é uma das coisas que Barnz nos mostra com o seu Luta por um ideal (Won’t back down).

A condução do elenco e dos ângulos, tomadas, cortes, etc. não é lá um primor. Deixa muito a desejar mas a história compensa essas falhas. Em certos momentos chegamos a nos assustar pensando tratar-se de uma pane na transmissão. Mas o Barnz não tem mesmo experiência. Ele é muito fraco nesse quesito de direção.

Mas o elenco é de primeira, embora não seja bem explorado por Barnz. Viola Davis e Maggie Gyllenhaal dão um show apesar de tudo. E Emily Alyn Lind, a menininha com dislexia, é um espetáculo à parte. Ela é cativante.

O longa tem sequências bem interessantes mas, o ponto alto é na hora da votação, já no finalzinho do filme. Fica um suspense e uma torcida muito grande. Mereceu 4 estrelinhas. 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share