Kes – Kenneth Loach (Ken Loach) [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
Share

Há tempos que não escrevia uma crítica de filme aqui no blog. O filme que apresento hoje é uma preciosidade pouco conhecida e divulgada. Trata-se de um filme britânico de Kenneth Loach (Ken Loach), produzido em 1969 e que obteve um bom resultado com o seu trabalho, recebendo inclusive o Globo de Cristal no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary em 1970. O filme ganhou ainda diversos prêmios no ano seguinte. Inclusive o menino o ator principal, foi muito festejado pela crítica e, ele realmente tem um desempenho brilhante.

Kes

Kenneth Loach

Um diretor britânico que já conquistou diversos prêmios em sua carreira. Kenneth “Ken” Loach, além do prêmio citado nesta postagem acima, conquistou duas Palmas de Ouro em Cannes, a última pelo filme “Ventos da liberdade” (2006) e em 2016, por “Eu, Daniel Blake”. Além destes, recebeu dois Cesar, dois Bafta, um Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2014 e um Leão de Ouro do Festival de Berlim em 1994.

Ken Loach

Este longa, Kes, foi seu segundo filme para o cinema. O primeiro foi “A lágrima secreta” (1967). Os anteriores foram todos para TV. Kenneth Loach, que também dirigiu “Meu nome é Joe” (1998) já dirigiu cerca de cinquenta filmes em sua carreira.

Kes

D. Bradley (Billy Casper), o menino, foi uma revelação conquistando inclusive o prêmio Bafta de “Mais prometedor recém-chegado a papéis principais”. O roteiro do filme é baseado no romance escrito em 1968 “A Kestrel for a Knave“, de Barry Hines.

Kes é um falcão treinado por Casper que o retira do ninho ainda novinho. O treinamento ele faz baseado em um livro que roubara. Casper é um menino de 15 anos que sofre bullying na escola onde estuda em Yorkshire e tem um irmão mais velho que vive lhe importunando. Sofre também com a mãe que era separada e não lhe compreende.

Kes

Em certa ocasião, um dos seus professores lhe pede para que ele descrevesse para todos os seus colegas durante uma aula todas as fases do treinamento e, alguns dias depois, vai até o campo encontrar-se com Casper para vê-lo treinando o pássaro, e fica fascinado com o que vê.

O filme foi realizado em colaboração com a escola St. Helens School, Sul de Athersley, um condado de  Barnsley, ao sul de Yorkshire. Todos os figurantes foram contratados na localidade onde a história se desenrola, ou seja, Yorkshire, mais precisamente, Athersley. E os atores falam o dialeto do local, razão pela qual os figurantes foram escolhidos de lá.

Kes

Dados técnicos do filme:

Direção – Kenneth Loach
Produção – Reino Unido
Ano de lançamento – 1969
Duração do filme – 1 hora e 50 minutos
Elenco e personagens:
David Bradley ……………… Billy Casper
Lynne Perrie ………………… Senhora Casper
Freddie Fletcher …………. Jud
Colin Welland ………………. Senhor Farthing
Brian Glover …………………. Senhor Sugden
Bob Bowes ……………………. Senhor Gryce
Colorido.

O filme mereceu quatro estrelinhas e, por abordar um tema atual, merece a sua atenção. Se gostou compartilhe com seus amigos. Há botões de compartilhamento em diversos meios no início da postagem.

Deixe um comentário. Ele é muito importante.

Inscreva-se com seu email para receber em primeira mão as novidades do blog.

Kes

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share