Notícias ou dicas
1
Share

Trova vencedora

Hoje quero postar aqui uma simples Trova. Uma Trova que compus para participar de um concurso. Concurso dos III Jogos Florais de Itaocara – RJ. Nunca tinha ouvido falar nesta cidade mas hoje, ela está inserida na minha história.

Clique na imagem para ampliá-la

Com esta Trova estou ingressando no mundo dos felizardos vencedores dos Jogos Florais das mais diversas cidades do Brasil. O que são Jogos Florais? É a primeira pergunta que surge. Bem, para isso, preciso voltar no tempo e recordar as Festividades Profanas da Antiguidade.

Transcrevo abaixo a Trova Vencedora de minha autoria, que encontra-se gravada na imagem acima. O tema do Concurso era PRAÇA.

Na praça desta cidade,
vivi momentos felizes
mas tenho muita saudade
daqueles nossos deslizes.

(Alberto Valença Lima)

A seguir uma imagem da medalha que ganhei pela Trova acima.

História dos Jogos Florais

Na Roma Antiga existiam os Jogos Florais em homenagem à Deusa Flora. O poeta Ovídio no V livro de sua obra Os fastos  a descreveu como “mãe das flores“, “deidade amiga” e “deusa jovial“. Ela reinava sobre as flores, e também os campos, ficando aos seus cuidados: as videiras (produção de vinho), o olival (azeite e azeitonas), codeços, timo , ervilhas e lentilhas. Seus domínios eram apenas dos campos e jardins cercados e não o que era selvagem.

Estes jogos se estendiam desde 28 de abril até 3 de maio e foram instituídos no ano de 240 a.C pelos irmãos Publio e Marcio. Eles eram intermitentes até o ano de 173 a.C.  e eram celebrados para pedir proteção à Deusa, bem como boas colheitas. A partir de então passaram a ser anuais e sempre as musas mais belas eram eleitas e coroadas com flores. Eram moças castasa que se vestiam de branco tal qual a Deusa.

Jogos Florais no Brasil

A Península Ibérica sofreu influência dessas festividades e costumes e de lá foi trazido para o Brasil onde, somente em 1914, na cidade de Santos, foram instituídos os Primeiros Jogos Florais do país, segundo nos informa Aparício Fernandes no seu livro A Trova no Brasil, em sua primeira edição de 1972, da Editora Artenova S.A., RJ, p. 96. Houve mais duas edições desses Jogos nos anos seguintes de 1915 e 1916.

Depois disso, só em 1960, por combinação entre Luiz Otávio e J. G. de Araújo Jorge, na cidade de Nova Friburgo, foram realizados os I Jogos Florais exclusivamente de Trovas, já que os três anteriores admitiam outras modalidades poéticas. As festividades aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de maio daquele ano. O tema escolhido foi Amor e, dos vários milhares de temas escolhidos foram classificadas as cem melhores Trovas, dentre as quais foram destacadas as dez melhores, que foram as vencedoras, seguidas de mais dez menções honrosas. Estas trovas podem ser  vistas no link a seguir, no blog da Delegacia da UBT em Recife.

Trovas vencedoras dos I Jogos Florais de Nova Friburgo no ano de 1960

Share

Depois de longo tempo acabei de publicar uma crônica no Apenas Ysolda IV, – a mesma que publiquei no RL -, ocasião em que, li o seu comentário, datado de 31.08.2019 e aqui estou para agradecer e ler você também, talentoso Trovador.. Oportunamente voltarei.

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estava oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. Agora que foi lançada a segunda edição deste livro revista …

Share