Kill Bill 1 e 2 – Quentin Tarantino [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
Share

Quentin Tarantino

O Diretor deste longa, Quentin Tarantino, é um cineasta, roteirista, ator e produtor de cinema norte-americano. Seu sucesso começou na década de 90 do século passado, a partir de Cães de aluguel (1992) e Pulp Fiction (1994). Em ambos, ele atuou como Diretor, roteirista e ator.

Kill Bill - Quentin Tarantino

 

Divisão dos filmes

VOL. 01

2 => Capítulo 1
A NOIVA ENSANGUENTADA => Capítulo 2
ORIGEM DE O-REN => Capítulo 3
O HOMEM DE OKINAWA => Capítulo 4
CONFRONTO NA CASA DAS FOLHAS AZUIS => Capítulo 5
Kill Bill - Quentin Tarantino

VOL. 02

MASSACRE EM TWO PINES => Capítulo 6
O TÚMULO SOLITÁRIO DE PAULA SCHULTZ => Capítulo 7
O TREINAMENTO CRUEL DE PAI MEI => Capítulo 8 
ELLE E EU => Capítulo 9
CARA A CARA => Capítulo 10

O filme

Segundo Guilherme Athaide, do site Huff post, e eu concordo com ele, Quentin Tarantino fez um filme de amor. Por trás de todo sangue e lutas do filme (que inteligentemente ele chama de metáfora), há uma mensagem de amor muito forte. De acordo com ele, há uma alusão a três formas de amor: 1) o amor materno, 2) o amor entre um homem e uma mulher e o 3) o amor entre o pai e a filha.

Kill Bill

Essa mensagem de amor que Guilherme percebeu, eu confesso que não percebi com clareza. Notei os fatos, especialmente os dois últimos. Mas, realmente, por trás de toda violência e sangue do filme, há uma bela mensagem de amor. É muito belo e marcante no filme, o amor dela pela filha. E, é o fator motivador da sua vingança. É por causa da filha que ela inicia toda a trajetória de violência para vingar a filha que ela, inicialmente, acreditava que morrera. Volta então, aos velhos tempos de quando ela foi uma sanguinária assassina. Mas vamos por partes. Primeiro vamos ver sobre o que trata o filme.

Kill Bill - Quentin Tarantino

O filme começa com a seguinte frase: “A vingança é um prato que se serve frio.” Ele é apresentado por Quentin Tarantino em dois volumes, divididos em dez capítulos, sendo cinco em cada volume. O genial diretor nos oferece as cenas alternando flashes-back com atualidade. Por isso o espectador tem que estar bem atento e, sugiro até que assista aos filmes pelo menos duas vezes cada um. Eu já vi mais de cinco. Com algumas poucas exceções que são um pouco cansativas e caricatas, como a “terrível” batalha entre Beatrix e os quase cem lutadores de Kung-fu e artes marciais, o filme (conjunto) é simplesmente genial.

Kill Bill

Kill Bill 1 e 2

São dois filmes, em sequência, do famoso diretor italiano Quentin Tarantino. Trata sobre a vingança de uma moça que foi brutalmente espancada. Foi quase morta no dia do ensaio de seu casamento. E o responsável por tudo, fora seu admirador e ex-companheiro, Bill. “A noiva” como era conhecida, fica em estado de coma.

A sua maior rival, mesmo depois de toda brutalidade praticada contra Beatrix (“A noiva”), ainda tenta concretizar a morte dela no hospital quando descobre que ela não tinha morrido. Disfarçada de enfermeira, ia aplicar nela uma injeção letal, quando recebe um telefonema de Bill sustando o crime.

Quatro anos depois “A noiva” desperta do coma. Ao despertar estava prestes a ser estuprada por um dos funcionários do hospital. E vou aqui desvendar o primeiro mistério do filme: Por que razão o título do 1º capítulo é o número 2? Simples: porque o capítulo acontece antes da primeira morte num flash back. Ou seja, a primeira pessoa que ela mata no filme é mostrada depois do capítulo 1. Então, o capítulo 1 mostra a segunda morte. Mas isso eu não descobri na primeira vez que vi.

Kill Bill - Quentin Tarantino

Capítulo 1

Já neste primeiro capítulo, o diretor mostra que o objetivo primordial do filme não é a violência, mas o amor, como se mencionou acima. Na hora que a filha da adversária chega, ela respeitando a relação da mãe-filha, para a briga em clara predominância do amor em comparação com a violência.

Capítulo 2

Aqui o diretor explora os fatos que desencadearam toda a saga. É mostrado com cenas em preto e branco para diminuir o choque para o espectador, já que aparecem cenas de muita violência. Ela, Beatrix, fora no passado, membro da gang de Bill, conhecida como o “Esquadrão Assassino das Víboras Mortais“. O apelido dela no grupo era “Mamba Negra“. Esta é umas das cobras mais perigosas e venenosas do continente africano. ,

Kill Bill

Capítulo 3

Este mostra, como o próprio título sugere, a origem da víbora “Boca de algodão” (O-Ren). Esta cobra é uma das mais perigosas do mundo e a única semi-aquática que existe. O-Ren tem uma história bem característica. Ela assiste ao assassinato de seus pais quando era pequena, e jura matar os responsáveis, tornando-se em pouco tempo a “Rainha do crime em Tóquio“.

Capítulo 4

Neste ela viaja para Okinawa (Japão), para encomendar com o maior forjador de espadas de samurais do mundo, Hattori Hanzō, uma espada para ela. As espadas dele eram perfeitas mas o problema era que ele prometera a si próprio, que não mais forjaria nenhuma espada pois elas serviam para matar. Ela o convence a fazer a espada e ele faz sua obra-prima, a espada perfeita, a melhor que ele já forjara em toda sua vida. E, ao entrega-la a Beatrix, para ressaltar a perfeição da peça que acabara de fazer, ele diz: “Se você cruzar com Deus no seu caminho, Ele será cortado.”

Capítulo 5

Este é um dos capítulos mais longos. É onde acontece a luta dela com os 88 “Loucos”, além da advogada de O-Ren, Sofie, da adolescente sádica e finalmente com O-Ren, numa luta fantástica na neve. Neste capítulo Beatrix extravasa todo ódio que mantinha guardou desde o fatídico dia do ensaio do seu casamento, quando deixaram-na quase à morte até aquela data. E por identificação com ela, o espectador também descarrega as suas mazelas.

Os outros capítulos estarão em uma outra postagem só sobre o filme Kill Bill volume 2.

Curiosidades sobre os filmes

  1. O papel da Noiva surgiu durante a filmagem de Pulp Fiction e foi um presente de Tarantino para Uma Thurman, em seu aniversario de 30 anos.
  2. A roupa amarela que Uma Thurman veste é uma homenagem à que Bruce Lee usou em Game of Death, de 1978.
  3. A fotografia em preto e branco utilizada no filme foi um recurso para atenuar a cor do sangue e assim escapar da censura norte-americana.
  4. Tarantino faz uma aparição como um dos “88 maníacos” que lutam no restaurante.
  5. O nome “88 Maníacos” é apenas uma escolha aleatória pois soava bem, mas não é alusivo à quantidade de membros do grupo. E também pois o número 8 é um número de sorte do Japão.
  6. Embora o nome da personagem esteja oculto em todo o filme, podemos vê-lo por um instante nas passagens de avião que ela compra.
  7. O personagem de Pai Mei é habitual no cinema de Kung Fu das décadas de 70 e 80.
  8. O diretor e amigo de Tarantino, Robert Rodríguez, trabalhou no filme pela quantia módica de 1 dólar.
  9. As botas que a Noiva usa quando é enterrada são as mesmas que Michael Madsen usou na filmagem de Cães de Aluguel.
  10. No roteiro original, eram dez pontos que faziam explodir o coração, e não cinco.
  11. Originalmente, a cena final do filme era um duelo de espadas na praia sob a luz da lua, no qual a Noiva usaria o seu vestido de casamento.
  12. Tarantino tem um grande fetiche por pés. Isso fica evidenciado na cena em que “a Noiva” tenta mover os dedos dos pés no carro que ela se apossa do enfermeiro que tenta estuprá-la.

Kill Bill

Elenco e personagens

Uma Thurman – Beatrix Kiddo / Mamba Negra/ A Noiva
David Carradine – Bill / Encantador de Cobras
Lucy Liu – O-Ren Ishii / Boca de Algodão
Daryl Hannah – Elle Driver / Cobra Californiana
Michael Madsen – Budd / Cascavel
Vivica A. Fox – Vernita Green / Cabeça de Cobre / Jeannie Bell
Sonny Chiba – Hattori Hanzō
Gordon Liu (Liu Chia-Hui) –  Johnny Mo / Pai Mei
Julie Dreyfus – Sofie Fatale
Chiaki Kuriyama – Gogo Yubari
Michael Parks – Earl McGraw / Esteban Vihai
Michael Bowen – Buck
Perla Haney-Jardine = B.B. (A filha)

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share