Filme online
Share

Direção e Roteiro – David Lynch

David Lynch é um diretor, roteirista, produtor e ocasionalmente ator norte-americano. Ele é responsável por alguns bons filmes que dirigiu e/ou produziu. Entre eles, este longa Veludo Azul (1986), O homem elefante (1980) e Duna (1984). Em 1990 ganhou a Palma de Ouro em Cannes com Coração Selvagem. embora Apesar de Blue Velvet ser o filme mais famoso e aclamado do cineasta David Lynch. Vale registrar que ele foi ator no filme O Exterminador do Futuro 2 (1991).

Ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor por este filme, e neste ano de 2020, recebeu um Oscar honorário, pelo conjunto de sua obra. Blue Velvet (Veludo azul) também teve indicação ao Globo de Ouro de melhor roteiro em 1987.

Sinopse do filme

O lado obscuro, e pouco comum da vida de uma pequena cidade norte-americana é explorado por David Lynch neste dramático e inquietante “Veludo Azul“. Com já mencionei, esta é a obra mais aclamada deste cineasta. A perda da inocência é brutalmente representada pela experiência de um estudante – Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) – numa suburbana cidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos (Lumberton).

A introdução

No início do filme, um velhinho água seu jardim na pacata cidade, quando de repente sofre um ataque e cai no chão, aparentemente atingido por um tiro, pois, pouco antes, aparece um revólver sendo conduzido por alguém sorrateiramente. Mas, da mesma forma que o carro de bombeiro que pouco antes passa pela casa, não tem nenhuma relação com o fato. São, talvez, alertas do diretor, para o  que está por vir. A câmera passeia pelo matagal entremeado pela água da mangueira que fica abandonada esguinchando água.

Há então um corte, e aparece um outdoor com a inscrição “Bem-vindo a Lumberton) e Jeffrey, que voltara à sua cidade natal por causa do pai hospitalizado, está atirando pedras num campo aberto cheio de mato.
De repente ele encontra uma orelha humana e colhe-a num saco para levá-la à polícia. Pede ajuda a Sandy (Laura Dern), filha inocente do polícial que o atende na delegacia, com o intuito de encontrar o corpo ao qual pertence aquela orelha.

O mistério da Lady Azul

A chave do mistério é Dorothy Vallen (Isabella Rosselini), cantora num clube nocturno. O marido e filho foram raptados pelo demoníaco Frank Booth (Dennis Hopper), que atormenta sexualmente a cantora em troca da segurança da família. O longa é brutal ! Oferece ao espectador um verdadeiro leque de aberrações com os mais diversos desvios como sadismo, perversões, fetichismo, violência e abuso de drogas, que contrastam com a inocência dos dois jovens. David Lynch foi nomeado para o Oscar de melhor realizador e melhor roteirista em 1987 e conquistou um Oscar Honorário em 2020 pelo conjunto de sua obra.

Dados técnicos sobre o filme

Produção – Estados Unidos
Direção – David Lynch
Ano de lançamento – 1986
Duração do filme – 2 horas
Gênero – Drama psicológico policial de suspense com doses de mistério e muita crueldade e sensualidade

Elenco e personagens:

Kyle MacLachlan é Jeffrey Beaumont
Isabella Rossellini é Dorothy Vallens
Dennis Hopper é Frank Booth
Laura Dern é Sandy Williams
Hope Lange é a sra. Williams
Dean Stockwell é Ben
George Dickerson é o detetive Williams
Priscilla Pointer é a Sra. Beaumont
Jack Harvey é Tom Beaumont
Frances Bay é a Tia Barbara
Ken Stovitz é Mike
Brad Dourif é Raymond
Jack Nance é Paul

Minha opinião sobre o filme

David Lynch se mostra um roteirista e cineasta ao mesmo tempo genial e louco, diria até, com desvio de personalidade ou, no mínimo, algum distúrbio. Os requintes de crueldade que ele nos oferece neste Blue Velvet são aterrorizantes. Mas, ao mesmo tempo, é genial, quando, por exemplo, na hora que Jeffrey encontra a orelha, a câmera se insere nela como num filme de ficção científica, lembrando um pouco “O Túnel do Tempo”, antigo seriado da TV e os sons se intensificam como que alguém ouvisse uma caverna que guardasse muitos segredos.

No início da trama, Lynch oferece ao espectador um clima de perfeita harmonia e tranquilidade. Um velhinho aguando o jardim, um caminhão de bombeiros transitando pela rua fazendo uma espécie de “paz e amor”, crianças atravessando uma avenida que lembra a cena dos Beatles travessando a Abbey Road, tudo contribui para um clima de exrrema paz e harmonia. Até o fundo musical uma música “In Dreams” de Roy Orbison, contribui para este clima de serenidade e paz.

Lych foi genial ao trazer para o espectador esse conflito de sensualidade e perigo, tensão e amor, mistério e inocência… Tudo no filme se mistura numa enorme confusão. Mas ele oferece um troféu. O final é um verdadeiro espetáculo. Sem fazer spoiler, o espectar vai se surpreender.

Mereceu quatro estrelinhas.

 

Assista ao filme no Canal do Youtube do Blog Verdades de um Ser clicando no link abaixo.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share