ARTEmanhas – Manias poéticas – dilsonpoeta [Texto autoral]

Verdades de meu ser [Textos autorais]
2
Share

RESENHA DO LIVRO ARTEmanhas

Do poeta Dilson Ferreira da Silva, que usa o pseudônimo de “dilsonpoeta”.

Sobre o autor

Dilson Ferreira da Silva nasceu na capital cearense aos três dias do mês de março de 1951. Lá permaneceu até os sete anos, quando mudou-se para a capital potiguar com sua família, onde vive até hoje.

Já aos treze anos, começou sua carreira poética, alicerçado em mestres da literatura, , Dilson já publicou seis livros solo, todos de poesia. Os mestres nos quais Dilson se inspirou foram Affonso  Romano de Sant’Anna, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Vinícius de Moraes, e tantos outros poetas brasileiros, todos citados por ele neste livro.

Apesar de não ter formação acadêmica, concluiu o ensino médio, e é um dos melhores poetas que escrevem no Recanto das Letras. É querido e admirado por todos, contando na sua escrivaninha com nada menos de dois mil e noventa e oito  textos na data de hoje, 15/04/2021, com cento e dezoito mil, duzentas e oito leituras, o que é uma marca invejável (no bom sentido), sem dúvida.

Entre esses mais de dois mil textos, há os mais variados modos poéticos de escrever, tais como, acrósticos, aldravias, Poetrix, sonetos, tautogramas e trovas, entre outras modalidades.

Já participou de mais de vinte antologias e tem livros espalhados em todas as partes do Brasil e até no exterior, em Portugal. Acima de tudo, é um homem dedicado a Deus, à sua querida esposa Salete, e a uma cadelinha, Shenna, que até ganhou dele um soneto a ela dedicado em 2020.

Foi vitorioso com um de seus poemas – Arauto (que consta na página 167) – obtendo o 1º Lugar num concurso da Editora Becalete de São Paulo. Obteve também o 1º Lugar em um concurso da Marinha do Brasil, cujo poema, “Herói do mar!”, que encontra-se reproduzido na página 17. Dilson é membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins – SPVA, do Rio Grande do Norte.

Na orelha de seu livro, constam dois modos de contato. Mas um deles não é mais válido. Segue abaixo o modo de contato com o autor do livro.

Seu e-mail =>

dilsonpoeta e-mail

 

ARTEmanhas – Manias poéticas

 

Livro de poesias do poeta Dilson Ferreira da Silva, pseudônimo dilsonpoeta, assim mesmo, com todas as letras minúsculas, é uma preciosidade para se guardar com cuidado. Pode-se, por exemplo, desejar, de repente, abri-lo numa página qualquer ou alguma específica, para ler alguma das belas  mensagens poéticas de Dilson. Desfrutando assim, um pouco do seu belo coração, cheio de bondade e de luz.

A capa é ilustrada com uma bela pintura da esposa do autor, Maria Salete Souza da Silva, intitulada “Pássaro no Ninho”, conforme vocês podem constatar na imagem abaixo.

 

Pintura Pássaro no Ninho
Pintura “Pássaro no Ninho” de autoria de Maria Salete Souza da Silva

 

O livro consta de 176 páginas, sendo uma da ficha técnica, outra de agradecimentos, sumário, o prefácio de Jania Souza e os poemas.

Uma coisa que merece destaque aqui, é uma prática rara. Pelo menos para mim, creio ser a primeira vez que encontro em um livro, da forma como Dilson fez. Já encontrei várias vezes de o autor introduzir uma epígrafe  a cada início de capítulo ou a cada seção. Usar um pensamento de algum escritor famoso é normal. Prática muito comum, por exemplo, em dissertações ou teses acadêmicas. Mas Dilson faz isso a cada página! Em todas as páginas do livro, excetuando as páginas iniciais (prefácio, ficha catalográfica, etc.) todas as demais iniciam com uma epígrafe. E o mais interessante é que ele escolheu a dedo cada pensamento, sempre tendo alguma conexão com o poema que se segue, como é o caso, por exemplo, do poema que abre o livro – “Adeus em soneto”, cuja epígrafe é uma frase de Millôr Fernandes, a saber:

“Sim, do mundo nada se leva. Mas é formidável ter uma porção de coisas a que dizer adeus.”

Logo a seguir, uma coisa que achei muito bela, o resgate de um acróstico construído aos 20 anos para sua esposa, Maria Salete. Na época, ainda tentando conquista-la. Conclui-se que ele conseguiu, uma vez  que encontram-se casados já há bastante tempo.

A grande maioria dos poemas deste livro foram compostos como sonetos ou sextilhas, talvez  por influência do cordel, apesar de o autor nem ter algum cordel entre os seus mais de dois mil textos cadastrados no Recanto das Letras.

Um pouco de pesar

Mas uma coisa a lamentar, apesar de isto não macular de modo algum a beleza ou a grandiosidade do trabalho, foi o fato de ele explorar tão pouco a trova, modalidade que o autor domina com maestria nas páginas do Recanto.

Ao todo foram quinze páginas, que multiplicado por cinco resulta em setenta e cinco trovas no meio de cento e setenta textos poéticos. O que, na verdade, nem é tão pouco assim, mas é que ele reúne as trovas em grupos de cinco e coloca-as numa página com um título qualquer. Mas é que eu gosto tanto das trovas do Dilson, que as vi perdidas na imensidão do livro. Em cento e setenta páginas, apenas quinze contêm trovas. Isso representa menos de dez por cento das páginas! Mas é só um desabafo.

O livro é um primor. Desde a belíssima capa, à sua contracapa, que é uma caricatura do autor desenhada por Francisco Silva do Nascimento (Franck), encimando um belo poemeto do autor, que fala em mudar o mundo através da poesia. Sem contar os belos poemas encontrados a cada página com seus epígrafes, para nos fazer refletir. Desde o primeiro ao último poema.

 

dilsonpoeta - livro
Contracapa do livro
Share

QUE LINDO! SABE, POETA ALBERTO, ARREPIOU-ME TODO! NUNCA IMAGINEI E NEM SONHEI QUE ISSO PUDESSE ACONTECER UM DIA! MAS, GRAÇAS A DEUS, ACONTECEU, E EU FICO MUI FELIZ COM ESSA RESENHA, QUE FAZ COM QUE EU CONTINUE A ESPALHAR A MINHA ARTE PRA TODAS AS PESSOAS QUE APRECIAM A POESIA. DE TODO O MEU CORAÇÃO, OBRIGADO ALBERTO! ABRAÇOS POÉTICOS!

2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share