A UBT EM OUTROS RECANTOS DE PERNAMBUCO

Notícias ou dicas
1
Share

Cinco cidades com representação da UBT

Segundo publicação do Jornal TROVARE, veículo oficial de divulgação da Seção Recife da União Brasileira de Trovadores (UBT) no seu nº 2, ano II, Pernambuco  atualmente, está com cinco órgãos representativos da UBT, a saber: Tabira, Goiana, Arcoverde e Serrita, além de Recife, claro.

Está em Recife

No Recife, foi constituída a Delegacia da UBT em junho de 2019 e já, em janeiro do ano seguinte, a Delegacia foi transformada em Seção, com seu primeiro Presidente, eleito por unanimidade: Alberto Valença Lima. Com a presença da Presidente Nacional da UBT, Domitilla Borges Beltrame juntamente com a Secretária da UBT Nacional Therezinha Dieguez Brisolla presentes, que vieram a Pernambuco especialmente para prestigiar a posse de Alberto, conforme já publicado aqui neste blog. A seguir o diploma que recebi ao fundar a Seção da UBT em Recife – PE.

Atualmente, a Seção da UBT em Recife é presidida pela Trovadora e Cordelista Madalena Castro.

Em Tabira

Tabira, sertão de Pernambuco, foi fundada uma Delegacia da UBT, assim como em Recife, cuja Delegada é a trovadora Dulce Lima, por sugestão de Alberto Valença Lima para a presidente Nacional da UBT, Domitilla Beltrame, após saber que ela havia sido vitoriosa em um dos Concursos de Trova da UBT. Dulce é também membro simpatizante da Seção Recife, tendo inclusive já recebido um diploma de “Amiga da Trova e da Seção Recife”, pelo apoio e contribuições que já deu para o crescimento da Seção.

É dela a trova a seguir, enviada especialmente para esta publicação.
Sou tal qual rio que passa
sem poder olhar pra trás…
Pois se a dor hoje me enlaça
de luto, o meu sonho jaz.

Também está em Goiana

Goiana, zona da Mata de Pernambuco, tem uma das mais novas Delegacias da UBT. Uma vez que após o 3o concurso de Trovas da Seção Recife, surgiu um novo trovador, que obteve classificação com uma de suas trovas no âmbito estadual. Trata-se de J. A. Silva, do município de Goiana, cidade vizinha de Recife, além de ser a terra de Adelmar Tavares, um dos maiores nomes da trova no Brasil.

Então, entrei em contato com ele e procurei saber de seu interesse em ingressar na UBT. Porque ao descobrir que ele nutria algum interesse, entrei em contato com Domitilla e
pedi que ela o constituísse Delegado da UBT em Goiana – PE.

Eis a sua trova classificada com o tema Amor.
Quando o botão rebentar
nascerá tão linda flor
se o homem souber regar
desabrochará o amor.

Ele é um poeta muito atuante lá onde mora, e já tem vários outros poetas interessados na trova que se uniram a ele na recém fundada Delegacia. Já
publicou inclusive um livro de trovas com estes novos trovadores. Além disso, publicam sempre as trovas produzidas em dois grupos de poesia de lá da cidade
onde mora. Um desses grupos é da Academia de Artes e Letras de Goiana, da qual ele é o Vice-Presidente. Desejamos sucesso ao novo Delegado da UBT.

E está ainda em Arcoverde e Serrita

Além destas duas cidades, a UBT também tem Delegacias em Arcoverde, Serrita, e mais uma outra que não recordo, salvo engano. Mas não houve nenhuma notícia
sobre nem uma, nem outra divulgada naquele informativo.

Em Arcoverde o Delegado é o Prof. Carlos Alberto de Assis Cavalcanti e em Serrita é Glicério Montes.

Estrutura da UBT no Brasil

A União Brasileira de Trovadores, é uma entidade civil literária sem fins lucrativos, fundada por Luiz Otávio em 21 de agosto de 1966, e instalada oficialmente em 1º de janeiro do ano seguinte. Em pouco tempo foram instaladas representações através de delegacias e seções em diversas cidades do Brasil de norte a sul. Foram mais de 250 cidades com representações da UBT espalhadas por todo o país porque Luiz Otávio foi um verdadeiro abnegado pela divulgação da trova.

Aqui faço um breve esclarecimento para o público: O termo Delegacia, nada tem a ver com polícia, ao contrário do que quase todos pensam. Delegacia significa uma representação de alguma entidade, ou o local onde atua um delegado, isto é, alguém a quem é delegada, atribuída, transferido algum poder. Seja seja de uma entidade pública ou privada, entre elas, é claro, a polícia. Uma procuração é uma delegação de poder. A pessoa que recebe uma procuração de alguém, é o seu delegado.

Desse modo, a UBT designa um Delegado em algum município para ser o seu representante naquele local. Uma Delegacia da UBT é constituída, geralmente, por apenas o seu Delegado. Se este arrebanha alguns parceiros, admiradores, colaboradores, esta Delegacia da UBT pode ser transformada em uma Seção da UBT, que conta com uma estrutura mais complexa, pois precisa, além de seu Presidente, também de pelo menos mais  cinco pessoas, que serão o Vice_Presidente de Administração, o Vice-Presidente de Cultura e Relações Públicas, o Vice-Presidente de Finanças, o(a) Secretário(a) e o(a) Coordenador(a) da Juventrova.

Outras fontes de consulta

Dia do Trovador – 18 de julho – Moreira Lopes

Trovadorando – Oficina de Trovas – Eliana Jimenez

A primeira semente – Curitiba

Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estava oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. Agora que foi lançada a segunda edição deste livro revista …

Share