Caminhos de mim (Poesia) – Alberto Valença Lima [Livro]
Alberto Valença Lima (Caminhos de mim)
Alberto Valença Lima é um Poeta e Trovador que faz poesia para dar vazão às suas divagações. Nasceu em Olinda, Pernambuco aos 29 dias de janeiro de 1951, às 23h55. É filho de Antonio Duarte de Lima (in memorian) e Maria Olívia Valença Leal de Lima (in memorian).Teve uma infância feliz. Na adolescência ou um pouco antes, tornou-se cinéfilo.
A importância do cinema
O cinema para ele era “A Maior Diversão”, parodiando um famoso slogan dos Cinemas Severiano Ribeiro. Fazia as maiores proezas para poder assistir a algum filme desejado. Como exemplo, cito a vez em que deslocou-se de Olinda para Jaboatão, à noite, para ver um filme de Claudia Cardinale, sua musa. Estas cidades na época (1966) eram muito distantes. Não quero dizer que sejam mais distantes do que são hoje. Mas os transportes eram precários e raros, as vias entre as duas eram de condições precárias. Levava-se, com sorte, cerca de duas horas de deslocamento para sair de uma e chegar na outra. E após as 20h, que foi a hora que ele voltou, a demora era maior.
Estudos do autor
Graduou-se em Física, pela Universidade Federal de Pernambuco, e desde o primeiro ano de faculdade, já lecionava em colégios estaduais e até em faculdades. Após a conclusão do curso, passou a lecionar também na Escola Técnica Federal e, pouco tempo depois, pediu demissão do Governo do Estado e passou a dedicar-se em regime de exclusividade a esta instituição. Passou vinte e cinco anos lecionando lá, quando aposentou-se. Antes disso, casou-se e teve um casal de filhos. Concluiu o curso de Psicólogo Escolar e de Bacharelado em Psicologia. E após aposentar-se concluiu também o curso de Direito, chegando a montar um escritório com um colega, depois com outros dois. Passou cerca de dez anos na profissão, quando resolveu se dedicar à escrever. Prosa e poesia.
Inicialmente escrevia para o Yahoo Respostas, depois criou um blog – o Verdades de um Ser (2006), que permanece ativo e é onde está sendo publicado este texto, e um pouco depois, descobriu o Recanto das Letras (2014), quando passou a produzir mais poesia do que prosa.
Livros publicados do autor
Sua primeira publicação foi de um poema seu numa Antologia intitulada “Poesias sem Fronteiras“, organizada por Marcelo de Oliveira Souza e publicada em 2014. Alberto participou com a poesia de sua autoria “Morena do Lotação“, que encontra-se publicada na página 89 do livro.
Posteriormente, participou de mais duas antologias publicadas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) – “Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – volume 152” e “Os mais belos poemas de Amor“, publicados ambos em 2017. No primeiro, Alberto Valença participou com a poesia de sua autoria “Amor calado“, publicado nas páginas 33 e 34 do livro, e no outro, com a poesia “Meus toques” publicada na página 18 da obra.
Em 2015, ele participou de uma publicação com uma maior quantidade de poesias de sua autoria – “Palavra é Arte” que não se consegue individualizar pois há dezenas de publicações idênticas no título e na capa com conteúdos completamente diversos. Mas a sua publicação teve uma carta e mais quinze poemas de sua autoria publicados juntamente com os textos de outros autores, que junto com ele totalizava dez autores.
Publicação do livro solo
Lançou em novembro de 2018 seu livro solo de poesia intitulado “Caminhos de mim”. É um livro de poesias dividido em quatro partes, com cerca de 140 poesias selecionadas. A primeira parte engloba poemas clássicos e modernos; a
segunda parte, Poetrix; a terceira, Eco_Sys, Indrisos e Rondeis; e a quarta, Sonetos. As poesias, em sua maioria, são românticas. O livro consta de 132 páginas e foi publicado pela editora Nova Presença. Teve revisão de Ricardo Alfaya, editoração eletrônica de Erivaldo Passos e impressão de Luci Artes Gráficas Ltda.
O Prefácio ficou a cargo de Maria do Socorro de Paula Barreto, e o Pósfácio foi escrito pelo revisor. As orelhas contêm um breve texto sobre o livro de autoria de Regina Lyra, amiga poetisa de João Pessoa, e a contracapa um texto do filósofo e amigo Heraldo Pereira.
Residência atual
Reside atualmente em São Paulo. Publicou seus textos em três exemplares da Revista Novo Horizonte, editada pela poetisa Lourdes Nicácio, na qual estão reunidos diversos escritores, dentre os quais, membros da Academia Pernambucana de Letras como a sua ex-presidente, Fátima Quintas. É membro da UBE – União Brasileira de Escritores, seção Pernambuco, da SPVO – Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda e da SBPA – Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas. Fundou a União Brasileira de Trovadores de Pernambuco (UBT), tornando-se assim o seu primeiro Delegado, e sete meses depois, transformou a Delegacia em Seção, sendo o seu primeiro Presidente. Ingressou como fundador da Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas (ABLAM) ocupando a cadeira nº 03, escolhendo para seu Patrono Luiz Otávio (Gilson de Castro) e posteriormente, ingressou também na Academia Brasileira de Sonetistas (ABRASSO).ocupando a cadeira nº 38 cujo Patrono é Gonçalves Dias.
O livro Caminhos de Mim
A maior parte da produção do autor, nesta obra, é de poemas livres, no estilo moderno, e poemas clássicos. São oitenta páginas dedicadas a esta primeira parte do livro. Isso representa cerca de 60% do conteúdo da obra. As outras três partes estão distribuídas em 40% do total.
A segunda parte, que corresponde aos poetrix é a que tem a menor parcela. Esta parte ocupa apenas nove páginas. A terceira, que contém os Eco Sys, Indrisos e Rondeis, que estão distribuídos em quinze páginas.
Finalmente, a última parte, que corresponde aos sonetos, ocupa dezenove páginas. As páginas restantes são ocupadass pelo prefácio, pósfácio, sumário, agradecimento e apresentação.
Os poemas têm uma grande beleza e muita originalidade. Uma coisa que chama a atenção, como bem observou o revisor Ricardo Alfaya em seu posfácio, é a ligação do autor com a lua e a importância que ele dá a ela. Diz ele: “Creio que nunca vi um poeta ser tão ligado assim em lua. (…) A lua é sua Pasárgada.”
Destaque para os Poetrix
É nos Poetrix, a menor parte do livro, que o autor melhor se expressa e onde o leitor terá maior prazer em ler e descobrir, junto com o poeta Alberto Valença Lima as surpresas de cada verso, de cada Poetrix, incluindo-se entre eles, um com o qual o vate obteve o décimo lugar num concurso internacional de Poetrix concorrendo com mais de mil poetrix de várias partes do mundo.
Mas o livro todo é um grande prazer. O leitor, certamente, beberá encantado as páginas e os poemas de Alberto Valença Lima.
Sou suspeito para dar uma cotação, mas vou transcrever o que disse o revisor do livro Ricardo Alfaya: “Pela presença de todas as qualidades apontadas, cumprimentamos Alberto Valença Lima pelo lançamento, esperando que sua poesia venha a se diversificar ainda mais, com o acréscimo de poemas modernos e pós-modernos1.
Ou o que diz Heraldo Pereira na contracapa do livro: “Caminhos de Mim,” livro de estreia do pernambucano Alberto Valença Lima, fala das coisas de um homem, do seu ser, da sua alma. Da maneira peculiar de enxergar o viver interior e poder esboçá-lo pelas vias maviosas da arte.”
_____
Nota
- Ricardo Alfaya é escritor, revisor e livreiro virtual. Escreve poesia, conto, crônica, resenha, artigo e ensaio. Tem cinco livros de poesia publicados em 36 anos de atividade literária. Contato – https://alfaya-livreiro.com.br