Par Perfeito – Eleanor Prescott [Livro]
Par Perfeito
O livro Par Perfeito de Eleanor Prescott consta de 352 páginas divididas em YY capítulos, que intercalam cada um dos personagens, dedicando a eles seus títulos e explorando os acontecimentos relacionados a cada um, formando assim um enredo entrelaçado por enfoques diversificados, que têm, a meu ver, duas funções:
- não tornar monótono o enredo que se intercala com a temática de cada personagem, e
- criar um certo clima de mistério e suspense, que se aguça com um certo embaralhamento de histórias, que ao final se encaixam, para concluir o quebra-cabeças.
Kate, Audrey, Lou, Alice e John, que são repetidos e distribuídos em um total de 83 capítulos.
Eleanor Prescott é uma inglesa que tem seu livro de estreia neste Par Perfeito. Outros livros dela foram “Alice Brown’s Lessons in the Curious Art of Dating” (Lições de Alice Brown na curiosa arte de namorar), cuja capa segue abaixo, e “Could It Be I’m Falling In Love?” (Será que estou me apaixonando?) cujos links estão abaixo para a compra pelo Amazon.
Could It Be I’m Falling In Love? (English Edition)
Breve sinopse de Par Perfeito
Alice é a principal personagem do Par Perfeito de Prescott, mas o livro inicia com o capítulo dedicado a Kate. Segue-se a ele, outro dedicado a Audrey. O próximo é dedicado a Lou. É só no quarto capítulo, que vamos ler o que a autora consagrou à personagem principal.
Kate
Kate é uma executiva que já está com 33 anos, preocupada em ficar solteirona, em não ter filhos, em não realizar-se na vida. É a única e dedicada amiga inseparável de Lou, outra, meio perdida na vida, mas que leva uma existência bem mais leve e despreocupada do que a amiga. São duas pessoas opostas, apesar de “unha e carne”. Enquanto Lou é bem promíscua e toda noite tem que sair com algum homem para cama, ou melhor, para transar, pois não importa onde vai ser, ou no corredor do prédio, ou no meio da rua, ou no banheiro ou qualquer outro. Kate é extremamente recatada e faz séculos que não sabe o que é uma transa. Capaz até de nem lembrar mais como é que se faz.
Kate trabalha, tipo 24 horas por dia, e não tem tempo de encontrar um namorado. Esta é a razão de ela ter resolvido contratar os serviços da Mesa para Dois.
Audrey
Já Audrey é a dona de uma agência de relacionamentos, denominada “Mesa para Dois”, que tem a finalidade última, de encontrar casamentos para uma leva de mulheres solteiras que desejam, desesperadamente um par perfeito, e alguns poucos homens, que têm o mesmo objetivo. Daí ela considerar o homem como artigo de luxo no seu cadastro de clientes. A agência é uma das mais famosas da cidade e está consolidada por seus resultados, ao longo de seus onze anos de existência.
Ao longo desses onze anos, já ocorrera seis mil almoços organizados pela “Mesa para Dois”, que tinham desencadeado dezenove casamentos religiosos e quarenta e dois civis. Sem falar nas inúmeras correspondências online.
Alice
Alice já surge como uma das funcionárias de Audrey no capítulo dedicado a ela, mas o leitor ainda terá que ler mais um capítulo seguinte ao de Audrey, até ser apresentado oficialmente a encantadora e desajeitada Alice. Ela é uma casamenteira nata, que tem arravés de intuições, visões de quem é o par perfeito para determinada(o) cliente. E sempre acerta. Um dos segredos, que infelizmente não é reconhecido pela dona da agência de encontros para o sucesso da mesma é exatamente as indicações da rejeitada e tripudiada Alice.
Alice é uma moça que não liga muito para aparência, veste-se de forma descontraída com cardigãs e meias de lã coloridas, era bibliotecária e é a simpatia em pessoa. Todos que não se chamam de Audrey, adoram ela logo que a conhecem. Audrey deve ter muita inveja dela, essa é a verdade.
Lou
Uma moça promíscua e descolada cuja maior virtude é ser amiga inseparável e de toda confiança de Kate. Está sempre à procura de uma transa. Trabalha num bar onde quase todas as noites, transa com o chefe. Não para tirar alguma vantagem. Simplesmente por ser um homem disponível. Kate e Lou, apesar de amigas inseparáveis, são totalmente o oposto uma da outra como já mencionei. O que tem Kate de ser discretíssima, tem Lou de ser altamente espalhafatosa! Ela faz questão de chamar a atenção.
John
Só após quinze ou vinte capítulos, o leitor é finalmente apresentado ao John, o personagem masculino de destaque da história. E o único a quem a autora dedica capítulos. John é um galã, que trabalha como acompanhante de mulheres sozinhas que necessitam de companhia para comparecer em eventos. Ele não é um garoto de programa. Não há sexo envolvido nos encontros dele. Nem há esta possibilidade. Isso já ficava expresso na hora em que as clientes o contratavam na agência. Mas Audrey acreditava que eles eram apaixonados um pelo outro. E ele, o leitor só fica sabendo neste capítulo, a destestava.
Dados técnicos sobre Par Perfeito de Eleanor Prescott
Autor – Eleanor Prescott
Tradução – Sibele Menegazzi
Editora – Valentina
Capa – Lola Vaz
ISBN -10 : 8565859282
ISBN-13 : 978-8565859288
Distribuição –
Local de lançamento — Rio de Janeiro
Ano de lançamento – 2014
352 páginas
Minha opinião sobre o livro
Trata-se de um romance bem escrito e agradável de ler. Gostei muito da leitura. Como falei acima, a narrativa que é na terceira pessoa. Prende-nos do início do fim do livro, o enredo entrecortado com as análises e histórias de cada personagem. É criando um clima de mistério e de suspense que a autora nos conquista.