Brida – Paulo Coelho [Livro]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos livros
- Tags: Alberto Valença Lima, Blog Verdades de um Ser, Brida, Paulo Coelho, resenha
Paulo Coelho
Carioca, Paulo Coelho é um escritor e jornalista brasileiro que ocupa a cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras. Este autor já escreveu vários livros, sendo seu livro de estreia foi em 1982 (Arquivos do Inferno) que foi um fiasco. Em 1985, publicou outro livro “Manual prático do vampirismo”, que imediatamente mandou recolher pois, segundo ele próprio, havia ficado muito ruim. No ano seguinte, fez o caminho de Santiago, e em 1987 lançou “O diário de um Mago”, No ano seguinte, lançou “O Alquimista” (1988) que fez grande sucesso. Tornou-se o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos. Ficou em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos em 18 países e consta no Guiness Book como o autor vivo mais traduzido da história, segundo nos informa a Wikipédia.
Algumas fontes afirmam que ele não agiu eticamente com o famoso cantor e compositor Raul Seixas. Inclusive, dizem que a música que é tida como uma parceria dele com Raul, é na verdade, exclusivamente de Raul. Na época surgiram rumores sobre isso, mas não se esclareceu adequadamente.
Publicações deste autor
- Arquivos do Inferno – 1982
- Manual prático do vampirismo – 1985 (recolhido)
- Diário de um Mago (1987)
- O Alquimista (1988)
- Brida (1990)
- As Valquírias (1992)
- Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994)
- Maktub (1994)
- O Monte Cinco (1996)
- Manual do Guerreiro da Luz (1997)
- Veronika Decide Morrer (1998)
- O Demônio e a Srtª Prym (2000)
- Histórias para Pais, Filhos e Netos (2001)
- Onze Minutos (2003)
- O Gênio e as Rosas (2004)
- O Zahir (2005)
- A Bruxa de Portobello (2006)
- -Ser Como o Rio Que Flui (2006)
- O Vencedor Está Só (2008)
- O Aleph (2010)
- Fábulas (2011)
- Manuscrito Encontrado em Accra (2012)
- Adultério (2014)
- A espiã (2016)
- Hippie (2018)
Prêmios recebidos
Ele já recebeu inúmeros prêmios em diversos países do mundo. No entanto, não dá nem para se contar. São, acredito, mais de trinta prêmios! Países como Estados Unidos, Espanha, França, Dinamarca, México, Itália, e muitos outros. Mas sóó não tem no Brasil, exceto a cadeira que ocupa na Academia Brasileira de Letras.
Brida – livro de Paulo Coelho
Este livro de Paulo Coelho é o quinto livro dele. Paulo Coelho depois de seu estrondoso sucesso com o seu livro anterior, começou a decair. Neste ainda manteve o seu carisma, mas já no seguinte, sua escrita começou a mingar. Ele continua vendendo muito. É o escritor brasileiro que mais vende no mundo. Em 2018, segundo a mesma fonte acima citada (Wikipédia), vendeu “mais de 350 milhões de livros em mais de 150 países”. Mas tornou-se um escritor fútil.
Brida é um livro que narra a história de uma moça – Brida – que busca conhecimentos a respeito dos mistérios da vida através da Magia. Para isto, ela busca inicialmente um Mago (o mesmo personagem de “Diário de um Mago”, e posteriormente, desvia esta busca. Passa a buscar através de uma Feiticeira – Wicca. Esses dois caminhos que ela tinha como opções eram incomunicáveis. Um era o da Tradição do Sol, e o outro o da Tradição da Lua.
Algumas citações de Brida
“As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.”
Na hora em que ela está numa floresta, na sua “Noite Escura”, na qual o Mago a deixou sozinha para passar a noite, ela começa a repetir baixinho:
“Tenho fé em Deus, fé no meu Anjo da Guarda que me trouxe até aqui e que permanece comigo. Não sei explicar como ele é, mas sei que ele está perto. Não tropeçarei em nenhuma pedra.”
Esta última frase, é de um Salmo da Bíblia. O Salmo 91 na versão do texto hebraico. É um Salmo que inicia assim: “Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus em quem eu confio.”
“Aprendi que aquele baralho era um livro – um livro onde a Sabedoria Divina anotou as principais mudanças do homem em suas viagens pela vida.”
“Porque a palavra é o pensamento transformado em vibração. (…) A palavra tem um poder maior que muitos rituais.”
“Somos seres humanos e desconhecemos a nossa grandeza Senhor. Dai-nos a humildade de pedir o que precisamos, Senhor, porque nenhum desejo é vão e nenhum pedido é fútil. Cada qual sabe com o que alimentar a sua alma; dai-nos coragem de ohar nossos desejos como vindos da fonte de Tua eterna Sabedoria. Só aceitando nossos desejos é que podemos ter uma ideia de quem somos, Senhor.”
Esta acima é uma linda oração proferida pelo Mago junto com Brida.
Minha opinião sobre Brida
Brida é um dos melhores livros que já li na vida. Tem trechos que são simplesmente imperdíveis, como alguns que traduzi acima nas citações. Mas estes foram apenas alguns. Há muitos, muitos outros. É um livro emocionante e místico. Cheio de ensinamentos. Em muitas horas enchi meus olhos de lágrimas. Não é um livro para ler sem atenção. Esta já é a terceira vez que o leio. E a cada vez, vejo nele mais belezas. Paulo Coelho, infelizmente, contaminou-se com o sucesso e tornou-se uma pessoa fútil. Mas como aqui ele ainda estava começando, não havia ainda a contaminação. Brida mereceu cinco estrelinhas.