A História de Louis Pasteur – William Dieterie [Filme online]

A história de Louis Pasteur
Filme online
Share

Biografia de Louis Pasteur

Este A História de Louis Pasteur tem uma semelhança muito grande com o filme Madame Curie, também francês, e que encontra-se também disponível aqui neste blog caso você queira conhecer um pouco sobre o mesmo. Basta clicar no link a seguir.

Madame Curie

Ambos tratam da vida de dois renomados cientistas que deram significativa contribuição para a humanidade. A cena final de cada um é praticamente idêntica. Ambos são igualmente emocionantes.

Em  27 de dezembro de 2023 Pasteur completaria 202 anos e, em homenagem a esta data tão significativa para a história da ciência, estou publicando aqui neste blog Verdades de um Ser esta resenha acompanhada do filme correspondente que você poderá assistir a ele online gratuitamente. Deixe seu comentário pois ele é muito importante. E se puder, faça uma doação. Leia o texto a seguir.

Apoie o Blog Verdades de um Ser

fazendo uma doação

Gosta das nossas postagens e dos filmes que disponibilizamos para você ver? Então apadrinhe nosso projeto. Apoie o Blog Verdades de um Ser. Fazer um blog assim, com tanto conteúdo, não é fácil. E custa dinheiro. Escrever é um exercício nobre.

E manter um blog assim no ar não é nada fácil. Há diversos gastos envolvidos tais como domínio, hospedagem, aquisição de vídeos, além da energia pessoal gasta para elaborar as postagens.

O valor é você quem escolhe. Abaixo, nosso código PIX.

Apoie o Blog Verdades de um Ser

Ou, se preferir, Ios Emoji White Down Pointing Backhand Index

Dados bancários:

Banco = Caixa Econômica Federal

Agência = 0678

Conta Poupança – código 1288

Número da conta – 1288000803401105-1

Chave – E-mail =    

Nome = Alberto Valença Lima

CPF = *** 749.194-**

História de Louis Pasteur

Pasteur notabilizou-se pela descoberta das causas de doenças, e principalmente, de procedimentos inadequados, referentes à higienização de instrumentos, das mãos e outros objetos como roupas ou objetos que teriam contato com pacientes em cirurgias, que acredito, naquela época (por volta de 1862) seriam apenas relativas a partos.

História de Louis Pasteur

Ele é xingado, achincalhado e ridicularizado. Ele sofre muitos ataques, principalmente do seu maior rival, o Dr. Radisse que faz verdadeira campanha contra ele. O filme se passa na segunda metade da década de 1860. Logo no início do filme, ocorre um assassinato de um médico que, indiretamente, termina sendo atribuído a Pasteur. E a causa desta atribuição é inusitada mas não vou mencioná-la aqui para não estragar a surpresa. Vejam o filme para descobrir.

Eles descobrem um local onde todo o rebanho tinha se salvado. Acreditam que era o local o responsável mas, era porque o rebanho do local tinha sido todo vacinado pelo Pasteur. O governo requisita o local  por sugestão do Dr. Radisse e manda todo o rebanho das cidades vizinhas parra lá. Pasteur fica desesperado pois além de saber que todas as ovelhas morreriam, fica com receio de que pudessem contaminar o rebanho local. Junto com este fato surge um novo: a raiva. Todos saem correndo apavorados quando começam a gritar – Raiva! Raiva! Raiva!

Pasteur inicia uma nova pesquisa para tentar descobrir a causa da raiva.

Foi premiado com 3 Oscars – Melhor ator, Melhor roteiro original e Melhor história original .
Recebeu também o prêmio de Melhor ator no Festival de Veneza de 1936.

História de Louis Pasteur

Elenco e personagens

Paul Muni … Louis Pasteur
Josephine Hutchinson … Marie Pasteur
Anita Louise … Annette Pasteur
Donald Woods … Dr. Jean Martel
Fritz Leiber … Dr. Charbonnet
Henry O’Neill … Dr. Emile Roux
Porter Hall … Dr. Rossignol
Raymond Brown … Dr. Radisse
Akim Tamiroff … Dr. Zaranoff
Halliwell Hobbes … Dr. Lister
Frank Reicher … Dr. Pfeiffer

História de Louis Pasteur

Minha opinião sobre “A História de Louis Pasteur”

O filme A História de Louis Pasteur é uma preciosidade. Embora com uma qualidade de imagem ruim, isso não prejudica a visão de um dos melhores filmes biográficos que já vi. Pela fidelidade dos fatos apresentados, pelos desempenhos primorosos do protagonista, Paul Muni, e dos demais atores e atrizes, pelo discurso final de Pasteur sendo homenageado após tantas críticas e xingamentos, aplaudido de pé por todos os presentes naquela solenidade. O filme vale cada momento, com exceção apenas de uma ou duas cenas desnecessárias mas que não maculam o filme. Mereceu quatro estrelinhas e recomendo com  ênfase.

Pasteur

Uma breve reflexão sobre os filmes de Pasteur e de Madame Curie

Quando iniciei minha carreira profissional no esteio que seria a fonte provedora de sustento de minha vida, eu o fiz como professor de Física de uma Escola Técnica Federal. Poucos anos depois, me tornei o responsável por organizar um laboratório de Física que modificou minha visão de mundo.

Até então, a Física, assim como o conhecimento em geral, era árido e vazio. Não tinha um sentido mais concreto, palpável. Quando comecei a enxergar a Física como uma ciência experimental, tudo ficou mais prazeroso. Não que não tenha tido contato com a Física experimental na faculdade. Muito pelo contrário. Onde estudei, no Instituto de Física da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), era um dos mais renomados Institutos de Física do país.

Mas organizando o laboratório, eu estava com a “mão na massa”. E uma coisa que dizia muito aos meus alunos, era que a Física estudava a “Natureza do Simples”. Os experimentos do laboratório mostravam isso. A Física “não é complicada”, “não é o bicho de sete cabeças” que pregam por aí.

E agora, vendo estes dois filmes, revivi um pouco dos momentos maravilhosos que vivi ainda no início de minha longa carreira como professor de Física.

Pasteur e Madame Curie, foram notáveis cientistas que se destacaram na ciência e entraram para história como célebres cientistas, assim como tantos outros como, por exemplo, Albert Einstein ou Stephen Hawking, para citar também alguém dos dias atuais.

Os jovens que virem estes filmes, vão talvez, se encantarem, como eu, naqueles anos em que descobri a Física que se apresenta em nosso dia-a-dia, explicando determinados fenômenos, que nem todos têm suficiente percepção para explicá-los.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share