Fazendo meu filme 1 – A estreia de Fani (livro)

Share

fazendo-meu-filme1Fazendo meu filme 1 – A estreia de Fani é o primeiro livro de uma série de 4 volumes da autora Paula Pimenta que fez um grande sucesso com o público adolescente brasileiro.

Eu nunca tinha ouvido falar nela nem tampouco na sua obra, apesar de todo esse sucesso. A autora já viajou todo o Brasil fazendo lançamentos dos seus livros e proporcionado sessões de autógrafos em muitas cidades brasileiras desde 2008, quando lançou este primeiro livro da série e fez um sucesso estrondoso. Confesso minha ignorância e desatualização cultural pois, só quando resolvi em 21 de dezembro do ano passado a fazer críticas literárias é que fui tomar conhecimento desta obra.

Bem, mas o fato é que quando decidi ler, unicamente por conta do sucesso mas, sem esperança nenhuma de encontrar alguma coisa que fosse valer a pena o tempo que perderia lendo o livro, não esperava nunca que fosse me surpreender e até amar o livro e a história.

paulapimenta

Paula Pimenta está de parabéns pela fidelidade que emprestou aos personagens do livro que se apresentam com uma personalidade e características reais a ponto de parecer uma autobiografia da autora. Segundo ela, em entrevistas publicadas na mídia tanto escrita como televisiva, Fani tem um pouco das suas características mas, à medida que foi escrevendo a história cada personagem passou a ter identidade própria. O mais surpreendente é que ela (a autora) não é mais adolescente. Ao iniciar o livro em 2008 já contava com 33 anos, bem alem de sua fase de adolescente portanto.  Mas a criação dos seus personagens é perfeita! Ela consegue caracterizar cada personagem, Fani, sua amiga Gabi, seu grande amor Leo, Natália, Vanessa e todos os demais com uma perfeição incrível. É como se ela conhecesse cada um deles, como se morasse com eles em sua casa.

Bem, mas o livro é fantástico! Recomendo pra qualquer pessoa, seja adolescente ou adulto. Você vai identificar-se ou recordar sua adolescência na narrativa agradável e bem estruturada. Certamente irá se emocionar em muitos trechos e dar boas gargalhadas em outros.

Uma sugestão: não faça como eu fiz. Não vá ler o final do livro antes da hora pois perderá uma boa dose de apreensão e suspense que o desenrolar dos fatos proporciona.

fani1cE, tenho uma coisa que preciso contar aqui. Comecei a ler esse livro no dia 30 de dezembro e ontem (dia 04 de janeiro de madrugada) concluí sua leitura. No dia primeiro de janeiro, quando ainda estava pela metade do livro, resolvi fazer uma visita no site do livro e, qual não foi minha surpresa ao encontrar uma promoção feita pela autora com os livros da série com um bom abatimento e ainda autografados. Não hesitei um minuto: embora a promoção tivesse encerrado no dia anterior, resolvi arriscar e enviei uma mensagem pedindo pra prorrogar por mais um dia a promoção para eu poder comprar pois só naquele dia tinha tomado conhecimento. E felizmente, fui beneficiado pela concessão da prorrogação do prazo e comprei logo a coleção inteira. Queria portanto, agradecer à autora pela atenção e pela deferência.

Fani, a personagem central do livro, é uma adolescente de 16 anos que vive as emoções típicas de adolescentes, é apaixonada por cinema e tem poucas amizades. Até a metade do livro ela só tem como amiga Gabi, sua colega de classe inseparável e Leo, também seu colega de classe que é apaixonado por ela e ela não percebe isso apesar dos insistentes alertas feitos por Gabi. Na segunda metade do livro, vem se juntar à dupla inseparável Natália, amiga de Gabi desde a infância mas um pouco afastadas devido a não mais estudarem na mesma classe. Fani vê sua vida virar de cabeça pra baixo quando resolve se inscrever num intercâmbio e, de repente, precisa enfrentar um grande dilema: se deveria ir passar um ano num país estrangeiro ou se deveria ficar com suas amigas no Brasil. No exterior serão muitas as oportunidades de crescimento e de aprendizagem mas é um campo totalmente desconhecido. No Brasil porém, há a segurança dos locais e amigos todos conhecidos, junto com a família, seus DVDs e o seu grande amor.
Ao iniciar a leitura do livro desconhecia a existência dos outros livros da série e, consequentemente, não sabia seus títulos. Por esta razão, não sabia, até ler sobre a decisão dela, o que seria escolhido.

Fazendo um filme 1 é um grande ensaio sobre a vida de uma adolescente. Obra que recomendo.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *