Link
Share

Amando uns aos outros, Leo Buscaglia, 1984, 209p.

Buscaglia,LeoLeo Buscaglia residia em Los Angeles e era professor de Educação na Universidade da Califórnia do Sul, Estados Unidos e foi um autor muito renomado e requisitado para palestras no século passado.  Dedicava-se a analisar a dinâmica do amor e das relações amorosas entre as pessoas. Suas mensagens eram amplamente divulgadas através das publicações de seus livros em diversos países.

A obra é apresentada em 10 capítulos, uma introdução, um prefácio e 2 textos explicativos introdutórios intitulados “O Mito” e “O Estudo”.

Em todas as partes, à exceção da introdução, o autor as inicia com uma citação de algum autor famoso como por exemplo, Saint Exupéry, Rollo May, Erich Fromm ou Mateus (o evangelista). Alguns com duas e até com três citações de autores diferentes.  É, particularmente interessante, o capítulo em que o autor “dá” alguns conselhos. Em 19 páginas, ele apresenta algumas máximas tais como: “Cresçam juntos constantemente”, “Dê-se o tempo que você precisa”, “Não se reprimam um ao outro.  Ninguém pode crescer na sombra” ou “Depois de uma discussão terminada, esqueça-a”.

O livro é de uma leitura agradável  e fácil, com reflexões inteligentes e reveladoras.

livro-amando-uns-aos-outrosSeu verdadeiro nome era Felice Leonardo Buscaglia. Escreveu diversos artigos para o New York Times sobre amor e relacionamento. Nasceu em 31 de março de 1924 e morreu no dia 12 de junho de 1998. Falava tanto sobre o amor, que terminou morrendo no dia em que aqui no Brasil se comemora o dia dos namorados. Nasceu na California e faleceu em Nevada nos Estados Unidos.

Alem deste, escreveu muitos outros livros. Seu primeiro livro foi “Amor”, lançado em 1972, resultado de anotações de aulas que ministrava sobre o amor na universidade. Orgulhava-se de ser o dententor dos direitos autorais sobre o amor pois, ninguém antes dele havia registrado nada sobre o assunto. Escreveu depois:

O caminho do touro, 1973
Assumindo a sua responsabilidade, 1978
Vivendo, amando e aprendendo, 1982
História de uma folha, 1982
O paraíso fica perto, 1986
Amor de Natal, 1987
O presente de Tino, 1988
Papai, meu amigo, 1989
Nascido para amar, 1992
Os deficientes e seus pais, 2006

Foi o precursor do estilo auto-ajuda. Na época de sua morte, já haviam sido vendidos, só nos Estados Unidos mais de 11 milhões de cópias de suas obras. Era conhecido como o palestrante do abraço. Muitas vezes, após uma hora de palestra, era obrigado a passar mais de duas horas para abraçar, um a um, os ouvintes. Estes, questionados entre abraçar o autor e receberem o livro autografado, a grande maioria escolhia abraçá-lo.

Logo no início do livro, antes do sumário, ele apresenta uma frase de Luciano de Crescenzo que diz o seguinte:

Somos todos anjos com uma asa só. E só podemos voar quando abraçados uns aos outros.

quatro-estrelasO livro mereceu quatro estrelinhas.

assinaturablog

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “Amando uns aos outros [Livro]

  1. Denise

    Nossa, que post interessante! Sabia algo sobre Leo Buscaglia, pois eh muito famoso, mas nao sobre o fim das palestras ser com abracos! Parece-me que foi uma alma muito doce. Adorei o post!
    DenisesPlanet.com

    Responder
    1. Alberto Valença Autor do post

      Ele esteve uma vez aqui em Recife mas não pude ir no dia que ele deu uma palestra mas foi um sucesso. Que bom que gostou. Volte sempre. Você continua sendo muito bem-vinda!!!!! Abraços.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *