Accioly Neto [Música]

Share

Accioly Neto foi um compositor extraordinário que, só recentemente, vim a conhecer. Embora já tivesse ouvido muitas de suas músicas, nunca tive curiosidade de procurar saber quem as tinha composto. Por causa de uma menina com quem namorei, descobri não só este, mas muitos outros compositores fantásticos como Xico Bizerra e Petrúcio Amorim, e outros muito bons como Cristina Amaral, Rogério Rangel, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, Santanna, o cantador (apenas cantor), Maciel Melo, Waldir Mansur, entre outros.

accioly neto

Com relação a este último, tem até uma coisa interessante. Eu já o conhecia pois tínhamos sido vizinhos. Só não sabia que ele era compositor. Ele foi casado com Magda Wacemberg que morava em frente à minha casa em Olinda quando fui casado com a mãe dos meus filhos. Muitos anos depois, vim a conhecer a irmã dele e com ela namorar. E descobri que Waldir era um excelente compositor sendo dele a música muito famosa Cheiro de cio embora esta não seja sua melhor música. Mas não é sobre ele que quero agora escrever.

Voltando então a Accioly Neto, ele compôs músicas belíssimas como Espumas ao vento que foi incluída na trilha sonora do filme Lisbela e o prisioneiro de Guel Arraes. Mas não é esta a minha música preferida das inúmeras que ele compôs. Para mim, a sua melhor música, das que eu conheço, é  A natureza das coisas. É uma das músicas mais belas que já ouvi na minha vida. E, em um tributo a ele que infelizmente, só vim a conhecer depois de morto, vou compartilhar uma gravação desta música com as pessoas que vierem até aqui no meu blog para lerem este texto. Vou disponibilizar também, a letra desta música a seguir.

Accioly_Neto3

A Natureza das Coisas
Accioly Neto

Ô chá, lá, lá, lá, lá
Ô chá, lá, lá, lá, lá

Se avexe não…
Amanhã pode acontecer tudo
Inclusive nada.

Se avexe não…
A lagarta rasteja
Até o dia em que cria asas.

Se avexe não…
Que a burrinha da felicidade
Nunca se atrasa.

Se avexe não…
Amanhã ela pára
Na porta da tua casa

Se avexe não…
Toda caminhada começa
No primeiro passo
A natureza não tem pressa
Segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá…

Se avexe não…
Observe quem vai
Subindo a ladeira
Seja princesa, seja lavadeira…
Pra ir mais alto
Vai ter que suar.

Ô coisa boa é namorar,
Ô coisa boa é namorar.

Acho esta letra genial. Amanhã pode acontecer tudo. Inclusive nada, que é parte do tudo. Toda caminhada, começa no primeiro passo. A natureza não tem pressa… e inexoravelmente, chega lá. Magnífico! Escutem a música clicando na imagem abaixo.

A natureza das coisas – Accioly Neto

A outra música que quero compartilhar com vocês é Espumas ao vento. Também belíssima. E nela tem um dos versos mais belos que já ouvi. O meu olhar vai dar uma festa amor, na hora que você chegar. É lindo demais!

Sobre esta música quero fazer mais um comentário que se adequa não só a ela, mas também a muitas outras músicas. Esta música foi interpretada por Fagner só que ele modificou a melodia original do compositor. Considero isto, um absurdo! Ninguém tem o direito de modificar uma melodia que foi criada por alguém. Nem mesmo o compositor, depois de lançar a música, tem este direito, pois ela passa a ser de domínio público. As pessoas tem uma memória. E é horrível quando você ouve uma música cantada de um modo diferente daquele que você está acostumado a ouvir. Clicando na imagem abaixo, você ouvirá a versão original desta música, interpretada pelo seu compositor.

Espumas ao vento – Accioly Neto

Seu nome era José Accioly Cavalcanti Neto. Nasceu em Goiana – PE em 11 de julho de 1950 e faleceu de um aneurisma cerebral em Recife no dia 29 de outubro de 2000. Foi casado com Tereza Accioly que tive o prazer de conhecer e frequentar sua casa pois ela é amicíssima da irmã de Waldir Mansur com quem namorei. Teve uma filha chamada Thalita que também conheci.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

7 ideias sobre “Accioly Neto [Música]

  1. Denise

    Nossa, quantas coincidencias na vida! E como morreu jovem Accioly Neto! Te confesso que nao o conhecia, mas eh verdade, tem tantos compositores maravilhosos pelo mundo, bom eh receber uma recomendacao sua, pois voce tem muito bom gosto!
    DenisesPlanet.com

    1. Alberto Valença Autor do post

      Agradeço pelo comentário e pelas palavras amáveis. Sim, morreu muito jovem mesmo este compositor. Volte sempre pois será muito bem-vinda!

    1. Alberto Valença Autor do post

      E eu estava lá… Seja bem vinda de volta ao meu blog Joselita. Agradeço pelo comentário e fico feliz pela festa.

  2. Pandora

    Accioly Neto escreveu “Espumas ao vento”? Eu amoooo essa música! “Lisbela e o Prisioneiro” é o meu filme, eu sou Lisbela \o/ (quando esse filme foi lançado eu estava na universidade cursando História, meus amigos me mandaram ver ele porque a protagonista era eu o/), a “Natureza das Coisas” também é uma das minhas músicas favoritas no mundo.

    Ah, eu sou recifense, adoro Olinda… Quer dizer, a parte alta!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    1. Alberto Valença Autor do post

      UAU !!! Quanta coisa boa! Primeiro a sua visita, acompanhada do seu lindo comentário, segundo, saber que você adora minha terra. Sou olindense e Olinda já foi fonte de inspiração de alguns textos meus (a parte alta). Finalmente, por você também admirar ‘A natureza das coisas’ e, de quebra, ainda parecer com Lisbela. Eu adorei esse filme e ainda escrevo um dia uma crítica sobre ele. Volte mais vezes que ficarei ainda mais feliz.

  3. Cleide

    Recentemente assistindo a um programa de televisão ouvi pela primeira vez, o nome Acciolly Neto, na voz da doce Gilmelandia, que declamou a Natureza das coisas.
    Fato é que me encantei, e graças ao seu blog pude conhecer mais das obras de Accioly.
    Obrigada Alberto por compartilhar conosco algo tão especial , agradeço ao Pernambuco por ter nos dado pedras preciosas em forma de pessoas, e agradeço a Gil porque através dela pude contemplar tanto amor transformado em música.

Os comentários estão fechados.