Chico Buarque [Música]

Minhas verdades através da música
Share

filmes-online4

Antes de iniciar a falar sobre este fenômeno da música brasileira, queremos lembrar que, desde a última sexta, dia 06 de novembro, todas as sextas-feiras, você encontrará um novo filme para assistir online, aqui no Verdades de um Ser.  Na primeira sexta-feira foi disponibilizado o filme Malévola, uma versão diferente do conto de A Bela Adormecida, na visão da bruxa malvada, que nem era tão malvada assim. Na semana seguinte você poderá ver Divertida Mente. Infelizmente não será em 3D mas, vale a pena ver.  Agora falemos de Chico.

Nascido em 19 de junho de 1944 (71 anos) no Rio de Janeiro, Francisco Buarque de Holanda, viria a se tornar um dos maiores ídolos da Música Popular Brasileira (MPB), com suas canções românticas e melodias dolentes. Embora ele não tenha  limitado à música, sua expressão artística, foi através dela que ele se consagrou.

chico4

Filho de Sérgio Buarque de Holanda e Maria Amélia Cesário Alvim. Seu pai foi historiador e jornalista e sua mãe pianista e pintora. Aos 9 anos vai morar na Itália com a família pois seu pai fora convidado para lecionar numa universidade de Roma e lá, ele fica até os 16 anos, quando retorna ao Brasil. Durante o tempo que residiu na Itália, aprendeu e praticou  2 idiomas, o inglês e o italiano, além do português que já sabia. Estudou até o segundo ano de Arquitetura em São Paulo mas, abandonou para dedicar-se à sua carreira musical.

chico2

Começou a despontar quando se inscreveu com Sonho de carnaval no I Festival Nacional da MPB em 1965. E como eu lembro deste festival… Ou melhor, daqueles Festivais. Foram inesquecíveis! O povo vibrava junto com os interpretes e/ou os compositores. Para recordar, compartilho com vocês, dois filmezinhos de momentos marcantes daqueles Festivais. Vejam e escutem abaixo os filmes. A qualidade não é boa mas vale pelo documento histórico. No primeiro vídeo, prestem atenção na participação de Jair Rodrigues, vibrando, junto com o público, ao lado de Chico. É ontológico!

Clique na setinha para direita e aguarde alguns minutos. Se sua conexão é de menos de 2MB clique na setinha e depois em pausar. Aguarde carregar o vídeo antes de executá-lo.

A banda vencedora do II Festival da MPB em 1965

III FIC – Festival Internacional da Canção

Lembro dos primeiros LPs de Chico, que tinha músicas como A banda; Olê, olá; Pedro pedreiro; Sonho de um carnaval…  Depois veio Noite dos mascarados; Com açúcar e com afeto; Quem te viu, quem te vê…  No LP seguinte veio a mais linda música de Chico. É uma música que escuto com carinho. Talvez até nem seja a mais bonita mas, sem dúvida é a de maior ternura: Sem fantasia. Além dela, vieram também: Retrato em branco e preto; Januária; Carolina; Roda viva… Mas, sem dúvida, Sem fantasia é o destaque. Confira no vídeo abaixo a música cantada por Chico,  Nara Leão e o MPB4.

Para presentear os leitores deste blog disponibilizo aqui o primeiro LP de Chico. Ouça e desfrute. Principalmente Olê, olá, uma das mais belas músicas já compostas. “…Luar espere um pouco, que é pra o samba poder chegar…

“…É um samba tão imenso, que eu as vezes penso, que o próprio tempo, vai parar pra ouvir.” Tem coisa mais linda do que estes versos? Eu encho os olhos de lágrimas quando escuto esta música. Quando Chico a compôs devia estar em comunhão com Deus. Só uma inspiração divina pra produzir tamanha beleza.

Desfrutem! E se desejarem podem baixar para o computador. Basta clicar em download.

Primeiro LP de Chico Buarque (completo)

Por ter sido o vencedor do Festival da MPB em 1966 com a música A banda, cantada por ele próprio e Nara Leão, fez estrondoso sucesso na época. Neste festival, não houve propriamente um vencedor, pois o primeiro lugar foi dividido por duas músicas – A banda de Chico e Disparada de Geraldo Vandré. Mas é evidente que ele saiu como vencedor e, se você perguntar a qualquer pessoa hoje, a alguém que tenha vivido aquela época, quem foi que ganhou aquele festival, tenho certeza, que de 80 a 90% das pessoas dirão que a vencedora foi A banda. Por precaução, pergunte se naquele festival a vencedora foi A banda, De amor ou paz (que foi o segundo lugar) ou Disparada. Você se surpreenderá com a quantidade de pessoas que “pensam” que a vencedora foi A banda. Alguém até pode dizer que foi Disparada mas, tenho certeza que, pouquíssimas pessoas falarão do empate.

Engraçado, eu tava pensando agora… Chico é o único, além de Roberto Carlos, que manteve o seu sucesso inalterado ao longo destes últimos 50 anos… E, ao contrário de Roberto Carlos, sua música melhorou de qualidade. Se analisarmos a evolução destes dois veremos que RC declinou e CB ascendeu. Ouçam, por exemplo, este LP de Chico clicando na setinha pra direita aí na figura abaixo. É um LP mais recente do compositor de A banda. Digo mais recente em relação ao primeiro LP que foi de 20 anos antes. É, sem dúvida, um dos melhores LPs do Chico.

Depois que uma belíssima música de Vinícius e Toquinho, virou moda fazer músicas com duas vozes em duas estrofes diferentes que, no final, se encontram. Esta não é propriamente uma música deste tipo mas, lembra muito. Confiram a modinha de carnaval que fez imenso sucesso na época e tocava em todos os carnavais dos anos finais da década de 60. Noite dos mascarados.

Assistam agora este delicioso filme sobre uma conversa/entrevista de Chico sobre a internet. É deliciosa! E divertidíssima. Ele se apresenta com um bom humor incrível.

Bem, falar de Chico é muito difícil pois, impossível esgotar toda sua riqueza. E olhe que nem toquei no lado literário dele. Sim, porque ele já aos 18 anos, escreveu seu primeiro livro e a produção do compositor, cantor, escritor é bem rica. Eu só li Benjamim que é fantástico! Mas tem vários outros. Talvez até mereça um segundo post sobre este fenômeno brasileiro.

 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ennio Morricone e suas músicas inesquecíveis
Minhas verdades através da música
Ennio Morricone [Música]
Share

Ennio Morricone e suas músicas inesquecíveis Ennio Morricone e suas músicas inesquecíveis foi um compositor, maestro e arranjador italiano que viveu entre 1928 e 2020. Seu pai era músico e foi seu primeiro professor, ensinando-o a ler músicas e a tocar diversos instrumentos. Aos 12 anos entrou no Conservatório e …

Share
Minhas verdades através da música
Ludwig van Beethoven [Música]
Share

O compositor Ludwig van Beethoven Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, reino da Prússia, provavelmente, em 16 de dezembro de 1770. No ano passado, portanto, completaram-se 250 anos de seu nascimento. Embora não haja certeza quanto a esta data, é presumível que tenha nascido um dia antes de seu batismo, …

Share
Minhas verdades através da música
3
Agostinho dos Santos [Música]
Share

Um pouco sobre o cantor Agostinho dos Santos Agostinho dos Santos foi um cantor brasileiro, paulista, nascido em abril de 1932 e falecido em Paris em julho de 1973. Tornou-se muito conhecido após sua participação no filme Orfeu negro, do diretor Marcel Camus. É uma coprodução Brasil – Itália – …

Share