A história de Elza – James Hill e Tom McGowan [Filme]

Share
 

Título original – Born free

historia-elsa-capa

 Direção – James Hill e Tom McGowan

 A história de Elsa é um filme de 1966 que revi recentemente em DVD. Trata-se de uma história baseada em fatos reais que fala sobre uma leoa chamada Elsa, que foi criada em cativeiro por um casal de exploradores americanos que viviam na África. James Hill e Tom McGowan nos oferecem um filme realmente fascinante e que deve ter dado muito trabalho para realizar.

historia-elsa-1Elsa, juntamente com duas outras leoas órfãs são encontradas por George Adamson (Bill Travers) após ser obrigado a eliminar os pais delas que estavam atacando humanos numa aldeia. Toda narrativa se baseia no livro de Joy Adamson que viveu a história com seu marido George. No filme, Joy é interpretada por Virginia McKenna.

 

historia-de-elsa2 Este longa arrebatou dois Oscars, um para melhor trilha sonora e outro para melhor canção original (Born free) para John Barry. Esta música foi muito divulgada e fez muito sucesso. Inclusive há uma versão brasileira para ela intitulada Livre que era cantada por Agnaldo Timóteo.

historia-de-elsa3 George leva as leoas para o acampamento e, por dois dias, tentam alimentar os filhotes sem sucesso até que ele tem a idéia de colocar o leite no dedo da esposa. Elsa é a primeira a tomar o leite e os outros filhotes também a imitam. Elas crescem e tornam-se um estorvo dentro de casa pois, comportam-se como leoas. O chefe de George os convence a enviá-las para um zoológico e, mesmo sob o protesto de Joy elas são preparadas para a viagem.

historia-de-elsa4 De última hora George termina ficando com a leoa para felicidade de Joy mas, quando ela completa 3 anos eles são obrigados a enviá-la também para o zoológico. A pedido de Joy, eles recebem permissão para tentarem readaptá-la à vida selvagem.

historia-de-elsa5 Por várias semans eles tentam sem sucesso que ela cace mas ela sempre acha que está brincando com os outros animais. Após inúmeras tentativas, já prestes a desistir, Elsa finalmente caça um javali e eles a deixam na selva mas ela termina voltando para o acampamento toda ensanguentada e por várias semanas eles cuidam dela que não quer mais voltar para selva.

historia-de-elsa6 Um belo dia, quando ela estava no seu segundo cio, eles a levam para selva e ela termina se adaptando à vida selvagem e fica lá sozinha. Eles vão morar em outra cidade mas, um ano depois, voltam para tentar encontrar Elsa. Passam uma semana procurando-a em vão. Já tendo desistido de procurar, voltam para o acampamento e, surpreendentemente, recebem Elsa e mais três filhotes que a acompanham. Passam toda a tarde com ela mas não tocam nos filhotes para não acontecer o mesmo que houve com Elsa e suas irmãs.

historia-de-elsa7 É um lindo filme, quase um documentário que mostra a relação do homem com a natureza e sua interferência na vida selvagem. Mereceu três estrelinhas e, apesar de antigo, continua atual.

Produção – Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos
Ano de lançamento – 1966
Duração do filme – 1 hora e 36 minutos
Música – John Barry
Elenco e personagens:
Bill Travers ……… George Adamson
Virginia McKenna ….. Joy Adamson
Geoffrey Keen …….. Kendall
Robert S. Young …… James
Peter Lukoye ……… Nuru
Omar Chambati …….. Makkede
Bill Godden ………. Sam
Bryan Epsom ………. Baker
Robert Cheetham …… Ken
Geoffrey Best …….. Watson

historia-de-elsa1

Obs. Esta postagem foi originalmente publicada em 02 de julho do corrente ano no blog Meu pequeno vício , onde eu escrevia sobre cinema. Infelizmente, tive de parar de postar nele em virtude de minha falta de tempo.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “A história de Elza – James Hill e Tom McGowan [Filme]

  1. Denise

    Que lindo este filme, nao assisti, mas conheco o enredo e agora mais ainda atraves de seu blog! Seu blog eh sempre super interessante e edificante, ensina tanto! Gostaria de assistir agora, pois achei o enredo atual – os humanos sempre interferindo na natureza… espero que voce tenha um otimo fim de semana!
    DenisesPlanet.com

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *