´Túmulo do sol – Nagisa Oshima [Filme visto há 50 anos]

Share

Título original – Taiyô no Hakaba

Trata-se de um filme japonês muito chocante sobre a violência nas ruas de um bairro pobre de Tópquio no Japão, este Taiyo no Hakaba (O túmulo do sol) lançado em 1960.

Direção – Nagisa Ôshima

Do mesmo diretor de Império dos sentidos, Nagisa Oshima realiza O túmulo do sol na intenção de denunciar a violência e a falta de humanidade nas ruas de um bairro pobre do Japão nas primeiras décadas do século passado. Nagisa Oshima nascieu em Okayama no Japão em março de 1932 e morreu aos 80 anos vítima de pneumonia.

Minha opinião sobre o filme

Assisti a este filme no cinema Art Palácio no dia 06 de março de 1967, uma segunda-feira. O filme é muito deprimente, revoltante, chocante. A juventude mostrada por Oshima neste longa é desumanizada. O filme é excepcional e mereceu seis estrelinhas pela precisão e crueza como o diretor nos apresenta as mazelas daquelas pessoas que se vêm aprisionadas pela miséria extrema e se sujeitam a qualquer coisa para sobreviver. A moeda de troca principal é o sangue humano, que seria comercializado com as grandes fábricas de cosméticos a preço de ouro.

Através deste filme denúncia, ficamos sabendo o preço que as mulheres pagam para se embelezarem. Merece realmente o destaque que, infelizmente, não teve no Recife, sendo exibido apenas por três dias e depois desaparecendo do circuito comercial.

Dados técnicos do filme

Produção – Japão
Ano de lançamento – 1960
Duração do filme – 1 hora e 27 minutos
Gênero – Drama psicológico romântico policial de ação
Colorido em Cinemascope
Elenco e personagens:
Fumio Watanabe Yosehei
Isao Sasaki Takeshi
Junzaburô Ban Yotsematsu
Kamatari Fujiwara Batasuke
Kayoko Honoo Hanako
Masahiko Tsugawa Shin
Tanie Kitabayashi Chika

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs. – Clique nas imagens para ampliá-las

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “´Túmulo do sol – Nagisa Oshima [Filme visto há 50 anos]

  1. Bryce

    Hi there to every one, it’s really a fastidious for me to pay
    a visit this site, it consists of valuable Information.

Os comentários estão fechados.