Trajetória das Trovas de Irati [Org. Luiza Fillus et al]

Trajetória Trovas Irati
Minhas verdades através dos livros
1
Share

Trajetória das Trovas de Irati – suas memórias e suas ações

É um livro que me chegou às mãos pela gentileza de sua principal organizadora – Luiza Fillus – confreira da Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas. Ele trata das Memórias da Trova e dos Trovadores em Irati. Eu queria um livro de Trovas ou sobre ela, para incluir  no jornal que edito, o Trovare,

Organização –  Luiza Fillus, André Luís Specht e Bruno Pedro Bitencourt

O livro foi editado pela “Texto e Contexto Editora” e teve o apoio da Lei Aldir Blanc. As memórias da Trova em Irati – PR, estão distribuídas neste livro ao longo de suas 173 páginas divididas em vários capítulos. Um prefácio da principal organizadora, Luiza Fillus, onde ela explica a principal motivação deste livro sem precedentes no município e, talvez mesmo, no Estado do Paraná.

O livro conta com a participação de vários autores. Dentre os quais, destacamos: Andréa Motta Paredes, a Presidente Nacional da União Brasileira de Trovadores (UBT) e Arlindo Tadeu Hagen, o Vice-Presidente Nacional da mesma entidade. Além destes, também Edson Santos Silva, professor de Literatura Portuguesa na UNICENTRO – Universidade Estadual Centro Oeste do Paraná, Luiza Fillus, Presidente da Seção da UBT de Irati e Luiz Vieira, o Vice-Presidente da mesma Seção da UBT, além dos outros dois organizadores não citados por não terem escrito nenhum capítulo em destaque.

Sobre o que trata o livro

Os organizadores realizaram uma extensa e laboriosa pesquisa sobre a história da trova no Município de Irati no Paraná. Resgataram a história da Trova desde os primórdios até os dias atuais. Relataram detalhes sobre os primeiros trovadores do município nos idos de 1900 aproximadamente. Constam no livro, resultados da pesquisa realizada em livros, jornais antigos e panfletos, sendo relatado que o primeiro poeta de Irati que se tem registro, foi Juvenal Ribeiro de Camargo (1888 – 1967). Depois, fazem referência a um outro trovador – Virgílio Moreira (1900 – ) que se estabeleceu em Irati em 1938. Além destes, apresentam ainda a história de mais sete trovadores pioneiros em Irati.

Mas não ficam só na memória dos pioneiros da Trova em Irati. Vão um pouco mais além, contando a história da Trova em Irati a partir de 2009, quando o Município passou a integrar a União Brasileira de Trovadores com a fundação de uma Delegacia da UBT em Irati. Contam neste resgate a história da Trova através dos Concursos de Trova promovidos pela UBT de Irati. E neste resgate, apresentam uma coletânea de Trovas vencedoras destes concursos mencionados.

Os Concursos de Trova

Mencionam ainda, neste resgate a história do Concurso de Trovas de Irati de 1957, ano em que Irati completava 50 anos de existência. Na época, o trovador mencionado antes, Virgílio Moreira, editou um livro sobre este Cinquentenário de Irati, apresentando detalhes interessantes sobre o evento. Resgatam assim os organizadores, as cinco trovas vencedoras do concurso, além de diversas outras trovas classificadas com Menção Honrosa.

Oferecem uma Antologia de Trovas dos componentes da Seção da UBT de Irati – PR com uma breve biografia de cada um deles.

Concluem a valiosa e séria pesquisa oferecendo ao leitor uma explicação sobre a trova, diversas fotos que marcam momentos importantes da história da Trova e de Trovadores de Irati, algumas considerações sobre a Juventrova e sobre Musas e Musicalidade.

Finalizam então este belo trabalho com um precioso e único texto no gênero, do poeta paranaense A. A. de Assis, muito premiado e conhecido em todo o Brasil intitulado “A Missa em Trovas“.

Minha opinião sobre o livro

Para mim foi uma gratíssima surpresa ter em mãos um trabalho tão cuidadoso e bem elaborado que é este “Trajetória das Trovas em Irati”. Com avidez, degluti cada capítulo deste precioso livro. Não tenho palavras para dar a ele o que merece. Um destaque de outdoor em uma estrada de grande circulação. Elogios, por mais exaltados que sejam, serão poucos para fazer justiça a este valoroso trabalho. Difícil de encontrar alguém que tenha se debruçado na história de trova de forma tão profissional e exitosa.

A única lamentação que tenho é que foi uma pesquisa mais concentrada nesta história a partir de 2009, data muito recente. No entanto, isto, de forma alguma, macula esta pérola da história de trova.  Embora tenha sido apresentado um resgate das memórias da trova em Irati desde os seus primórdios, ficou um gostinho de quero mais. É uma história da Trova em Irati, mais a partir da adesão de Irati à União Brasileira de Trovadores. Mas, como destaquei, o trabalho não deixa de mencionar as Trovas e Trovadores de Irati antes disso. Fala nos pioneiros e fala do concurso de trovas do cinquentenário da cidade, em 1957.

Enfim, meu veredicto em relação ao livro Trajetória das Trovas de Irati” é que ele merece uma cotação de quatro estrelinhas. E eu recomendo que todos o leiam. Vai ser uma atividade prazerosa. Veja na página “Minhas verdades através dos livros” este e outros livros dos quais já falei aqui neste blog Verdades de um Ser.

Obrigado a Luiza Fillus que me deu este presente.

Deixe seu comentário após sua leitura. Dê sua opinião. Ela é muito importante. E se puder, colabore com o blog. Qualquer valor é bem-vindo.

Clique na imagem para ampliá-la

 

Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estava oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. Agora que foi lançada a segunda edição deste livro revista …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share