Análise literária do livro A probabilidade estatística do amor à primeira vista
Minhas verdades através dos livros
Share

A probabilidade estatística do amor à primeira vista

Este livro foi lançado em 2011 e só em 2023, mais de dez anos depois, “A probabilidade estatística do amor à primeira vista“, sofreu uma adaptação para a telona. No Brasil foi lançado pela Editora Record em 2012. Esta é a resenha do livro A probabilidade estatística do amor à primeira vista, que foi lançado em setembro de 2023, “Amor à primeira vista” foi o resultado desta adaptação.

Eu tive o privilégio de ver o filme, logo na semana de lançamento, e consegui o livro para baixar no meu Kindle no site e-livros e o li em dois dias. É impressionante como Caswill, a diretora do filme citado, é fiel ao livro pelo menos na parte introdutória. Ler o livro é como estar vendo o filme. São exatamente iguais.

A probabilidade estatística de amor à primeira vista
Capa do livro

Jennifer E. Smith

Jennifer Elizabeth Smith é uma autora norte-americana de  apenas 43 anos, que já tem um best seller. Este é o seu terceiro livro lançado. Depois deste, ela já lançou nove outros livros.

Jennifer E Smith
Esta é a única foto da autora que encontrei. Nem mesmo no site dela, existe alguma foto.

Mas este não é o primeiro livro seu que se transformou em filme. No ano passado, ela recebeu o prêmio com a adaptação de seu livro “Hello, Goodbye, and Everything in Between” para o filme homônimo.

Para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre a autora, há uma interessante entrevista (em inglês) no site a seguir que poderá abrir um novo horizonte a respeito dela. (Além do site oficial cujo link está acima, no nome da autora.

Entrevista

O livro A probabilidade estatística do amor à primeira vista

O livro tem um título tão grande que é quase a história toda! A probabilidade só pode ser estatística. É um pleonasmo esta palavra no título. Redundância. Bastaria A probabilidade do amor à primeira vista. Já estaria claro que é estatística essa probabilidade. Eu pelo menos não conheço nenhuma probabilidade que não seja estatística.

Fora isso, o livro  é um romance de dois jovens que se conhecem no aeroporto e voam juntos de Nova Iorque até Londres. A história do livro dura exatamente 24 horas. Vai do encontro dos dois no aeroporto JFK até 24 horas depois, quando termina o casamento para onde ela foi se encontrar com o pai, que era o noivo deste casório e o desfecho da história.

A cada capítulo, o leitor recebe a informação do horário da costa leste e o horário de Greenwich. O livro é formado por 18 capítulos e um prólogo. Além da epígrafe e dos agradecimentos. O capítulo 1 começa às 18h56, hora da Costa Leste e 23h56 hora de Greenwich e o último capítulo começa às 18h24 hora da Costa Leste e 23h24 hora de Greenwich do dia seguinte. Mas termina o livro às 23h56 hora de Greenwich.

Esta resenha do livro A probabilidade estatística do amor à primeira vista foi uma resenha que escrevi com prazer.

É um livro muito bom e, não é à tôa que tenha se transformado num best seller. Mereceu quatro estrelinhas.

 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estava oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. Agora que foi lançada a segunda edição deste livro revista …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share